Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

• Faça login para responder
4 respostas neste tópico

#1 pedrogomes2011

pedrogomes2011
  • Participante
  • 2 mensagens

Publicado 14 May 2012 - 02:43 PM

Boa tarde, companheiros do fórum!

Minha primeira postagem vem depois de muita pesquisa, neste e em outros fóruns.

Trabalho numa produtora de comerciais no Espírito Santo e desde sexta-feira estou com um problemão na mão, segue descrição:

Atualmente temos um HD de 250Gb só para OS e programas, um de 1,5Tb e dois de 500Gb para dados (materiais editados, imagens, arquivo mortos, etc).

Um desses dois HDs de 500 estava lotado até o talo (cerca de 50Mb livres...) e isso danificou sua Master Table File (Tabela Mestra de Arquivos), ou seja, não consegui mais acessar esse HD (não pelo Windows).

Hoje sei que eu posso simplesmente rodar um Ubuntu ou Linux Live e fazer o backup com segurança, e formatar e ter de volta meus dados. Só que na sexta-feira eu não sabia disso, e por isso baixei uns 3 softs pra tentar reparar esse .MFT, na tentativa desesperada por poupar tempo. O resultado foi que, durante a instalação do terceiro soft (os outros dois nem funcionaram), apareceu a famosa tela azul do windows, e desde então não consigo mais ligar minha ilha.

Ele reiniciou, e desde então não liga mais. Até consegue carregar alguns drivers e arquivos, mas logo depois que aparece o logo do windows, ele dá uma tela preta e volta pra tela inicial.

Tentei inicializar em modo de segurança, nada. Tentei reparar a inicalização do sistema com DVD do Windows, nada - ele me retorna que não foi possível corrigir e me informa o código 0x490. Tentei prompt de comando (fixboot, fixmbr, bootrec.exe, etc... ), nada.

Na hora em que tento inicializar pelo modo de segurança, o último arquivo carregado é CLASSPNP.sys - logo depois volta ao começo.

Pesquisei em vários tópicos aqui, e em outros fóruns, mas na maioria dos casos o Reparo de Inicialização pelo DVD do Windows já resolve, diferente do meu caso, meu retorno é esse:

"Teste: Verificar Atualizações = Concluído, 0 erros;
Teste: Teste de Disco do Sistema = Concluído, 0 erros;
Teste: Diagnóstico de Falha de Disco = Concluído, 0 erros;
Teste: Teste de Metadados de Disco = Concluído, 0 erros;
Teste: Teste de Sistema Operacional de Destino = Concluído, 0 erros;
Teste: Configuração de Inicialização Corrompida = Concluído, 1 erro;
Ação de Reparo: Reparo da Tabela de Partição;
Resultado: Falha (erro 0x490);"

Além disso, ainda tentei verificar se algum programa criou algum ponto de restauração do sistema (alguns softs como Adobe Master Collection são 'inteligentes' e criam esses pontos de restauração automaticamente antes de prosseguir com a instalação), mas me aparece uma mensagem de "erro inesperado: 0x8007007b - Algum dispositivo conectado não está funcionando corretamente. Feche e tente novamente".

Alguém me disse que meu boot pode ter ido parar em outro HD nessas de ligar, religar, configurar, testar, instalar, tudo com outros HDs ligados, e agora não consigo mais religar. Me disse que a solução pra esse problema seria recriar ou reescrever um arquivo de boot, procede?

Existe alguma coisa que eu possa fazer além dessas alternativas, antes de formatar o HD e reinstalar dezenas de softs? Não é pela preguiça, é pelo tempo que isso vai consumir. Estamos no meio de um trabalho grande, então, quanto mais rápida a solução, qualquer que seja, melhor...

Desde já agradeço pela compreensão, atenção e ajuda!

Boa tarde!

#2 E-ponto

E-ponto
  • Administrador
  • 14605 mensagens

Publicado 14 May 2012 - 04:36 PM

Inicialmente de boot pelo DVD do WIndows 7 e entre nas opções de recuperação, escolha o Promp de Comandos e digite a sequência:

Bootrec.exe /FixMbr
Bootrec.exe /FixBoot
Bootrec.exe /RebuildBcd

Reinicie a máquina e a seguir, caso o problema persista, você frbr tentar restaurar o registro pelo conteúdo do diretório Regback, siga com extrema atenção esse tutorial (não se importe com o título): Startup Repair Infinite Loop Recovery

Muita atenção pois nenhum dos arquivos do diretório Regback pode ter zero bytes, se algum tiver nessa situação pode esquecer o procedimento indicado, é prudente fazer primeiro um backup dos seus arquivos pessoais em um HD externo, pois a chance de cometer um pequeno erro e detonar o sistema de vez é grande.

e_ponto.jpg

#3 pedrogomes2011

pedrogomes2011
  • Participante
  • 2 mensagens

Publicado 14 May 2012 - 06:01 PM

E-ponto,

Os executei as linhas de comando do aplicativo bootrec.exe, na ordem descrita aqui, mas o problema persistiu.

Fui tentar seguir o tutorial que você postou, mas quando tento acessar o disco C:, onde está instalado o OS, o Prompt de Comando volta com a mensagem "A estrutura do sico está corrompida e ilegível."

Alguma indicação?

Acabei de tentar um ChkDsk em C: e ele disse que minha MFT também foi pro espaço... Mas o HD estava com mais da metade de espaço livre...

#4 E-ponto

E-ponto
  • Administrador
  • 14605 mensagens

Publicado 14 May 2012 - 06:43 PM

Tente colocar o HD em outra máquina e reparar a MFT com o TestDisk: http://www.cgsecurit...g/wiki/TestDisk

e_ponto.jpg

#5 Deusi

Deusi
  • Participante
  • 2843 mensagens

Publicado 04 June 2012 - 10:15 PM

Amigo, sinceramente, com tantos anos de informática essa daí foi do arco da velha. Nunca presenciei um fato desse em informática. Os meus HDs são na sua maioria acima de 500 gigas e olha que tenho HD de 2 terabytes que está só faltando 100 megas para completá-lo e problema nenhum ocorre, principalmente dessa natureza experimentada pela sua pessoa. O que me parece, com todo o respeito que temos pelo nobre e culto E-Ponto, é que tenha havido algum problema de ordem física nesse HD, até porque quando fóssemos adquirir um determinado HD, viria rotulado em seu corpo. "Não o utilize em sua dimensão total. Passível de problemas...". E, isso desde quando fora fabricado o primeiro computador no mundo jamais em momento viera em quaisquer HD tal informação. Diante disso, essa afirmação de danificação da Master Table File, por esse motivo, me parece que não procede.

Tópicos Relacionados Collapse

Tópicos com palavra-chave: boot, erro, loop, inicialização, reparação, dvd, não liga, Master Table File, Tabela Mestra de Arquivos

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!