Contas anuais costumam ser preocupantes

As contas anuais são sempre preocupantes. A inadimplência neste caso resulta em multas e juros. Por isso, esteja atento ao IPTU 2021 Guarulhos para evitar dor de cabeça. O pagamento do IPTU 2021 Guarulhos é um dever do cidadão. E auxilia na manutenção da cidade mais populosa do estado de São Paulo!

Como funciona o IPTU 2021 Guarulhos?

Assim como em todos os outros municípios brasileiros, o IPTU 2021 Guarulhos é cobrado anualmente. Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa que deve ser paga por todos aqueles que possuem propriedade dentro da área urbana da cidade.

✓ Comparando preços? Veja também os valores do IPTU’s:

Estão determinados a pagar o IPTU: casas, apartamentos, terrenos mesmo que sem construção, comércios e prédios.

A guia de pagamento é emitida em nome do proprietário legal do imóvel. Isto é, aquele que registrou a propriedade em seu nome.

É de total responsabilidade da Prefeitura e Secretaria Municipal da Fazenda a organização do IPTU 2021 Guarulhos. Já que o valor arrecadado deve ser revertido totalmente para o município.

Valor e pagamento IPTU 2021 Guarulhos

Existe uma base de cálculo que determina fatores muito importantes do imposto. Por exemplo, qual será o valor e pagamento IPTU 2021. Para se preparar e não ter surpresas desagradáveis veja como realizar a conta:

  • Valor venal do imóvel x alíquota = IPTU 2021 Guarulhos.

O valor venal da propriedade fica registrado na prefeitura. Esta informação é definida levando em consideração o tamanho em m² do terreno, a infraestrutura do bairro em que está instalado e as características da edificação.

A alíquota é uma porcentagem definida pela administração pública. O seu valor varia entre 0,3% até 3,5%. Este valor é modificado tendo como base o valor venal do imóvel.

O pagamento pode ser feito em cota única, com 10% de desconto. Ou, em 12 vezes sem desconto.

O contribuinte pode realizar a quitação do seu boleto em qualquer agência bancária, lotéricas e alguns comércios que estarão listados na própria guia de pagamento.

Isenção IPTU 2021 Guarulhos

Alguns contribuintes e propriedades recebem a isenção IPTU 2021 Guarulhos. É determinada por lei municipal quem está isento deste pagamento. Para requerer o benefício é necessário ir até a Prefeitura Municipal com documentos que comprovem o direito.

Estão isentos:

  • Aposentados e pensionistas;
  • Ex-combatentes;
  • Imóveis com valor de IPTU anual de até 50 UFG (R$ 74,03).

É necessário que as pessoas nestas condições tenham o imóvel registrado em seu nome!

Consulta e 2 via IPTU 2021 Guarulhos

Em um único processo o contribuinte pode realizar a consulta e 2° via IPTU 2021 Guarulhos. Esta função está disponível via internet, no site da prefeitura.

No tutorial a seguir você aprende como fazer:

  • Passo 1: Acessar o site da Prefeitura Municipal de Guarulhos;
  • Passo 2: Em ‘Serviços’ escolha ‘2 via de tributos …’;
  • Passo 3: Você será redirecionado para a página de finanças. Clique em ‘2° via de tributo’;
  • Passo 4: Agora, escolha qual o tipo de propriedade. Preencha o número de inscrição. Esta informação está presente na guia de pagamento.

Prefeitura municipal de Guarulhos

Algumas informações podem não ter sido esclarecidas neste artigo. Na Prefeitura Municipal de Guarulhos os funcionários são preparados para auxiliar em todas as dúvidas.

No local, você pode encontrar setores que cuidam da administração do IPTU 2021 Guarulhos e solucionar todas os seus questionamentos. Veja como chegar até a instituição:

  • Endereço: Av. Bom Clima, 49 – Jardim Bom Clima, Guarulhos;
  • Telefone: (11) 2475-8600;

Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feiras. Das 8h às 17h.

 

Contas anuais costumam ser preocupantes

Deixe uma resposta