Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

Controle Xbox 360 for Windows não vibra

xbox360 joystick joypad controle force feedback dual shock vibração

• Faça login para responder
5 respostas neste tópico

#1 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7186 mensagens

Publicado 13 July 2012 - 03:14 PM

Olá pessoal.

Acabo de comprar o controle Xbox 360 for Windows, mas não consigo fazer o recurso de vibração funcionar em nenhum dos - poucos - jogos que tenho aqui.

Devido às limitações do meu hardware só tenho jogos antigos aqui, como o Need for Speed Underground, Viper Racing e o emulador do Playstation 1 - onde eu costumo jogar Gran Turismo 2. Todos eles dão suporte à vibração, a qual funcionava perfeitamente no joypad da Clone que eu tinha aqui, mas ela não funciona no meu controle do Xbox 360.

É normal a vibração do controle do Xbox 360 não funcionar nesses jogos mais antigos ou é o meu controle que está com defeito? Alguém que tem esse controle já testou/poderia testá-lo nesses jogos que eu citei anteriormente?

Grato pela atenção.

#2 Katagiri

Katagiri
  • Colaborador
  • 4039 mensagens

Publicado 13 July 2012 - 07:37 PM

Olá! Você instalou os drivers dele? Eu tenho um aqui, de outro fabricante, q só vibrou com driver instalado.

Posted Image

#3 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7186 mensagens

Publicado 13 July 2012 - 07:58 PM

Olá! Você instalou os drivers dele? Eu tenho um aqui, de outro fabricante, q só vibrou com driver instalado.

Olá Katagiri,

Instalei sim. Fiz da maneira recomendada no manual, que consistia em instalar o driver primeiro e só depois plugar o controle na USB. Mas mesmo assim, nada feito.

#4 Katagiri

Katagiri
  • Colaborador
  • 4039 mensagens

Publicado 14 July 2012 - 10:46 AM

Tem como testar em outros jogos ou no computador de um amigo? Já calibrou ele? Só escrever "controlador de jogo" sem aspas no pesquisar. Alguns jogos só funcionam em modo analógico.

Posted Image

#5 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7186 mensagens

Publicado 16 July 2012 - 04:46 PM

Olá Katagiri,

Descobri a causa do problema. O controle do Xbox 360 não é totalmente compatível com o DirectInput, a API que faz parte do DirectX e permite que os jogos interajam com o controle. O Xbox 360 usa o XInput, uma API própria e somente os jogos programados para utilizá-la é que tem acesso total ao controle.

Temendo que o controle estivesse com defeito, lembrei que o programa Xpadder possui total suporte a ele e que há uma opção relacionada à vibração. Era uma ótima oportunidade de fazer um teste para verificar se os motores do controle estavam funcionando. Fui até a referida opção do programa e de fato a vibração funcionou. Pelo menos eu pude confirmar que não havia nada de errado com o controle, mas ainda faltava saber por que a vibração não funcionava nos jogos.

Embora eu tivesse uma leve desconfiança de que o problema estaria relacionado ao DirectInput, ainda não sabia exatamente o motivo do problema. No mesmo local onde eu pude testar a vibração do controle no Xpadder havia um botão para abrir a ajuda para aquela opção. Resolvi clicar nele para ver se eu conseguiria alguma informação a respeito e realmente consegui. Ali havia uma nota de que, com o uso de um controle de Xbox 360, só era possível ativar a vibração se um componente chamado XInput, do qual eu nunca havia ouvido falar,estivesse instalado no sistema.

Após pesquisar, descobri que o XInput é um driver desenvolvido pela Microsoft que ativa certas funções do controle. Descobri também que esse driver foi instalado junto com o driver do controle e era por isso que a vibração funcionava no Xpadder. No entanto, foi lendo esta documentação que eu descobri que o controle tem compatibilidade limitada com o DirectInput e alguns recursos do controle não funcionam corretamente se ele for acessado por essa API. Dessa forma alguns problemas ocorrem, como os gatilhos analógicos serem reconhecidos como um único eixo - sendo impossível acioná-los simultaneamente - e a vibração não funcionar, pois não há suporte.

Lembrei que o jogo Tomb Raider Anniversary funciona no meu computador e que ele possui versões tanto para PC quanto Xbox 360. Pela lógica ele teria suporte total ao controle. Instalei a Demo da versão para PC do jogo e o controle foi totalmente reconhecido, inclusive com os botões atribuídos exatamente como na versão para Xbox 360. E, sim, a vibração funcionou corretamente.

Sendo assim, é normal a vibração do controle não funcionar em alguns jogos, principalmente em jogos antigos como os meus, que foram criados antes mesmo do Xbox 360 existir. E não, felizmente o controle não estava com defeito. O fato é que não importa se o jogo é novo ou velho. Se ele não oferecer suporte ao XInput, a vibração não vai funcionar. É uma pena, pois apesar de eu não considerar esse recurso importante - comprei o controle mais pela precisão dos analógicos - ele faz falta às vezes.

Obrigado pela atenção.

#6 Katagiri

Katagiri
  • Colaborador
  • 4039 mensagens

Publicado 16 July 2012 - 09:47 PM

Legal! Que bom que descobriu o problema!
Isso vai ajudar outras pessoas com essas dúvidas.

Posted Image

Tópicos Relacionados Collapse

Tópicos com palavra-chave: xbox360, joystick, joypad, controle, force feedback, dual shock, vibração

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!