Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

Atualizar BIOS (placa mãe).

Informação.

• Faça login para responder
10 respostas neste tópico

#1 xlemes

xlemes
  • Participante
  • 41 mensagens

Publicado 26 June 2012 - 01:59 AM

Não sei se estou na área certa.
Lí em muitos fóruns que a atualização de BIOS das placas hoje em dia, são para melhorar desempenho como também para concertar erros ou até mesmo suportar novos processadores (que é o meu caso - crosshair v formula para processador fx8150).
Lí também que, muitos técnicos, fazem a atualização pra última versão não dependendo de ir uma por uma.
Aí fica minha dúvida..., vamos supor que uma placa-mãe tenha 5 versões de BIOS no site da própria, porém façamos o seguinte:
BIOS da placa: v1000 (1 mega)
BIOS do site: v2000 (2 megas)
BIOS do site: v3000 (2 megas)
BIOS do site: v4000 (3 megas)
BIOS do site: v5000 (1,5 megas)
BIOS do site: v6000beta (1 mega)

Vamos supor que a versão 4000, seja pra suportar novos processadores.
Eu poderia pular pra versão 5000 e colocar o novo processador???
Ou seria melhor atualizar versão por versão até chegar na 5000???

OBS: não optei atualizar para versões " beta " pois o mesmo é apenas para testes.

#2 3MK

3MK

Hardware Expert

• Colaborador
  • 8302 mensagens

Publicado 26 June 2012 - 08:32 AM

Sempre que você for atualizar a BIOS, atualize pela ultima versao, pois ela traz todas as correçoes e updates das anteriores.
Posted Image
Posted Image

#3 xlemes

xlemes
  • Participante
  • 41 mensagens

Publicado 26 June 2012 - 01:06 PM

Obrigado pela resposta " 3MK ".
Mesmo a última versão de BIOS contendo apenas 1,5 megas (citado no exemplo acima)..., não tem problema atualizar direto pra última???
É certeza que a última vem com todas as outras anteriores juntas???

#4 3MK

3MK

Hardware Expert

• Colaborador
  • 8302 mensagens

Publicado 26 June 2012 - 03:07 PM

As correçoes são cumulativas. Não adianta nada corrigir um bug onde reconhece um processador " X " na versao 1.2, e nao levar a correçao desse bug para uma versao do tipo. 1. 4 .
Posted Image
Posted Image

#5 xlemes

xlemes
  • Participante
  • 41 mensagens

Publicado 27 June 2012 - 07:20 PM

Olá novamente.
Só mais uma dúvida..., se a última versão já contém as correções anteriores..., mesmo que sejam betas, elas também estão adicionadas???
A versão de BIOS da placa-mãe (pelo menos as primeiras) elas estão normais (correção de bug e suporte a novos processadores) mas tem duas betas e mais pro final tem mais duas versões que são estáveis.
No caso eu pulando pra última..., ela conterá as do beta???

Exemplo: BIOS 01: 1111 (bug fixed)
BIOS 02: 2222 (new processor)
BIOS 03: 3333 (beta)
BIOS 04: 4444 (beta)
BIOS 05: 5555 (bug fixed).

#6 3MK

3MK

Hardware Expert

• Colaborador
  • 8302 mensagens

Publicado 28 June 2012 - 08:23 AM

Na grande maioria dos casos, onde existe versão beta e que chega a sair uma versao final para o usuario, Aconteceu algum bug e que posteriormente foi corrigido na versão final.
Posted Image
Posted Image

#7 xlemes

xlemes
  • Participante
  • 41 mensagens

Publicado 29 June 2012 - 02:06 PM

Obrigado mais uma vez pela resposta " 3MK ".
O que pode me dizer dessa imagem caso eu pegue essa placa com versão 0402?
Poderia mesmo atualizar direto pra versão 1208 que irá conter todas as correções anteriores?
Sem problema do " beta " estar " no meio "???

Attached Thumbnails

• m5a97 evo.jpg

#8 nickosoft

nickosoft

Hardware Expert

• Colaborador
  • 3378 mensagens

Publicado 30 June 2012 - 03:39 AM

pra entender entre beta e versao final você deve pesquisar mais a fundo o q ja foi citado, e pesquisar desenvolvimento de software pra saber o q significa isso.....
mas nao recomendo atualizar a BIOS, pelas perguntas ja mostra nao estar seguro, e nem uma certeza do q quer, qq erro ou queda de energia ja condena a placa
VB.Net & C#

#9 AVE PHOENIX

AVE PHOENIX

Hardware Expert

• Colaborador
  • 4675 mensagens

Publicado 30 June 2012 - 04:42 AM

Só para somar ao que os colegas já postaram: Atualização de BIOS só é feita quando há real necessidade para isso. Um exemplo bem simples: Determinada placa-mãe foi lançada em "tal ano" trazendo uma lista de processadores suportados na época de seu lançamento, porém, com o avanço da tecnologia novos processadores vão sendo lançados ao longo do tempo e essa mesma placa-mãe poderá dar suporte a esses novos processadores mesmo estes não constando no 'Vendor List' que é a lista de produtos compativeis da página do fabricante.
E é justamente para essa finalidade que se faz necessária uma atualização de BIOS. Preferencialmente deve-se optar sempre pela ultima atualização disponivel, pois, a mesma trará sempre embutida todas as correções anteriores, inclusive, essas correções anteriores que estão listadas sendo em versões beta ou não estarão integradas a versão mais recente.
Nos dias atuais já podemos contar com laboratórios especializados e bem equipados para recuperação de desastres envolvendo corrompimento de BIOS seja por qualquer razão, porém, o ideal seria para que esse procedimento de atualização de BIOS seja executado sempre por pessoa qualificada que detenha um conhecimento mais avançado de informática via de regra.
Doravante, se você instalou a sua motherboard com todos os seus componentes, periféricos e tudo funciona operando de maneira estável e absoltamente normal uma atualização de BIOS é completamente dispensável. Como essa é uma operação que sempre traz riscos iminentes o melhor seria aplicá-la se houver somente uma real necessidade para tal.
Dúvidas enviadas por MP não serão respondidas. Poste-as no Fórum!

#10 xlemes

xlemes
  • Participante
  • 41 mensagens

Publicado 02 July 2012 - 01:01 PM

Obrigado pela resposta " nickosoft " e também ao " AVE PHOENIX ".
Infelizmente terei que atualizar a BIOS pois a placa vem com a BIOS padrão (padrão que eu digo é a primeira versão).
E como no site diz que suporta tal processador mas tem que atualizar a BIOS..., terei que fazer isso (ou eu ou um técnico confiável).
Infelizmente terei que correr esse risco ;-(
Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Abraços!

Tópicos Relacionados Collapse

Tópicos com palavra-chave: Informação.

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!