Áreas mais acessadas:  Windows 7  Windows XP  Malwares  Segurança  Hardware  Compra e Venda  Placas de vídeo  Notebook e Portáteis  Jogos  Celulares  Web  Office 

Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )

17 Páginas V   1 2 3 > » 

Reply to this topicStart new topic

Traffic Shaping

_rau_
post 17/07/05
Post #1

Ícone do grupo

Grupo: Participantes

Pessoal,

Decido criar esse tópico em vista de muitos estarem tendo problema com acesso às redes P2P, rede essa utilizada por programas como E-mule, Kazaa, Skype, Bittorent, entre outros.

Peço para que todas as pessoas que costumam usar esse tipo de programa que poste aqui se está tendo problemas de velocidade e de conexão e discuta as atitudes tomadas para que consigamos melhorar isso.

Peço aos moderadores para que de acordo com o andar desse tópco, o fixem para que mais gente possa relatar o que está de fato acontecendo, apesar das operadoras negarem até a morte e que assim todos possa conseguir por uma basta nisso!

Sugiro que leiam esse tópico do fórum Pootz também para que se informem melhor, já que há meses que o pessoal lá vêm discutindo issos:

Posto abaixo uma mensagem retirada do mesmo tópico acima que explica o que é Traffic Shaping:

RETIRADO DO FORUM DO YAHOO

-> Pronunciamento de um Prestador de serviço da telemar

"Presto serviço para Telemar e infelizmente o Traffic Shaping é uma verdade!
Mas, isso não é novo!
Fui dono de provedor e confesso (tem um padre ai?!) que já usei muito isso
desde 1995 com acesso discado (nossa 10 anos!, tô ficando velho mesmo...).
Ou quem não se lembra que do nada sua conexão caia!?
Pois, é! Olha ele ai... velho mas renovado.
A Telemar usa nos servidores de ponta desde a autenticação.
Mas, não é por usuário, mas sim por faixa de IP (o controle é melhor).
Por isso,
É BALA PERDIDA!

Luiz Claudio"

-> Explicacao sobre traffic shaping

"Traffic shaping, no contexto de redes de computadores, é
o condicionamento do débito de redes, com a finalidade de prioritizar
o tráfego e gerir a largura de banda disponível. (viva o wikipedia).
Ou seja, se você é um conhecido heavy usuário do sistema, usando os
recursos no talo o tempo tod webcam, skype, emule, KaZaA,
shareazza, bittorrent, msn, trafego de web, tudo junto, o tempo
todo. Então você está consumindo recurso de algum possível novo usuário
que não pode entrar na farra por falta de banda.

O traffic shaping é um gerenciamento automático, independe de alguém
tomando conta e escolhe os "afortunados" por puro mapeamento de uso
da rede"

EDITADO:

Acrescendo mais esta informação retirada do tópico: http://www.babooforum.com.br/idealbb/view....No=1&num=20

Traffic Shaping - Tradução aproximada: Modelagem de Tráfego

Outra solução técnica disponível aos provedores de serviços é a tecnologia de traffic shaping. Estes produtos trabalham reprimindo a largura de banda de portas pré-definidas ou de aplicações ao interferir com a comunicação TCP e criando sinais de retry (retentativas de conexão) ou de ocupado. Este método pode de fato ajudar na diminuição de padrões de tráfego, mas em termos reais os assinantes continuarão a baixar o mesmo conteúdo. O resultado na rede é de que não haverá economia no volume de tráfego. No máximo, esta solução simplesmente adia parte do custo às custas da experiência do usuário.

Quão bem isso funciona?

O Traffic Shaping pode resultar em um fluxo de tráfego mais suave, entretanto, os downloads ainda acontecem, então o custo ainda está lá. Um mito que é largamente espalhado pelos vendedores de soluções de traffic shaping é que apenas um pequeno número de usuários amotoam o tráfegos peer to peer (P2P). Se esse fosse o caso, então algum mérito poderia ser encontrado em restringir tais assinantes. Implementar estes métodos arcaicos de controle de rede diminui a satisfação do assinante e aumenta a perda de clientes pro concorrente.

Esta solução tem também sua limitação já que os usuários podem redefinir suas portas e muitas aplicações Peer to Peer (p2p) adotaram protocolos de portas randômicas e até mesmo usam as portas 80 e 25 - então, sem o uso de um engine que tem a habilidade de realizar uma profunda inspeção de pacotes para determinar o conteúdo do tráfego, o método padrão das técnicas de traffic shaping são inúteis. - (Opinião do tradutor: Será que já não usam essas técnicas de inspeção de pacotes para identificar o conteúdo?? Isso não seria invasão de privacidade??)

Quais são os impactos na experiência do usuário?

Estes dispositivos inerentemente operam alterando a experiência do usuário final. Largamente resultando em downloads mais lentos e com as redes usando as mesmas portas para requisições de busca e tráfego de download, é difícil manter uma performance de busca adequada e controle da velocidade lenta de download. 

Go to the top of the page

+Quote Post

PlasticSoul
post 17/07/05
Post #2

Ícone do grupo

PO, que soda isso hein,nunca tinha ouvido falar nesse termo

comigo está acontecendo umas coisas estranhas... no torrent antes a media era de 50 kb agora está em 5, enquanto a taxa de upload continua em 30...o engraçado da historia é que naquelas páginas que mostram mais ou menos sua velocidade de conexão antes marcava 540, mais ou menos (minha conexão é turbo600) e agora marca 950!!! e para continuar as coisas estranhas, não consigo liberar todas as portas no nap, mesmo parando o avast e firewalls (modem dlink 500 G). sera que tem a ver?

o que podemos fazer para resolver isso?ligar para brasiltelecom e xinga-los?

+Quote Post
777player
post 17/07/05
Post #3

Ícone do grupo

Na Brasil telecom o traffic shping é realidade, troquei de plano residencial para empresarial por causa disso. As taxas de upload e dowload tornam os programas inviavéis de usar.

dizem que se reclamar na anatel eles tiram o limite da sua conexão (mas ainda não pude comprovar)

+Quote Post
_rau_
post 17/07/05
Post #4

Ícone do grupo

Algumas pessoas no fórum pootz está fazendo da seguinte maneira e na maioria das vezes tendo resultado.

1 - Detectado o problema de baixa velocidade por você, ligue para sua operadora e reclame que o acesso à rede P2P está ruim, difícil de conectar e com velocidades baxíssima. Não diga que você usa o e-mule, mas fale que o Skype (que usa rede P2P tb) está ruim, lento. Não importa se não entenderem o que é rede P2P (pode falar Pê dois Pê mesmo) o que importa é ficar registrada a reclamação.

2- No momento em que estiver registrando essa reclamação, exiga que tomem providências e dê um prazo para eles ou você vai ligar para Anatel reclamando.

3 - Exija o protocolo da reclamação! É com ele que você abrirá uma reclamação na Anatel. Muitos não passam esse protocolo caso o usuário não peça e uns possuem a audácia de não querer passar! É obrigação e dever deles informar o protocolo.

4 - De posse do protocolo, ligue imediatamente para Anatel, mas se preferir espere o prazo dado por você para que resolvam seu problema. A maioria da galera não está esperando e liga logo para Anatel assim que pega o protocolo.

O procolo é importante porque a Anatel so aceita abrir um pedido de reclamação se você tiver com o protocolo em mão.

Uma coisa que vale lembrar, peguem o Contrato da Brasil Telecom ou de sua operadora e leia. No caso da Brasil Telecom há uma clásula que diz que qualquer alteração no serviço que irá afetar direta ou indiretamente o cliente deve ser comunicado com atencedência.

Eles tão degradando o serviço e (claro) não comunicaram para ninguém. O contrato não prevê nada sobre traffic shaping! Podem pegar o contrato no site, o que aconselho, antes que mudem, mas duvido que colocarão lá com todas letras, TRAFFIC Shaping, eles vão tentarão confundir ao máximo isso caso venham colocar no contrato alguma cláusula sobre o assunto

É isso ai! Dessa forma muitos tão conseguindo resolver o problema 

+Quote Post
_rau_
post 17/07/05
Post #5

Ícone do grupo

Data: 17/7/2005
Autor: 777player

Na Brasil telecom o traffic shping é realidade, troquei de plano residencial para empresarial por causa disso. As taxas de upload e dowload tornam os programas inviavéis de usar.

dizem que se reclamar na anatel eles tiram o limite da sua conexão (mas ainda não pude comprovar)

Eu não recomendo que mudem pro Plano Empresarial, é isso que querem! Quanto mais gente fazer isso, mais eles acharão certo em adotar o Traffic Shaping. A solução é reclamar, procon, Anatel, justiça. De uma forma eles resolverão!

Eu acho imoral tudo isso!!

+Quote Post
_rau_
post 17/07/05
Post #6

Ícone do grupo

Olha o que diz o contrato da Brasil Telecom e tenho certeza que outra operadora tem clásula semelhante:

"2.3.1. As PARTES acordam que qualquer alteração de natureza técnica que ocasione aumento de custo para o CLIENTE ou que venha interferir negativamente no[s]  serviço[s] contratado[s] deverá ser prévia e expressamente acordada entre as PARTES."

O que eles tão fazendo está infringindo essa cláusula colocada por eles mesmos! O problema é que não adimitem que tão fazendo esse tipo de balanceamento na rede deles.

Esse tipo de alteração está SIM ocasionando um aumento de custo pro cliente e interferindo negativamente já que você não pode mais usar os programas que você nem entender e continua pagando o mesmo por um serviço capado.

Há operadoras que possuem a audácia de dizer que o ADSL dela só é para prover acesso http! Pode isso??? Isso foi o que um atendente falou para um cliente! Daí ele disse que o contrato não falava nada disso, dai o atendente começou a gaguejar...

+Quote Post
777player
post 17/07/05
Post #7

Ícone do grupo

eu passei um mes reclamando e nada de download

+Quote Post
_rau_
post 17/07/05
Post #8

Ícone do grupo

você fez o procedimento acima explicado?

Colo aqui o que acabei de ler no pootz:

Peça o número do protocolo de reclamação para a sua operadora

http://www.anatel.gov.br - tem o 0-800 lá
Ligue para a anatel, selecione a opção de reclamação, tem que dar o protocolo de reclamação obtido na sua operadora e dizer qual o problema: Baixíssima banda liberada para conexão P2P, esse é o tema principal, desenvolve lá, mas isso não interessa muito, eu falei qualquer besteira de que a P2P tinha ficad ruim, citei o traffic shaping mas nem sei se a mule anotou...

ai é só esperar... mas sigam essas dicas aqui tb:

http://www.abusar.org/dica_anatel.html

pronto, não tem mistério..

grande abraço e boa sorte

foi lindo ver a mulinha a 55 aqui ! uhuuul uheahuae mas to meio cabrero ainda huaehuae... sei por quanto tempo isso vai durar não.. temos que ficar espertos

mas não deixem de reclamar a anatel galera

abração

+Quote Post
luc.bnu
post 17/07/05
Post #9

Ícone do grupo

Bom Galera acabei de ligar para a Anatel e fazer minha reclamaçao. Eles tem 5 dias para resolver.
A Brasiltelecom , confirmou que existe o bloqueio da porta 4662, mas que para Plano empresarial nao. 

Agora vamos esperar e ver o que eles fazem..
no sabado que vem eu posto para vocês verem o que eles fizeram .

Abraços

+Quote Post
ediga
post 17/07/05
Post #10

Ícone do grupo

Data: 17/7/2005
Autor: luc.bnu

Bom Galera acabei de ligar para a Anatel e fazer minha reclamaçao. Eles tem 5 dias para resolver.
A Brasiltelecom , confirmou que existe o bloqueio da porta 4662, mas que para Plano empresarial nao. 

Agora vamos esperar e ver o que eles fazem..
no sabado que vem eu posto para vocês verem o que eles fizeram .

Abraços

a coisa está feia mesmo.. pensei que a Brasiltelecom só bloqueava portas do tipo 21, 80, 23 para os clientes não criarem servidores ftp ou http, pagamos um absurdo para termos portas bloqueadas e traffic shaping..aff

se for somente o bloqueio de porta é fácil resolver... é só mudar as portas padrões do emule por outras.. tipo TCP: 30662, UDP: 30672.. sou meio desconfiado e sempre mudo as portas.. 

O problema é que podem ter vários usuários do emule/edonkey sendo prejudicados devido à esse bloqueio... afetando de um modo geral o compartilhamento de arquivos na rede ed2k...

ahh.. se eles tiverem bloqueando a porta 4662 mesmo podem bloquear as portas padrões dos clientes de bittorrent (acho que está na faixa 6881~6889). Nesse caso é só tentar alterar as portas nos devidos clientes...

+Quote Post
In7
post 17/07/05
Post #11

Ícone do grupo

De: Caçador - SC

os cara não são nem loco de bloquear portas p2p

no máximo eles tao limitando a velocidade maxima por porta, mas isso tem como ser burlado. acabei de faze o teste. to baxando um arquivo pelo mass downloder e estava vindo a 62k, com 5 conexoes simultaneas do mesmo arkivo. setei o programa para usar apenas uma conexão com o servidor e adivinhem? a velocidade caiu para +- 30k de media com o máximo de 42k/s

mas isso não impede que eu use as utilidades que os programas oferecem e use totalmente a minha banda. é só configurar programas para usarem mais de uma conexao

coloquei para usar conexoes simultaneas e voltou a pegar 62k de novo

no bittorrent também não vi diferenca na velocidade, porque cada parte do arquivo você pega atraves de varias portas que são conectadas a diferentes users, então msm que limitem a velocidade de uma porta, terao outras disponiveis que no fim, chegaram a soma total do plano contratado

msm com tudo isso, não dexo de trafegar menos de 5gb por dia..

ateh postei a screen num outro topic

ops, esqueci de dizer a operadora

uso Turbo600 da Brasiltelecom em SC

+Quote Post
_rau_
post 17/07/05
Post #12

Ícone do grupo

A forma que tão fazendo essa filtragem, eu ainda não sei, mas que é fato que tão limitando isso eles tão, só que ainda não está acontecendo com todos.

Muita gente não está conseguindo baixar além de 5KB/s no e-mule ou qualquer outro programa P2P, mesmo com várias fontes fornecendo o arquivo e várias dessas pessoas conseguiram resolver reclamando com a Anatel.

Quando eu voltar assinar minha ADSL espero não ser "contemplado" com essa merd@!

+Quote Post
PlasticSoul
post 18/07/05
Post #13

Ícone do grupo

A coisa continua feia aqui. quando baixo algo com o torrent vem no máximo a 11,e upload normal de 30...internet fica lerdona

tento baixar algum arquivo via http a velocidade fica em 15...assim que desligo o torrent a conexão voa e a velocidade via http fica em torno de 62(turbo600)

liguei para lá e os caras: "nunca ouvimos falar disso" e apos falar com 6 pessoas nem protocolo eu fiquei..amanha cedo vou ligar de novo...nao é possível uma coisa dessa..

pra completar meu azar meu modem dlink 500G pirou...nao consigo configura-lo pelo10.1.1.1 de jeito nenhum, fica dando mensagem de erro quando tento,por exemplo, abrir a portas...(sim, meu avast e firewall foram desligados)

alguem sabe qual pode ser o problema?

+Quote Post
777player
post 18/07/05
Post #14

Ícone do grupo

o traffic shaping embaça o download e o upload, se o upload estiver normal pode ser que seja alguma coisa na sua configuração ou modem.

+Quote Post
THyaGuiNHw
post 18/07/05
Post #15

Ícone do grupo

Galera... Minha NET é velox... Já estou cansado de ligar para lá e dizer que a NET está lenta... Download a 12KB/s (Net de 300KB/s, normal 33KB/s ou 34KB/s) e muita instabilidade em JOGOS ONLINE...
Tem vezes que fica bom, tem vezes que fica péssimo... Da ultima vez que liguei para la... pedi cancelamento... E o que eles fizera... "Espere um minutinho... Vamos verificar seu problema" (eu tinha pedido CANCELAMENTO, não para ver PROBLEMA) E sabe o que fizeram? Aumentaram minha net para 350KB/s aí fiquei felix e deixei para lá... 2 dias de felicidade total "Quarta e Quinta" passada...
Quando chega a sexta de manhã a net está em 250, 220...
Afff...
Meu pai disse que não pede mais cancelamento, e disse que se a NET tem problema, quem tem que resolver sou eu (sou de menor)...
Aff...
To sem saber o que fazer...
Será que é esse assunto do tópico?
Espero respostas...
Abraços a todos!!!

+Quote Post

17 Páginas V   1 2 3 > » 

Reply to this topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Collapse

> 5 imagens de fundo para o seu computador

tn_gallery_120_40071.jpg
tn_gallery_120_14471.jpg
tn_gallery_120_204329.jpg
tn_gallery_120_55849.jpg
tn_gallery_120_47161.jpg

Collapse

> Tópicos Similares

Tópico Respostas Quem iniciou o tópico Visualizações Última postagem
No New Posts Traffic Shaping GVT
2 sierra110 1.186 28/10/09 - 21:30
Postado por: MARCELORAMOS
No New Posts Traffic Shaping em uso por algumas operadoras.
0 master..angel 706 21/08/08 - 08:39
Postado por: master..angel
No New Posts Traffic Shaping
2 jorgeljunior 2.591 4/03/08 - 16:09
Postado por: jasonveiga
No New Posts Traffic Shaping da BrasilTelecom
em vídeo.
3 Tanma the Turtle 2.180 4/03/08 - 15:14
Postado por: info24hs
No New Posts Traffic Shaping? Sei não...
Nem todas as companhias são malandras como a NET
4 milhomens.marco 2.380 30/10/07 - 16:54
Postado por: Gradius2

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

RSS Data: 2/09/10 - 17:45