Mude a Tela de Boot "com e sem programas"

Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )

3 Páginas V   1 2 3 >

Reply to this topicStart new topic

Mude a Tela de Boot "com e sem programas"

Coloradows
post 19/10/05
Post #1

Ícone do grupo

Grupo: Colaboradores Ilustres
De: Porto Alegre / RS

Como mudar a Tela de Boot no WinXP

sem programas

A tela pode ser alterado pelo Modo seguro com Prompt de comando.

- Modo seguro , é meio mais prático e rápido

- Modo seguro com Prompt de comando é para quem tem mouse com entrada serial (cabo seria),mouse com entrada serial não tem acesso pelo teclado no Modo seguro.

Como trocar pelo Modo seguro

1 - Baixe as telas nos links abaixo descrito neste tutorial. Eles vem em .zip ou .rar, descompacta em uma pasta qualquer criada por você. Se o arquivo não estiver com o nome Ntoskrnl.exe , renomeia para ntoskrnl.exe

2 - Faça um "Backup" do  Ntoskrnl.exe original em C:windowssystem32 , copia e cola em uma pasta de sua escolha, ou renomeia para teladeboot_original.bak (nome de sua escolha) para enventuais erros ou problemas inesperados.

Muitas vezes vem com outro nome a tela, renomeia o ntoskrnl.exe para qualquernome.bak

4 - Copia o ntoskrnl.exe (modificado) para C:windowssystem32

E pronto!

Como trocar pelo Modo Seguro c/Prompt de Comando

Antes de entrar no Prompt de Comando

1 - Baixe as telas nos links abaixo descrito neste tutorial. Eles vem em .zip ou .rar, descompacta em uma pasta qualquer criada por você. Se o arquivo não tiver com o nome Ntoskrnl.exe , renomeia para ntoskrnl.exe

2 - Faça um "Backup" do  Ntoskrnl.exe original em C:windowssystem32 , copia e cola em uma pasta de sua escolha, para enventuais erros ou problemas inesperados. E pode também Se o arquivo não tiver com o nome Ntoskrnl.exe, renomeia para "qualquernome.bak"

3 - Copia o Ntoskrnl.exe modificado para C:

4 - Reinicie o XP e fica pressionando a tecla F8 , escolha Modo de Seguro pelo Prompt de Comando.

Comandos em negrito

Cd   - (leva a C:)
DIR  - (mostra o que está na C:)
copy ntoskrnl.exe c:windowssystem32ntoskrnl.exe

vai aparecer esta msg
Substituir c:windowssystem32ntoskrnl.exe? (sim/não/todos)

tecle S

Depois de ctrl+alt+delete , vai abrir o Gerenciador de Tarefas, vai na aba Desligar/Reiniciar

Pronto!

Outra maneira de se trocar a tela de boot "sem programas" 

Editando o boot.ini 

Para mudar a tela de boot mais facilmente, sem usar programas de terceiros para isso, faça os passos a seguir:

1) Baixe a tela de boot que você vai querer usar, descompacte o executável para uma pasta temporária, renomeie ele para qualquer coisa (menos ntoskrnl.exe) e coloque na pasta C:WINDOWSSystem32 (ou correspondente no seu sistema). No exemplo, o nome do arquivo será TELADEBOOT.EXE.

2) Vá no Iniciar / Executar / digite "C:boot.ini" (sem aspas).
3) No boot.ini, quando abrir, você vai ver umas linhas parecidas (ou iguais) a essas:

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

OBS.: se você usar DualBoot, podem haver mais algumas linhas.

3) Para usar a nova tela de boot, simplesmente adicione /KERNEL=TELADEBOOT.EXE (ou o nome que você colocou no arquivo). Vai ficar +/- assim:

>[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /KERNEL=TELADEBOOT.EXE.

Salve o arquivo e reinicie o sistema.

-----
DICA:

Recomendo que você faça um teste antes de definir sua tela como padrão. Para testar, simplesmente duplique a linha de comando padrão do XP no boot.ini (caso de algum erro, basta apagar a linha), e na linha duplicada, adicione o /KERNEL. Deixe +/- assim:

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Windows XP Professional - TESTE TELA DE BOOT MODIFICADA" /fastdetect /KERNEL=TELADEBOOT.EXE

----------
ATENÇÃO: cuidado, porque existem versões distintas para SP1 e pro Windows sem SP1.
----------

Outra maneira para modificar a Tela de Boot

by SpyGamer

Trocar a tela de Boot nunca foi tão facil! Abra seu arquivo boot.ini, localizado na unidade ou partição onde seu Windows se encontra instalado.

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect[/QUOTE]

Adicione /bootlogo /noguiboot no local indicado e faça uma copia da linha (em vermelho) para o caso de ocorrerem problemas. O Arquivo ficará assim:

[boot loader]
timeout=30
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /bootlogo /noguiboot
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Salve o arquivo e crie uma imagem de 16 cores (Não importa a paleta, contanto que seja um bitmap com 16 cores ) no tamanho 640x480. A imagem deve ser salva com o nome de   Boot.bmp  nas pasta c:Windows (sendo c  letra correspondente à unidade onde o sistema se encontra instalado).

Pronto!

Estou trabalhando numa forma de deixar as coisas mais faceis. tudo depende do pessoal da área de programação. 

Lembrando que a dica funciona com qualquer processador ou versão do Windows baseada em XP.

Sites para Download de telas

Ntoskrnl.exe (boot)  e Logonui.exe (login)

Bootskin, Logon Loader e outras

ATENÇÃO 

"Backup" 

Antes de modificar, crie uma cópia do arquivo original a ser modificado

para outra pasta (backup) e cria um Ponto de Restauração.

Tela de Boot - Ntoskrnl.exe

Para evitar eventuais problema se fizer algo errado.  

A tela de boot tem que ser a correta da versão do XP

s/SP, SP1 ou SP2

Está sendo criado alguns tópicos c/reclamações após trocar

a tela de boot (ntoskrnl.exe) as vezes só formatando p/resolver o problema.

Faça o seguinte antes de trocar a tela de boot.

Copia o ntoskrnl.exe original (C:WindowsSystem32) para C:

Se no caso após a troca não reiniciar nem em Modo Seguro,

use o Console de Recuperação

Para entrar no Console de Recuperação, de o boot pelo CD do XP

Configura a Bios para boot pelo cd, fique atento vai pedi para teclar qualquer tecla,

vai iniciar o processo de instalação normal do Windows XP,

aguarde que os arquivos sejam copiados,

e escolha a opção "R" para iniciar o Console de recuperação
O comando é:

Cd
Copy ntoskrnl.exe C:windowssystem32

Como mudar a Tela de Boot no WinXP
com programas

TuneUp Utilites 2006

Na versão 2006 uma das boa novidade é a troca da tela de boot e tem como criar sua própria tela com qualquer imagem,

e ainda aceita qualquer versão da tela, SP1 ou SP2, instalei a tela de boot "Yamaha" a versão é SP1

e foi trocado sem problemas, tenho SP2 instalado.

Modificando e criando sua própria Tela de Boot 

Modificando a TELA DE BOOT do Windows XP
Aprenda a modificar a tela de boot do Windows XP,

colocando ali a imagem que você quiser ...
16/07/03 - BABOO

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A modificação da tela de boot do WinXP é um procedimento que envolve alteração do registro e de um arquivo do sistema operacional. Embora o procedimento abaixo funcione perfeitamente, não nos responsabilizamos por eventuais problemas ocasionados após a sua implementação.

A substituição da tela de boot envolve 4 etapas bastante simples:

ETAPA 1:
Preparação geral

ETAPA 2: Importar a imagem original do WinXP e alterá-la no Photoshop

ETAPA 3: Substituição da imagem original do WinXP pela nova

ETAPA 4: Alteração no WinXP para que ele utilize a imagem nova durante o boot

Restaurar Tela de Boot original no SP2

Dica do colega Sir. Coelho

Após a instalação do Service Pack 2 (SP2) o bootscreen,

a chamada “tela de boot” é alterada.

O nome “Professional” ou “Home” é retirado e as infos de copyright mudam também.

Para retornar ao bootscreen do XP original, como veio no CD, siga este passo-a-passo.

Faça sua própria Tela de Boot

Você pode fazer suas próprias telas de boot.  Para mudar a tela de boot tudo o que você precisa é criar uma imagem na resolução 640x480 com apenas 16 cores no formato .bmp. Atenção, a tela de boot não pode ter mais de 16 cores. O sistema poderá até mesmo deixar de funcionar caso você ative como tela de boot uma imagem em resolução mais alta. Você pode fazer sua tela de boot usando por exemplo o Paint do Windows, o Photoshop, o PaintShop Pro... Em seguida, faça download do programa  BootXP   http://www.bootxp.net/ para escolher e ativar sua nova tela.

Em alguns sites na Internet existem telas de boot que vêm embutidas em arquivos ntsokrnl.exe para download. O programa BootXP também permite extrair o arquivo .bmp daqueles arquivos, modificá-los e usá-los como telas de boot. 364KB. 

Fonte AESP  

05/12/2003
BootXP 2.50 RC1 Is Out!!

The new release of BootXP is available to download, actually is a RC (release candidate) version but is very stable, the main fixes and new features are the following:

1.- Full compatibility with Service Pack 2 NTOSKRNL (Version 2.1.2600.1150).
2.- Multiuser installation doesn't need to register the software twice anymore.
3.- Now BootXP will save the progress bar position of the image files (BMP, JPG, ...) in INI files.
4.- Fixed a 16 colors palette conversion error that makes to appear black zones in the bootscreen.
5.- Improved installation and uninstallation process.
6.- Now you can export the bootscreens in EXE (NTOSKRNL) format.

Troque as telas 1 de cada x; reinicie e depois troque a outra.

Recomendado não trocar a tela de boot e login ao mesmo tempo,

no caso de problemas, não vai saber qual tela foi o problema.

Ao baixar as telas de boot, " preste atenção"

se o arquivo Ntoskrnl.exe é para s/SP - c/SP1 - c/SP2

Baixei 3 telas no ThemeXP, e todas vieram com 3 opções para SP.

#

Dica postada pelo colega fercanabarra em outro tópico.

Faz o seguinte, clica com o botão direito em cima do arquivo e depois em Propriedades.

Vai na aba "Versão" e seleciona "Versão do Arquivo" nas opções do lado esquerdo.

Do lado direito vai aparecer a versão do Ntoskrnl.exe

Essa parte entre os parênteses informa o Service Pack do arquivo.

Direitos reservados ao fórum Baboo, se postar em outro fórum, poste a link, autor da fonte.

Coloradows

Editado em 03/05/2006 

Falow
Go to the top of the page

+Quote Post

fctenorio
post 20/10/05
Post #2

Ícone do grupo

Grupo: Participantes
De: Maceió

Ficou muito bom Coloradows, mais uma vez parabéns.
Só gostaria de sugerir acrescentar a alteração no arquivo boot.ini (há um tópico que ensina como fazer isso, só que não achei), para que se algo der errado, fica mais fácil reiniciar com a tela de boot antiga.

+Quote Post
Coloradows
post 20/10/05
Post #3

Ícone do grupo

Eu já tinha postado esta dica neste tutorial, mas coloquei na parte "com programas"  

Editei e coloquei a dica completa e na parte correta "sem programas"

Valeu pelo toque fctenorio

+Quote Post
Vista
post 20/10/05
Post #4

Ícone do grupo

Olá Coloradows e amigos, me ajudem!!

Me dei mal aqui tentando trocar a tela de boot pelo "Modo Seguro"....Baixei um bootskin de um site aí e agora nem em modo seguro o PC inicia...   Em modo normal ele fica nas barrinhas da tela de boot padrão(não mudou) e não inicia nem a pau.....Uso o WinXP Home SP2 - (com pack BricoPackVista instalado) e queria saber como substituir o ntoskrnl.exe pelo console de reparação do CD do WinXP...! Qual é o comando para regravar o arquivo padrão na pasta System32 ....Me expliquem com detalhes pois nunca fiz isso por favor.... 

Edit: Putz...Agora que li lá que o Pentium 4 HT não funciona do jeito que fiz....E agora^!! Me ajudem!!

Obrigado!

+Quote Post
Coloradows
post 20/10/05
Post #5

Ícone do grupo

Tem como, o comando EXPAND no Cosole de recuperação, a dica deste comando eu não testei pelo console e sim pelo Prompt de comando mas no modo normal, dentro do XP.

Vamos ao passos:

- Coloque o CD do XP no driver de CD

- Configure a Bios para da o boot pelo cd

- Ao sair da Bios preste atenção na mensagem, aperte qualquer tecla

- Vai copiar os arquivos e drivers de instalação

- Vai aparecer 3 opções, tecle "R" para iniciar o Console de recuperação

- Escolha a instalação que seseja reparar, no caso de ter somente um já estará selecionada por padrão 1=C:WINDOWS, forneça a senhada conta padrão Administrador, caso esta tenha uma senha, se não tiver senha tecle "enter"

- De o comando

EXPAND X:I386NTOSKRNL.EX_ C:WINDOWSSYSTEM32 e tecle enter

e após de o segundo comando para renomear o arquivo copiado

REN C:WINDOWSSYSTEM32NTOSKRNL.EX_ NTOSKRNL.EXE

Tecle Enter para sair do Console de recuperação

X é referente a unidade aonde está o CD no driver, substitua ela.

Respeite os espaços e as letras podem ser minúsculas ou maiúsculas

Como falei acima, não testei esta dica pelo Console de recuperação.

Eu testei a dica que postei no tutorial, que aconselhei a fazer para evitar estes problemas.

Está sendo criado alguns tópicos c/reclamações após trocar

a tela de boot (ntoskrnl.exe) as vezes só formatando p/resolver o problema.

Faça o seguinte antes de trocar a tela de boot.

Copia o ntoskrnl.exe original (C:WindowsSystem32) para C:

Se no caso após a troca não reiniciar nem em Modo Seguro,

use o Console de Recuperação

Para entrar no Console de Recuperação, de o boot pelo CD do XP

Configura a Bios para boot pelo cd, fique atento vai pedi para teclar qualquer tecla,

vai iniciar o processo de instalação normal do Windows XP,

aguarde que os arquivos sejam copiados,

e escolha a opção "R" para iniciar o Console de recuperação
O comando é:

Cd
Copy ntoskrnl.exe C:windowssystem32

Se tiver dificuldades pode reparar a instalação do XP pelo CD do XP.

- Coloque o CD do XP no driver de CD

- Configure a Bios para da o boot pelo cd

- Ao sair da Bios preste atenção na mensagem, aperte qualquer tecla

- Vai copiar os arquivos e drivers de instalação

- Vai aprecer 3 opções

tecle Enter e depois F8

- Depois tecle "R" para reparar a instalação

Os programas instalados vão continuar, refaça as atualizações incluindo SP2 e de uma verificada nas configuração que você custuma fazer.

Tome cuidado, não escolha ESC, se não vai formatar.

Espero ter explicado corretamente, Boa sorte

+Quote Post
Vista
post 20/10/05
Post #6

Ícone do grupo

Meu Deus...

Coloradows, as vezes só formatando ??  

Puxa....  Uma dica no tutorial: Coloque essas observações/conseqüencias de incompatibilidades que você disse (P4 HT, problemas só formatando...etc) lá no começo do tutorial em destaque...  

Senão outros novatos vão acabar que nem eu agora.... 

Bem, vamos lá: Eu tentei no console de recuperação copiar o ntoskrnl.exe para a pasta system32 mas está dando "O arquivo não pode ser identificado..."   O que é isso? Eu fiz igual você disse lá: digita cd + enter, certo? Depois copy ntoskrnl.exe c:windowssystem32 ... E só aparece 'O arquivo não pode ser idenficado' ....

Vou fazer esse Expand para ver se dah e volto aqui ok? (Tenho 30 giga de documentos/fotos/videos que não posso perder nesse hd...  

+Quote Post
Vista
post 20/10/05
Post #7

Ícone do grupo

...

Coloradows, eu fiz o comando EXPAND de boa...Rolou normal e no fim ele pergunta se quero sobreescrever. Dei ''sim''....Aí fui no REN e da novamente a mensagem: ''O sistema não pode encontrar a pasta ou o arquivo especificado''   Fiz varias vezes e nada.....

Meu CD é original....Onde é que ele não encontra esse arquivo? No CD ou no HD ?

.........  Vlw

+Quote Post
Coloradows
post 20/10/05
Post #8

Ícone do grupo

No CD é NTOSKRNL.ex_ , no HD nem adianta se não entra nele, como falei acima, não testei esta dica pelo Console de recuperação, outra opção se não quer formatar mande reparar "R"

Sobre P4HT X tela de boot, até hoje não tive nenhuma solução ou resposta para ter certeza que é por causa do HT.

Falow

+Quote Post
SpyGamer
post 20/10/05
Post #9

Ícone do grupo

Muitas dúvidas... 1 SpyGamer...  Então vamos com calma e por partes 

Coloradows: existe sim uma forma segura de colocar a tela de Boot personalizada inclusive para processadores com HT. Essa forma utiliza o registro do Windows para exibir uma imgem por cima da tela de boot. Essa imagem não está no arquivo da tela de boot propriamente dita, por isso não apresenta aquele efeito da barra de progresso. Mas por se tratar de um simples tweak que não afeta o ntoskrnl.exe, funciona perfeitamente em qualquer sistema, independentemente de HT e Service Pack. Vou procurar a Chave certa e depois posto a dica para que o tópico seja atualizado.

Vista: o Comando expand faz a extração de arquivos compactados no console de recuperação. Ele extrai o conteudo do arquivo para a pasta indicada (no caso, C:WINDOWSSYSTEM32_). Dê um dir nessa pasta e procure por arquivos com nome parecido (NTOSKRNL.ALGUMACOISA). POSTE AQUI O QUE ACHOU 

+Quote Post
Vista
post 20/10/05
Post #10

Ícone do grupo

Oi Coloradows e SpyGamer, obrigado pela atenção e graças a deus consegui restaurar, ufa..ufa!!
Acabei exatamente agora de reinstalar tudo, updates(menos o desse mes), meu BricoPack Vista Inspirat, etc...
SpyGamer, esses comandos não entendo nada mesmo...Mas se você ensinar esse jeito de não travar no ''HT da vida'', seria muito bom mesmo, porque estava quase chorando aqui...

Olha só pessoal, o meu problema postado acima foi grave mesmo como contei, e meu último recurso foi tentar uma Reparação dos arquivos do sistema, e deu tudo certo!! Posso dizer que agora sim, senti a ''força e eficiencia'' do XP em horas difícies até porque foi a primeira vez que executei esse processo!
Ele preservou todos os arquivos dos meus outros 2 perfis restritos que tenho aqui. Não corrompeu nada...Está tudo como antes, só falta desfragmentar o HD que agora está todo bagunçado(35%)....

Fica aqui um alerta para os bootskins! Muito cuidado e calma na hora de instalar isso. Eu já to ''sastifeito'' com a experiencia e vou ficar com o padrao mesmo...

Vlw!!

+Quote Post
Coloradows
post 20/10/05
Post #11

Ícone do grupo

Legal que consiguiu resolver, uma das maneiras que aprendi o que eu sei hoje, foi com meus próprios erros, e sei como é, quando se consegue resolver algo errado.

Falow

+Quote Post
SpyGamer
post 22/10/05
Post #12

Ícone do grupo

Trocar a tela de Boot nunca foi tão facil! Abra seu arquivo boot.ini, localizado na unidade ou partição onde seu Windows se encontra instalado.

[boot loader]
timeout=30
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect[/QUOTE]

Adicione /bootlogo /noguiboot no local indicado e faça uma copia da linha (em vermelho) para o caso de ocorrerem problemas. O Arquivo ficará assim:

[boot loader]
timeout=30
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /bootlogo /noguiboot
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Salve o arquivo e crie uma imagem de 16 cores (Não importa a paleta, contanto que seja um bitmap com 16 cores) no tamanho 640x480. A imagem deve ser salva com o nome de  Boot.bmp  nas pasta c:Windows (sendo c  letra correspondente à unidade onde o sistema se encontra instalado).

Pronto!

Estou trabalhando numa forma de deixar as coisas mais faceis. tudo depende do pessoal da área de programação. 

Lembrando que a dica funciona com qualquer processador ou versão do Windows baseada em XP.

Edit: Atualize o Primeiro post, se puder, coloradows.

+Quote Post
amomsn
post 1/11/05
Post #13

Ícone do grupo

parabéns Spy e Coloradows boa as dicas.

up  

+Quote Post
Coloradows
post 1/11/05
Post #14

Ícone do grupo

Autor: SpyGamer

Excelente SpyGamer, adicionado ao tutorial, continue assim, compartilhando informações e ajudando os(as) colegas do fórum.

Falow

+Quote Post
SpyGamer
post 1/11/05
Post #15

Ícone do grupo

Data: 1/11/2005
Autor: Coloradows

Autor: SpyGamer

Excelente SpyGamer, adicionado ao tutorial, continue assim, compartilhando informações e ajudando os(as) colegas do fórum.

Falow

Valeu coloradows! 

+Quote Post

3 Páginas V   1 2 3 >
Reply to this topic
5 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (5 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Collapse

> 5 imagens de fundo para o seu computador

tn_gallery_471_100404.jpg
tn_gallery_471_182524.jpg
tn_gallery_471_98846.jpg
tn_gallery_471_53406.jpg
tn_gallery_471_50686.jpg

Collapse

> Tópicos Similares

Tópico Respostas Quem iniciou o tópico Visualizações Última postagem
No New Posts Programas para video
8 Marcel23 69 Há 4 minutos
Postado por: Marcel23
No New Posts Escudo para time :~
14 ' Corinthiano (H) 271 Há 6 minutos
Postado por: muful
No New Posts Análise de Logs
PC lento+reinicia sem comando+falha na conexao de rede local e...
0 noland 9 Há 25 minutos
Postado por: noland
No New Posts Arquivo Bat para desligar Vmware no XP
0 Ronney Santos 6 Há 30 minutos
Postado por: Ronney Santos
No New Posts Ajuda placa wireless ENLWI-G2
nao consigo fazer funcionar...ajuda plx
4 lobonovato 124 Há 30 minutos
Postado por: lobonovato

RSS Data: 9/02/10 - 14:39