Voltando para o Windows 9x/Me depois de instalar o Windows XP em NTFS

Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic

Voltando para o Windows 9x/Me depois de instalar o Windows XP em NTFS

pccariocadc
post 16/08/05
Post #1

Ícone do grupo

Grupo: Participantes

Fala, galera!!

Vamos trabalhar na hipótese do Windows XP instalado na unidade C formatada em NTFS e o disco está particionado, com uma das partições diferentes de C formatada em FAT32. Serve também para o Windows 2000

Você instalou o Windows XP formatando a partição C em NTFS. Aí vai, coisa e tal... se arrependeu e quer voltar para o Windows 98 ou Me, mas todos sabem que o 98/Me não reconhecem NTFS, como fazer? E se o HD estiver particionado e seus dados estão gravados na partição D? Bem, se a partição D estiver formatada em FAT32, primeiramente copie os dados pessoais que estejam gravados em C para a unidade D. Agora reinicie o computador com um disco de boot do 98 (recomenda-se o uso de um disco criado pelo 98SE ou Me) e execute o FDISK. A primeira mensagem explica aquela xaropada toda do disco de mais de 512MB. Tecle "S" e ENTER. A próxima mensagem explica que o disco contém ao menos uma partição NTFS e tal... tecle "S" e ENTER (apesar do que vem dizendo na mensagem, normalmente não há travamentos).

Surgirá o menu principal do FDISK:

1. Criar Partição do DOS ou Unidade Lógica do DOS

2. Definir Partição Ativa

3. Excluir Partição ou Unidade Lógica do DOS

4. Exibir Informações de Partições

Digite "4" e "ENTER". Como estamos trabalhando com a hipótese do Windows XP estar instalado na unidade C de um disco particionado, a próxima tela será parecida com esta:

Partição Status Tipo Nome do Volume Mbytes Sistema Utilização

C:  1 A  PRI DOS SYSTEM 5120 NTFS 50%

2   EXT DOS 5120  50%

A partição EXT DOS armazena as partições lógicas do disco, as que começam com "D" em diante. Deixemos esta partição EXT DOS "quietinha na dela". A partição PRI DOS é a que nos interessa.

Tecle "ESC" para voltar para o menu principal. Tecle "3" e ENTER. Irá aparecer esta tela:

1. Excluir Partição Primária do DOS

2. Excluir Partição Estendida do DOS

3. Excluir Unidade Lógica do DOS na Partição Estendida do DOS

4. Excluir Partição Não-DOS

Como estamos falando de uma partição formatada em NTFS, tecle "4" e "ENTER". Irá aparecer a tela:

Partição Status Tipo Nome do Volume Mbytes Sistema Utilização

C:  1 A  PRI DOS SYSTEM 5120 NTFS   50%

2   EXT DOS  5120   50%

ATENÇÃO! Os dados na partição Não-DOS excluída serão perdidos.

Qual partição Não-DOS você deseja excluir..? [1]

O FDISK trata as partições NTFS como partições Não-DOS. Neste caso digite "1" e "ENTER", digite o nome do volume se existir e confirme a operação. Será exibida uma mensagem de sucesso na operação. Tecle "ESC" para retornar ao menu principal. Agora tecle "1" e "ENTER". A opção "1" criará uma partição primária do DOS, então é esta que nos interessa, então tecle "1" e "ENTER". Espere a verificação da integridade e tecle "S" e ENTER. Se aparecer uma mensagem de que o computador deve ser reiniciado, tecle "ESC" e reinicie. Se simplesmente aparecer uma mensagem de conclusão da operação, tecle "ESC" e em seguida "2" e "ENTER" para ativar a partição recém-criada. Digite o número da partição a ser ativada. Neste caso é a partição 1, digite "1" e "ENTER". No menu principal tecle "4" para ver as partições criadas ou "ESC" duas vezes para sair do FDISK. Agora é só reiniciar o computador, ativar o suporte a CD, formatar a unidade C: (digite dir C: para confirmar a mensagem de erro de leitura da mídia C) e instalar o Windows 98 ou Me através do CD.
Go to the top of the page

+Quote Post

Maukano
post 16/08/05
Post #2

Ícone do grupo

Boa dica.

Funcionou legal em um PC de um cliente.

+Quote Post
Mestre.do.Tempo
post 16/08/05
Post #3

Ícone do grupo

De: Rio de Janeiro

pccariocadc

A dica que você colou é bem conhecida por quem está acostumado com o antigo DOS... Infelizmente isso não é uma DICA , mas a descrição de um procedimento muito mais trabalhoso do que usar o CD de instalação do Windows XP para excluir a partição C: em NTFS criar uma nova partição C: desta vez em FAT32. Muito mais rápido... Essa opção aparece logo depois do EULA quando aparece a oção de instalação do XP e são mostradas as partições disponíveis no HD. Basta ler o que aparece na tela e reiniciar o micro logo depois da formatação da partição para impedir que a instalação do XP continue.

Mais fácil do que isso é usar o Partition Magic, que cria/recria, particiona/reparticiona, redimenciona, altera o tamanho do cluster, renomeia, checa erros na área física, transforma FAT32 em NTFS, e NTFS em FAT32 num piscar de olhos...

Agora, voltar para o ru-indows 98 é brincadeira...

+Quote Post
pccariocadc
post 16/08/05
Post #4

Ícone do grupo

Data: 16/8/2005
Autor: Mestre.do.Tempo

pccariocadc

A dica que você colou é bem conhecida por quem está acostumado com o antigo DOS... Infelizmente isso não é uma DICA , mas a descrição de um procedimento muito mais trabalhoso do que usar o CD de instalação do Windows XP para excluir a partição C: em NTFS criar uma nova partição C: desta vez em FAT32. Muito mais rápido... Essa opção aparece logo depois do EULA quando aparece a oção de instalação do XP e são mostradas as partições disponíveis no HD. Basta ler o que aparece na tela e reiniciar o micro logo depois da formatação da partição para impedir que a instalação do XP continue.

Mais fácil do que isso é usar o Partition Magic, que cria/recria, particiona/reparticiona, redimenciona, altera o tamanho do cluster, renomeia, checa erros na área física, transforma FAT32 em NTFS, e NTFS em FAT32 num piscar de olhos...

Humm... pode até ser. Mas e se a pessoa não contar mais com o CD do XP? Normalmente após a formatação da partição no XP tem-se a verificação da integridade da partição e inicia-se a cópia dos arquivos. Para cancelar isso tem quer RESETAR o micro caso a tecla F3 não funcione, isso se ela tiver função.

Recorrer a programas como PM entra novamente na questão se o usuário possuir o programa. Se possuir, blz!

+Quote Post
BrunnoLGP
post 17/08/05
Post #5

Ícone do grupo

Realmente para quem já está acostumado a instalar sistemas operacionais a um certo tempo isso não é novidade nenhuma. Mas pode ser que pro pessoal que está começando agora sirva de aprendizado, o importante é que o cara compartilhou algo que ele aprendeu (ou já sabia e se lembrou e achou interessante) e outros podem aprender com isso.
Valeu a intenção pccariocadc !

+Quote Post
belggf
post 25/08/05
Post #6

Ícone do grupo

Data: 16/8/2005
Autor: Mestre.do.Tempo

pccariocadc

É claro que existem outros métodos de instalação inclusive dentro do próprio XP, mas quem esta instalando de novo o Windows 98 deve ter algum motivo como por exemplo usar programas antigos que rodam melhor no 98 ou maquinas antigas que ficam mais lentas com o XP, por lógica se dedus que usar programas como Ghost, Partition Magic, Boot Magic, Wmware, Virtual Machines etc... requer alguns conhecimentos e ainda a maioria desses programas não tem versão em português. O método tradicional ainda é o melhor pois é o mais intuitivo e já está em português.

Certo... 

belggf. 

+Quote Post
pccariocadc
post 2/09/05
Post #7

Ícone do grupo

Isso aí! Nada como o velho método tradicional de solução de problemas!

+Quote Post
biearaujo
post 11/01/07
Post #8

Ícone do grupo

Olá Pessoal, esse é meu primeiro post nesse fórum, resolvi me cadastrar pois não consigo formatar meu pc...

o caso é o seguinte, eu tenho o wind 98 aí coloquei o CD de instalação do Xp e instalo junto do 98, os dois ficaram meio que compartilhando tudo, não gostei e removi o XP atraves do adicionar e remover programas, até aí tudo bem, só que agora estou precisando formatar meu PC e não da certo aparece a frase  "Formatação não aceita na unidade C:" aí vi que teria que seguir os passos desse tópico, só que vou falar a real, EU NÃO SEI QUASE NADA SOBRE ISSO, mais vou tentar mesmo assim, preciso saber apenas uma coisa... como faço para abrir o FDISK????

+Quote Post

Reply to this topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Collapse

> 5 imagens de fundo para o seu computador

tn_gallery_122_266262.jpg
tn_gallery_122_10311.jpg
tn_gallery_122_72826.jpg
tn_gallery_122_327453.jpg
tn_gallery_122_226372.jpg

Collapse

> Tópicos Similares

Tópico Respostas Quem iniciou o tópico Visualizações Última postagem
No New Posts O que comprar para ficar um PC para games?
9 fernandoken 252 Há 10 minutos
Postado por: SkyWarrior
No New Posts DELL ou GATEWAY? Qual suporte é melhor
0 doasoares 15 Há 33 minutos
Postado por: doasoares
No New Posts o meu PC nao desliga
muito estranho.....
6 ihavenokia 388 Há 47 minutos
Postado por: ihavenokia
No New Posts Desktop HP DC 7600
Vendo Micro HP DC 7600
0 Rodrigolopes2010 20 Hoje, 10:39 AM