Puxa!!

Vamos lá:
1o. Se eu comprar uma copia usada (Porem original), de qualquer versao do Windows numa feira do rolo qualquer. Eu estaria dentro da legalidade, por possuir uma midia original?Feira do rolo?? Não entendi. Mas para que esteja legal, é necessário a Nota Fiscal, não a tiver estará ILEGAL, mesmo possuindo o CD original.
2o. Uma copia de Windows original (Antes do XP) tem que ser obrigatoriamente registrada para ser uma copia legal?Não. Novamente, bastar ter a Nota Fiscal da mesma para isso.
3o. Se eu atualizar minha versao pirata de Windows98, por uma atualizacao original de WindowsME, estaria sendo ilegal?Sim. Se tiver uma Cópia Pirata do Windows 98, não será válida a compra do WindowsME Upgrade. Terá que comprar o Windows Completo, seja ele Windows ME, 98, XP..etc.
4o. E neste caso, se sofresse uma fiscalizacao, eu teria que apresentar a documentacao dos Windows 98 e ME?Alias, numa eventual fiscalizacao, o que é cobrado: Midia original, ou documentacao do produto?
Sendo repetitivo mais uma vez

. A documentação necessária seria a Nota Fiscal. Tendo ela estará legal. Claro, que
Neste no caso, não estaria, por não possuir o Windows 98 Legalizado.
5o. Eu tenho uma versao de estudos do Windows2000 que fica totalmente full por 4 meses da instalacao. Posso formatar meu HD de 4 em 4 meses, e usar esta versao eternamente, estando sempre na legalidade?Não.
6o. O DOS é free?Não.
Tipo, se eu tenho um PC-486, que é usado apenas para rodar um programinha em DOS, sem mais nada instalado. Sou obrigado a adquirir uma versao do Windows98, ja que o DOS nao é vendido em separado?Infelizmente sim.
E em caso de afirmativo, o que vai acontecer quando nao xistirem mais Windows9x no mercado? Adeus programa em DOS?Cara, isso é Lei de mercado, nenhum desenvolvedor quer manter um Software já ultrapassado ainda no mercado.
Ou seja, terá que se atualizar. Pois isso já acontece em diversas áreas, olhe por exemplo, a questão dos jogos, quem não se atualizar, tanto em Hardware como Software, ficará a ver navios com relação a Jogos. É isso que vai acontecer com tudo.
EDITADO: Pode-se obter a licença do DOS através a última versão de S.O que está sendo comercializada, hoje no caso, seria o Windows XP, claro que ainda tem o 98SE sendo vendido, mas no momento que pararem as vendas dele, pode utilizar o Windows XP para legalizar.
7o. Se eu registrar minha copia de Windows (Em meu nome), e quiser eventualmente vender meu micro com o CD e o Windows instalado... É possivel ao comprador registrar novamente o Windows em nome dele?Sim, é possível sim. Mas lembro que tudo só será LEGAL se envolver Nota Fiscal nisso.
Se eu comprar um micro com o Windows original instalado de fabrica, tipo um Compaq ou um IBM (Sem uma copia em CD) e precisar formatar o HD...
Como usarei meu direito de ter uma nova instalacao legal?Se o Micro veio com o Windows Original, obrigatoriamente o CD de instalação deve vir junto. Não aceite o Micro sem o CD do Windows. Se for Windows XP Professional, é possível fazer a instalação de outro SO, abaixo dele, usando um outro CD qualquer. Ex: Windows 98
SE.9o. Tenho uma instalacao do WinXP pirata em meu micro, mas comprei uma versao original, que fica guardada na gaveta. Estou desrespeitando leis de software?Se a versão que você comprou é FPP ( Caixa ), Open ( Documento ) ou Windows XP Professional, não, você não está desrespeitando a Lei. Estará Legal.
Agora, se você comprou o Windows XP Home Edition,você terá que mudar o ID dele, isso é fácil de fazer. Não é necessário a formatação do Micro.
10o. Comprei uma versao original do WinXP, mas minha casa pegou fogo, levando a midia e documentacao... Posso adquirir estes produtos de volta, sem custos?Cara, isso é muito relativo. Preciso saber mais detalhes, como qual a forma da Licença Adquirida, se foi OEM ou não...se foi comprada com o Micro.. Vou simular um caso:
Digamos que você tenha comprado o Windows XP Professional ou Home OEM com um PC e só tenha perdido a Mídia e Manual e o PC ficou intacto, basta ter a Nota Fiscal de Compra do PC com o Software que estará legal. A Microsoft não te fornecerá um novo CD sem custos não.
entao pra radicalizar: Comprei 750 copias de WinXP originais para os micros da empresa que pegou fogo... Vou ter que comprar outras 750 copias para poder trabalhar novamente?Depende novamente, do tipo da Licença. Se for OEM ( o que acho difícil ), e os PC´s pegaram fogo também, ele perdeu sim. Terá que comprar tudo novamente. Agora, se forem Licenças OPEN, o que acho mais provável pois ninguém compra um número tão grande de licenças OEM, basta ter o
número do contrato OPEN que estará legal. Mesmo não tendo a Nota Fiscal, nem o documento que ele recebe quando adquire Licenças em Regime OPEN. Se não tiver este número, ele pode pedir para a Revenda que forneceu para tentar conseguir este número com eles ou com o Fornecedor. OBS: Eu escrevi
Tentar ok? Não é obrigação da Revenda fornecer isso. Agora, se a Empresa que possuir 750 PCs com Licença e não tiver um controle disso, guardando este número em um cofre ou algum outro lugar seguro... MERECE perder mesmo!! Pois é muita Irresponsabilidade.
11o. Tenho o Windows original americano instalado em meu PC. Tenho a midia original e documentacao (Manual) do produto, sem nota fiscal. Meu Windows é ilegal?Sim. Cara, todo e qualquer Software OEM ( que é o caso ) é necessário a Nota Fiscal, sem ela, não tem valor nenhum.
12o. Como se faz a fiscalizacao de software? Tipo, o fiscal tem o direito de olhar tudo em sua maquina, invadindo a privacidade de seu micro? Sem uma Ordem Judicial,
NÃO.
Ele pode por exemplo conferir a lista de todos os softwares instalados em sua maquina, inclusive usando alguma ferramenta de programacao, visto que muitos programas podem ficar "escondidos"?Cara, dificilmente um Fiscal irá verificar algum software que não seja da Empresa reclamante. Por exemplo: A Microsoft recebeu uma denúncia e irá com um fiscal fiscalizar sua Empresa, eles irão verificar Softwares Microsoft.
No Brasil, pode-se aplicar multas por programas ilegais americanos, mesmo que estes programas nao possuam versoes nacionais?Sim. Se a Empresa desenvolvedora reclamar seus direitos. Poderá levar multa sim. Quer um Exemplo: A Microsoft possui Softwares comercializados aqui no Brasil que não possuem versões em Português. E cara, a ABES tem parceria com a BSA ( Business Software Alliance ), que fiscaliza o Mundo todo.
UFA... espero que não tenha ficado dúvidas
Se ficou poste novamente.