Vestibular é o método (prova) que as instituições aplicam para encontrar os melhores alunos. Infelizmente não tem como fugir das provas, sejam elas no vestibular ou concursos. Para os calouros que estão querendo entrar na faculdade, é necessário começar a estudar pelo menos 1 ano antes para conseguir conquistar a tão desejada vaga.
Sair do Ensino Médio pode ser uma grande conquista, mas a luta para conseguir educação pode estar longe de terminar. Normalmente, depois de sair do Ensino Médio, os alunos já se inscrevem em diversos cursos.
Mas, devemos lembrar que a batalha realmente começa quando se entra na faculdade, mas antes da faculdade ainda tem outra guerra a ser vencida, o concorrido Vestibular. Muitos candidatos utilizam o resultado do Enem para ajudar na pontuação do seu curso.
As provas levam em consideração a habilidade acadêmica de cada aluno e testa o conhecimento e competência estudantil. Dependendo da área profissional a concorrência é grande, ou seja, a nota de corte será maior.
Preparar-se para o vestibular 2022 pode ser estressante, mas separamos alguns métodos que podem amenizar o estresse.
- Procure saber o que cairá na prova, assim poderá adquirir o material adequado de estudo (Manual do Candidato ou Edital), pois sem estudo dificilmente você entrará na faculdade que quer.
- Em posse do seu Manual do Candidato, terá acesso a tudo que cairá na prova, assim não precisará perder tempo com conteúdos desnecessários. Monte seu planejamento de estudos no calendário e mãos à obra.
- Não acesse no seu Edital apenas o que cairá na prova e sim todas as regras do vestibular, o que pode ou não fazer. Exemplo: Algumas pessoas levam lapiseira, mas alguns vestibulares só permitem lápis preto, então, leia seu Edital. Outra coisa importante, em alguns lugares não pode entrar na sala portando celular, ou seja, se você não tiver ninguém para ficar com seu celular, você não poderá fazer a prova, terá que escolher o celular ou a prova, por isso, insisto: Leia o Edital.
- Pesquise na internet por testes antigos, os últimos três anos pelo menos, assim terá ideia de como são aplicados os testes. Em alguns casos até existem fóruns de discussão a respeito. Pesquise.
- Faça os simulados para se familiarizar com o que vai enfrentar. Se aplique em fazer uma redação por semana, pois tem grande peso para a nota final. Geralmente as Redações são de acontecimentos da atualidade.
- Se organize e defina um horário para seus estudos. O ideal é que separe 4 horas para cada dia. A rotina de estudo é imprescindível para que vá bem nas provas.
- Crie hábitos de estudos. Se você ainda estuda ou faz cursinho, reveja os assuntos da sala de aula em casa também para absorção do conhecimento.
- Separe os dias que irá estudar cada disciplina para que não foque somente em uma ou somente nas preferidas, essa atitude não lhe ajudará. Faça uma mesclagem para que esse tempo não seja monótono e não tenha favoritismo de disciplinas.
- Estudar é prioridade, mas não se esqueça do descanso, pois é quando estamos dormindo que o cérebro processa as informações e aprendizado adquirido nos estudos.
- Separe os assuntos que você não maneja bem para serem pesquisados depois na internet ou ser discutido com alguém que entenda bem do assunto. Se você ainda está na escola e fazendo cursinho poderá pedir ajuda dos professores.
- Questões sobre atualidades sempre caem, sendo assim, leia revistas, jornais, assistir a telejornais para não ser pego de surpresa e ficar perdido.
Leia a seguir: Edital PROUNI 2022: Saiba Todos os Detalhes