Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

Montar rede wireless para pequeno escritório

rede wireless escritorio

• Faça login para responder
12 respostas neste tópico

#1 FerreiraMarlon

FerreiraMarlon
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 06 May 2012 - 10:37 PM

Boa noite galera,

Espero não estar infringindo nenhuma regra, caso esteja, peço desculpas antecipadamente.

Bom, como diz o título do tópico, gostaria de um auxílio para montar uma rede sem fios para meu escritório. Em breve estaremos mudando para um escritório maior e surgiu a ideia de utilizar dessa maneira para evitar passar os cabos de rede.

Primeira coisa, é viável fazer esta opção haja visto que utilizamos um programa no servidor e acessamos de lá e temos também documentos que são usados diretamente do servidor. A wireless é estável para este tipo de situação, pois utilizo apenas para internet em casa e não sei se funcionaria bem nesse caso.

São seis máquinas, 1 notebook e 5 desktops(nesses é indicado o uso de adaptadores usb ou placas internas?)

Não sei se consegui ser claro, mais conto com a ajuda dos amigos para que possam esclarecer e me ajudar a definir se compensa usar wireless ou via cabo mesmo, pois irei comprar os equipamentos no próximo fim de semana.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

#2 AVE PHOENIX

AVE PHOENIX

Hardware Expert

• Colaborador
  • 4675 mensagens

Publicado 06 May 2012 - 11:58 PM

Olá, seja bem vindo ao fórum do Baboo em primeiro lugar! (Y)
Não sou "expert" em redes, porém, vou dar-lhe minha opinião estritamente pessoal. É plenamente viável onde você espetará esse roteador na saida especifica do seu modem de banda larga. Na saida do roteador para uma placa de rede conecte usando o cabo espetado na placa de rede do proprio servidor. Normalmente o roteador traz o software especifico fornecido pelo proprio fabricante para uma configuração segura da sua rede de uma maneira adequada e este sugiro-lhe que seja instalado e tudo configurado para o compartilhamento seguro dessa conexão wirelles no proprio servidor. Independente do software tudo poderá ser configurado manualmente acessando as configurações internas do proprio roteador, porém, isso exigirá experiência de quem for fazê-lo.
Via de regra o notebook já traz nativamente a sua propria placa de rede wi-fi e uma vez tanto a rede como a chave de acesso devidamente configurados será fácil ingressá-lo nessa rede. Para os cinco desktops acontecerá o mesmo tendo duas opções: Você poderá adiquirir adaptadores wirelles USB (Eu particularmente não recomendo porque dá muito problema!) e/ou adaptadores de rede wirelles PCI dando preferência tanto para esses adaptadores como para o roteador propriamente dito que todos sejam em banda 'N' para uma maiór velocidade na transmissão de dados.
Dependendo da $ua di$po$ição posso dar-lhe uma sugestão para você gastar uma vez só: No meu desktop eu uso esse adaptador aqui: http://www.linksysby...support/WMP300N
Se você aliar tudo isso a um bom roteador de banda 'N' e se você optar pela propria marca 'Cisco' você estará muito bem servido. Eu uso já a muitos anos e na condição de um consumidor plenamente satisfeito não tenho nenhum pudôr em recomendar a empresa e seus produtos! (Y)
Além do que qualquer roteador de qualidade traz opções embutidas para tornar essa rede do seu escritório muito segura que vão muito além da chave criptografada de acesso. Nessa parte sugiro-lhe que você procure um profissional qualificado para prestar-lhe uma boa orientação.
Seja como for no dia que (por exemplo) você quiser mudar a posição dos PC's dentro do escritório não haverá a chateação referente a cabos, etc...
Eu particularmente acredito que essa sua idéia é muito acertada, porém, aguarde mais opiniões principalmente dos profissionais verdadeiramente qualificados da área com embasamento técnico.

[]'s
Dúvidas enviadas por MP não serão respondidas. Poste-as no Fórum!

#3 FerreiraMarlon

FerreiraMarlon
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 07 May 2012 - 12:03 AM

Cara, muito obrigado pela sua resposta, você já me animou bastante!!
Estarei aguardando mais respostas, mas muito obrigado mesmo pela atenção.

Se não for abusar da bondade de vcs, gostaria de modelos de aparelhos para referência. Obrigado.

Editado por FerreiraMarlon, 07 May 2012 - 12:07 AM.
''

#4 AVE PHOENIX

AVE PHOENIX

Hardware Expert

• Colaborador
  • 4675 mensagens

Publicado 07 May 2012 - 12:36 AM

Dada a seriedade uma vez que a sua necessidade é para uso profissional não está havendo nenhum abuso. Você está corretissimo em pesquisar na busca de subsidios porque isso lhe poupará de muita dor de cabeça e prejuízo.
Na piór das hipóteses te poupará de "pagar duas vezes (ou mais) por uma mesma coisa".
Vamos lá: http://www.linksysby...roducts/Routers
Tenha em mente o seguinte: São equipamentos que podem ter um custo mais elevado em relação a outros produtos de outros fabricantes, porém, a qualidade, a confiabilidade e a durabilidade são inquestionáveis.
Você vai configurar tudo uma vez só e daí para frente vai usar até esquecendo...
Outra coisa que chamo a sua atenção: O seu escritório é pequeno, médio ou o espaço é grande? Tem aquelas divisórias de madeirite comuns em escritórios ou as salas são de alvenaria separadas no mesmo andar?
Normalmente o alcance do sinal é muito bom, porém, você terá que ter especial atenção em eventuais obstáculos que possam interferir na qualidade do sinal nessa distribuição da rede. Más fique tranquilo porque a única coisa que não tem jeito "é prá morte da cabrita", já o resto ajeita-se tudo na paz de Jesus! :)
Para finalizar acredito que nem preciso dizer: Pesquisar bastante, pexinchar, chorar as pitangas (ou pechinchar = esquecí como se escreve...) faz muito bem para a saúde do bôlso!
Eu sou murrinha! (6) hehehehehe... :)

[]'s

#5 FerreiraMarlon

FerreiraMarlon
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 07 May 2012 - 01:39 AM

Então, provavelmente no final de semana eu irei à Ciudad del Este e comprarei por lá. :089:

#6 FerreiraMarlon

FerreiraMarlon
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 07 May 2012 - 12:18 PM

Sendo mais específico, será que este aparelho(http://homestore.cis...6VVviewprod.htm) ficará bom nesse caso que eu preciso?

Obrigado.

#7 AVE PHOENIX

AVE PHOENIX

Hardware Expert

• Colaborador
  • 4675 mensagens

Publicado 07 May 2012 - 09:00 PM

Olá, trata-se de um excelente equipamento sim, inclusive, esse item: "USB port for shared storage" propicia a possibilidade de salvar backup's em equipamento de armazenamento especifico tudo via rede.
Boa escolha! (Y)

#8 gustavocmatos

gustavocmatos
  • Participante
  • 495 mensagens

Publicado 11 May 2012 - 09:57 PM

gostei muito do equipamento. tenho aqui em casa um modem thomsom da net virtua, infelizmente nao possui tanto potencial gostaraimuito de inserir na minha rede um hd para arquivos compartilhados, e adicionar uma impressora.. alguma recomendaçao? nao posso trocar o cable modem ...

Gustavo Campos - curioso, estudioso, entediado e muito pretencioso.. mas nada preguiçoso
e procurando emprego....
Dell new Inspiron 15,

Windows 7 Home Premium upgrade para Ultimate
Windows 8 Pro

i5 segunda geraçao, 12GB RAM Corsair vengeance, 256 GB ssd Kingston
512Mb video Dedicado

#9 gustavocmatos

gustavocmatos
  • Participante
  • 495 mensagens

Publicado 18 August 2012 - 09:56 PM

se fosse pra montar uma rede hoje, com no minino 4 desktops e uns tres acessos de notebooks eu usaria o router da Western digital , que tem inclusive armazenamento interno.. que no caso dispensa o micro servidor de arquivos. e dispensa uso de hd usb.. http://www.wdc.com/e...cts.aspx?id=740 alem de ser roteador..

Gustavo Campos - curioso, estudioso, entediado e muito pretencioso.. mas nada preguiçoso
e procurando emprego....
Dell new Inspiron 15,

Windows 7 Home Premium upgrade para Ultimate
Windows 8 Pro

i5 segunda geraçao, 12GB RAM Corsair vengeance, 256 GB ssd Kingston
512Mb video Dedicado

#10 leo.nit

leo.nit
  • Participante
  • 129 mensagens

Publicado 20 August 2012 - 10:12 AM

Pessoal, peço desculpas desde já, mas vou discordar da opinião de vcs.
Se será para uso profissional, onde todos vão acessar um determinado software no servidor, não recomendo o uso de redes wireless haja visto que o ambiente wireless é compartilhado e eventualmente gerará gargalo no acesso ao servidor. Se mesmo assim você optar por usar wireless, recomendo então, que você utilize um router com 3 antenas para aumentar o troughput, ou seja, melhorar o tempo de acesso ao router. Seu servidor deve, obrigatoriamente, estar conectado por cabo ao router.

Tópicos com palavra-chave: rede wireless, escritorio

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!