O computador
O computador utilizado para testes já tem cinco anos de uso, utiliza uma configuração bastante modesta e era improvável que o Windows 8 funcionasse nele. Mas com um pouco de insistência foi possível realizar a instalação. O computador em questão possui o seguinte hardware:
- Processador Intel Celeron D 346 - 3.06 GHz @ 3.38 GHz;
- Memória DDR400 1 GB;
- Placa-mãe Asus P5RD1-VM;
- Placa de Vídeo ATI Radeon Xpress 200 64 MB - integrada;
- Monitor LG Flatron W2253V @ 1920x1080.
Nota: Este computador possui ainda uma placa de vídeo PCI Express GeForce 7300 GS, que foi removida inicialmente para evitar problemas. Mais tarde eu a testarei.
A instalação
Após baixar a ISO de instalação, optei por gravá-la em um pendrive ao invés de utilizar um DVD para instalar. Fiz isso porque gostaria de testar a eficiência da instalação via pendrive, sem falar que um pendrive costuma ser mais rápido que um DVD. Como eu estava sem Windows no computador, utilizei outro PC - um netbook com o Windows 7 instalado - para gerar o pendrive de instalação. Feito isso, testei o pendrive imediatamente no próprio netbook para ver se ele estava funcionando corretamente. Inicializei o pendrive e a tela do aplicativo de instalação foi exibida. Achei interessante aparecer o desenho de um "peixe" no lugar do logo do Windows. Não entendi por que optaram por utilizá-lo ali. Visto que pendrive estava fucnionando, cancelei a instalação e desliguei o netbook. Era hora de colocá-lo em meu PC.
Tela de inicialização do Windows 8: no lugar do logotipo do Windows, um peixe e o número "8" ao fundo (Imagem: Reprodução)
Espetei o pendrive na porta USB, inicializei por ele e, para a minha surpresa, apareceu uma mensagem de erro. Após várias tentativas, gravei a ISO novamente, mas dessa vez em um DVD. Testei no meu PC e... funcionou! Não sei explicar por que não deu certo pelo pendrive, mas o importante é que de uma forma ou de outra funcionou.
Instalação do Windows 8: Configurações de idioma (Imagem: Reprodução)
Após escolher o idioma da interface e das configurações regionais, digitar a Product Key e aceitar o contrato, cheguei na etapa em que se escolhe em que HD e em que partição do HD instalar o Windows. Na base da tela aparecia uma mensagem avisando que nenhum disco foi encontrado. Isso já era esperado, pois como o HD é SATA, era necessário carregar o driver do chipset para que o HD fosse corretamente reconhecido. Foi aí que começou o problema. A placa-mãe utiliza chipsets da ULi, uma marca já obsoleta, que foi comprada e descontinuada pela Nvidia. Assim o driver mais recente que existe para o chipset é destinado para o Windows Vista e jamais saiu da fase Beta. Quando instalei o Windows 7 nessa mesma máquina, ocorreu essa mesma situação, mas bastou utilizar o driver para Windows XP que o HD foi reconhecido. Mas com o Windows 8 foi diferente. Ele não aceitou o driver do Windows XP e nem do Windows Vista. Assim a instalação não pôde continuar.
Mais tarde lembrei-me de que se eu utilizasse um HD IDE, o Windows 8 certamente o reconheceria. O drivers nativos do sistema operacional são suficientes para reconhecer o chipset e os HDs que estiverem conectados aos canais IDE. Por sorte eu tinha um HD IDE abandonado aqui. O único porém é que ele estava cheio de bad-blocks e por essa razão foi deixado de lado. Mas como era a minha única opção, resolvi tentar "ressucitá-lo" através do Hiren's Boot CD. Não foi fácil. Após um dia inteiro rodando aplicativos de diagnóstico, recuperação e formatação de baixo nível, consegui deixar o HD pronto para receber o Windows.
Recomecei a instalação e dessa vez o HD foi prontamente reconhecido. Criei uma única partição utilizando toda a sua capacidade e dei início à instalação. O processo de cópia de arquivos demorou apenas 20 minutos. Após essa etapa, o computador reiniciou, configurou os dispositivos e reiniciou novamente. Dez minutos depois já aparecia a tela do OOBE - Out Of Box Experience - para que eu definisse algumas configurações pessoais. Terminada essa etapa, a tela de bloqueio já estava sendo exibida, bastando apenas eu digitar a minha senha. Feito isso a tela "Start" foi exibida pela primeira vez.
Out Of Box Exprience - OOBE - as primeiras configurações do Windows (Imagem: Reprodução)
Os drivers
O Windows 8 estava pronto para usar, mas ainda faltavam algumas coisas para que ele funcionasse corretamente. Afinal nenhum dos meus defasados periféricos - vídeo, som e rede - estava funcionando corretamente, pois os drivers não haviam sido instalados. A resolução de tela estava em 1280x1024, o som estava ausente e a rede não estava operante.
A minha maior preocupação foi o driver da rede onboard, pois sem ela eu não poderia navegar na internet. Felizmente o driver para Windows Vista foi aceito sem maiores problemas. Uma vez instalado, resolvi ir até o Windows Update para ver se, por algum milagre, ele não havia detectado mais algum driver. Fui lá e encontrei apenas uma versão mais recente para o driver da rede.
Chegou a vez do vídeo onboard. Fui até o site da ATI/AMD procurar um driver para o meu vídeo e só havia uma versão para Windows Vista. Baixei-a, mas na hora de instalar, o programa de instalação exibiu uma mensagem afirmando que o dispositivo não foi encontrado. Executei então o instalador em modo de compatibilidade com o Windows Vista SP2 e assim a instalação proseguiu e instalou normalmente. Nesse momento eu já podia usar a resolução nativa do meu monitor, 1920x1080. Uma coisa que eu achei interessante foi que, ao fim da instalação, surgiu uma janela intitulada "Windows Features" que informou que eu precisava do .NET Framework 3.5 para que o aplicativo funcionasse corretamente e me deu a opção para baixar e instalar na hora. A única coisa que precisei fazer foi clicar para autorizar a instalação. O download e a instalação foram automáticos. Não lembro se esse recurso já existia no Windows 7, mas se for novo é um excelente recurso.
Windows Features: Instala automaticamente os recursos necessários para o fucnionamento de um aplicativo (Imagem: Reprodução)
Ficou faltando apenas o som. Observando no gerenciador de dispositivos, havia um dispositivo instalado chamado "High Definition Audio Device". Fiz um teste com alguns aplicativos de áudio e parece não haver nada de errado com o som. No entanto não consigo ouvir nada. Baixei o driver para o som onboard, cuja útima versão era para Windows XP. O programa de instalação alegou não ter detectado o meu hardware e assim não completou a instalação. Tentei rodar em modo de compatibilidade, mas nada feito. Eu lembro que quando eu instalei o Windows 7 aqui eu também tive bastante dificuldades para instalar esse driver, mas não lembro o que eu fiz para funcionar.
Ainda ficaram alguns drivers para instalar, como o driver do chipset e o driver de uma placa de TV que tenho aqui, mas deixarei isso para depois, pois não precisarei deles agora.
A seguir, a nota que o sistema deu no "Índice de experiência do Windows":
Índice de Experiência do Windows (Imagem: Reprodução)
Os primeiros passos
Fiquei um pouco "perdido" nos primeiros minutos de uso do Windows 8, mas me adaptei muito rapidamente.
Na hora de instalar os drivers, a minha primeira medida seria ir até o menu Iniciar, clicar em com o botão direito em "Computador" e clicar em "Gereanciar" para chegar ao Gerenciador de dispositivos e ver o que estava faltando. Na ausência do menu Iniciar eu fiquei alguns segundos pensando como deveria fazer para achar o gerenciador de dispositivos. Mas logo eu lembrei que bastava eu acessar a tela "Start", digitar "Device" e clicar em "Settings" e lá estava o gerenciador de dispositivos.
Isso se repetiu quando eu precisei entrar no Windows Update e mais em alguns outros momentos. Depois de um tempo eu já me acostumei com a ausência do menu Iniciar e agora eu nem uso mais o canto inferior esquerdo da tela para acessar a tela "Start". Ao invés disso eu já me habituei a utilizar a barra de "Charms", que aparece do lado direito da tela ao apontar com o mouse no canto inferior direito ou ao pressionar Windows + C e é comum a todos os aplicativos.
Atalho para a tela "Start" na barra de "Charms" (Imagem: Reprodução)
Quando eu havia instalado o Windows, a rede - e, consequentemente, a internet - ainda não estava funcionando, assim eu acabei criando uma conta de usuário local. Mas usar a conta "Live", bastou clicar no meu nome de usuário no canto superior da tela "Start" ir em "Change user picture" e clicar em "Users" e depois em "Switch to Microsoft Account". Após ter todos os meus dados sincronizados eu já podia utilizar o meu e-mail e senha do Hotmail para me logar.
Os aplicativos
A tela "Start", por padrão, vem quase vazia, principalmente quando se utiliza um tela grande. Mesmo após eu ter instalado os drivers da placa de vídeo - que adicionou vários ícones na tela inicial - mais um aplicativo e dois navegadores ainda sobrou bastante espaço.
A tela "Start". Mesmo após a instalação de vários aplicativos, ainda há espaço (Imagem: Reprodução)
E, por falar em espaço, a tela "Start" aproveita bastante o espaço disponível na tela. Um bom exemplo disso é a tela "Apps", acionada através da opção "All Apps" que aparece na parte inferior da tela "Start" ao clicar com o botão direito em um espalo vazio. Foi possível exibir todos os aplicativos instalados no sistema e ainda sobrou espaço na tela.
Tela "Apps" exibe todos os aplicativos instalados na máquina. (Imagem: Reprodução)
Dos aplicativos que já vem com o Windows testei o Internet Explorer Metro e o Weather apenas, além de um jogo da Windows Store.
A interface do Internet Explorer é de uma simplicidade muito interessante. É impressionante a quantidade de coisas que dá para fazer com poucos comandos. Os sites são exibidos em tela cheia. A barra de status aparece somente quando se aponta um link com o mouse. A barra de endereços aparece rapidamente quando uma página é aberta. E para ter acesso à barra de guias abertas, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página. O único porém é que se o site utilizar algum script para desativar o botão direito do mouse - para evitar cópias - fica impossível acessar a barra de abas com o mouse.
No entanto tive dificuldades em acessar sites que utilizam recursos "dinâmicos". Sites e blogs com aquele recurso de ampliar imagens, por exemplo, não funcionaram nem no Internet Explorer Metro e nem no Desktop. Me obriguei a baixar o Google Chrome para poder navegar na internet decentemente. Mal posso esperar pela versão Metro dos navegadores concorrentes.
O aplicativo "Weather" é bem interessante, mas ele me pareceu direfente do que eu vi em alguns vídeos por aí. A figura que aparece no fundo é estática e não animada. Ainda não sei se é necessário mexer em algo para conseguir isso.
Eu estava ansioso para testar o famoso jogo "Cut The Rope", já disponível no Android e no iOS. Como eu ainda não tenho um celular com nenhum desses sistemas, finalmente pude utilizá-lo no Windows 8 e, o melhor de tudo, de graça - pelo menos por enquanto. O jogo ficou bem lento no meu computador, mas nada que atrapalhasse a jogabilidade. Uma pena que eu ainda estou sem som no sistema e não pude ouvir os efeitos sonoros do jogo.
Jogo "Cut The Rope" avisando que ficará lento nesse computador (Imagem: Reprodução)
A conclusão
O Windows 8 é um sistema bastante rápido e agradável de se utilizar. A interface Metro pode parecer coisa de outro mundo mas é muito fácil se acostumar com ela. Sinceramente, eu não tenho nem um pouco de saudades do menu "Iniciar". A tela "Start" é muito superior a ele, mesmo em um desktop, com teclado e mouse sem touch. A propósito, em nenhum momento senti falta de uma tela sensível ao toque aqui. Tudo foi possível fazer apenas com teclado e mouse.
Essas foram as minhas primeira impressões do sistema operacional, mas eu ainda o utilizei pouco. Ainda há muito o que testar e à medida em que eu for utilizando novos recursos eu vou postando a minha opinião aqui.
----------------
Atualizado em 05/03/2012 1:30 PM:
O som
Finalmente consegui instalar o driver do som onboard.
A minha primeira atitude foi entrar no site do fabricante da minha placa-mãe e, de lá, acessar a página referente ao modelo que possuo. Acessei a página de drivers e procurei pelo driver de som. Mas lá só havia driver para o sistema operacional Windows XP, que não funciona no Windows 8.
Então tive a idéia de procurar, no site, uma placa que fosse mais recente que a minha e que tivesse o mesmo chipset de áudio. Encontrei, fui até a página de drivers e procurei pelo driver de som. Encontrei uma versão mais recente, para o Windows Vista. Baixei, executei, instalei e lá estava o som funcionando. Mesmo sendo um driver para Windows Vista, o Windows 8 aceitou sem problemas. Não precisei nem rodar em modo de compatibilidade.
Agora já tenho todos os dispositivos básicos funcionando aqui. Mas faltam alguns dispositivos adicionais como a placa de TV e a placa de vídeo avulsa. Aguardem os próximos capítulos!
A hora de desligar
Desde que eu havia instalado o Windows, não havia necessitado desligar nem reiniciar o computador nenhuma vez - nem mesmo para instalar os drivers. Quando eu precisei desligar o computador no fim do dia é que me dei conta: "E agora, aonde foi parar a opção "Desligar"?
Nas versões anteriores do Windows - ou, melhor dizendo, desde o Windows 95 - para desligar bastava entrar em "Iniciar", "Desligar". Isso aliás já rendeu várias piadinhas ressaltando a contradição que existe na necessidade de clicar em "Iniciar" quando a intenção é justamente *encerrar* o uso do computador. O fato é que não existe mais menu "Iniciar" e, se vocês repararem bem nas screenshots, a opção "Desligar" não está na tela "Start". Onde está então?
Bem, agora, para desligar o Windows, é necessário exibir a barra de "Charms" - apontando com o cursor do mouse no canto inferior esquerdo da tela ou teclando "Windows + C" -, clicar em "Settings" e lá está o botão "Power". Basta clicar nele e escolher o que se deseja fazer: Espera, Desligar ou Reiniciar. Aí é só clicar na opção desejada. É o fim das piadas a respeito do "Iniciar, Desligar"!
Sinceramente, não gostei muito dessa nova maneira de desligar. A opção ficou quase inacessível, para não dizer "escondida". Ficaria melhor se ela se situasse naquele menu que aparece ao clicar na nossa imagem de usuário, na tela "Start". Pelo menos lá foi o primeiro lugar em que eu procurei a referida opção.
Mas para tudo tem uma solução. Se você deseja desligar o Windows 8 rapidamente, simplesmente pressione a tecla "Power" do seu teclado ou dê um toque rápido no botão "Power" do gabinete. O efeito é o mesmo.
A insignificância do menu "Iniciar"
Apesar de eu já ter falado que eu já não sinto mais falta do menu Iniciar, o fato era que eu ainda me sentia perdido quando precisava acessar algo que ficava no antigo menu. Mas acabei descobrindo um recurso que me fez esquecer que o menu Iniciar um dia existiu. Estou falando daquele menu que aparece ao clicar com o botão direito do mouse no local onde ficava o botão Iniciar.
Antes de eu instalar o Windows 8 Consumer Preview eu já havia lido um review sobre esse novo menu de contexto, mas nem dei importância para as opções que apareciam ali, pois achava que não iria precisar delas. Só mais tarde, lendo um outro review é que fui dar a atenção que aquele menu merecia.
Ele simplesmente traz todas as opções que nós, os "power users", mais utilizamos. A maioria das opções que nós acessávamos através da caixa de diálogo "Executar" estão ali, a um clique do mouse. Não precisa digitar, não precisar usar a busca da tela "Start", basta abrir o menu e clicar na opção desejada. Simples e rápido ou, como a Microsoft faz questão de repetir, "rápido e fluido"!
Não preciso mais de ícones na área de trabalho e nem ressucitar o menu Iniciar. Está tudo ali. Agora nunca mais vou me bater para achar aonde está o "Gerenciador de dispositivos"!
A televisão
Como eu havia dito anteriormente, ficou faltando instalar a placa sintonizadora de TV para ver se funciona no Windows 8. E foi exatamente o que eu fiz hoje.
A placa em questão é uma VisusTV Extreme PCIe VI8507, que utiliza o slot PCI Express x1 da placa-mãe. Ela já vem com o driver para o Windows 7 e deve ser o item mais novo que eu tenho no meu PC - faz um ano que eu a comprei.
Como o Gerenciador de dispositivo já a havia detectado, a única coisa que faltava era instalar o driver. Optei por baixar o driver no site do fabricante ao invés de utilizar os que vieram no CD que acompanha a placa. A instalação do driver - como era de se esperar - ocorreu dentro da normalidade sem nenhum problema sequer.
Antes de instalar o software que acompanha a placa, resolvi testá-la no Windows Media Center, para ver se ela seria detectada. No entanto, num primeiro momento, o Media Center não conseguiu sintonizar os canais. Inseri então o CD da placa-mãe a fim de instalar o software da placa, e lá eu encontrei uma pasta chamada "Vista Pack". Dentro dessa pasta havia um instalador com um nome parecido com "MPEG2 Encoder (MCE)". Entendi que,a grosso modo, se eu instalasse isso, o Media Center seria capaz de sintonizar a TV. Segui em frente e dito e feito. Abri o Media Center novamente e agora já era possível sintonizar os canais de TV. Mas mesmo assim vou acabar instalando o software que veio com a placa. O Media Center é muito pesado para o meu PC e acaba ficando lento.
O novo "Abrir com"
Quando fui baixar o driver da minha placa de TV no site do fabricante, vi que também havia um manual da placa disponível para download. Baixei, mas o manual veio no formato DOC e só então me lembrei que não havia instalado o visualizador do Word ainda - custava terem disponibilizado o manual em PDF? Mas mesmo assim resolvi dar um duplo-clique no arquivo para ver se ele abria no WordPad. Para a minha surpresa, abriu a caixa de diálogo "Abrir com", mas ela apareceu com um visual totalmente diferente. Agora ela apresenta um visual mais simples, baseado na interface Metro.
No final, aparecem as já conhecidas opções para procurar um programa no computador ou na Web, mas há uma nova opção: procurar na loja de aplicativos.
Ao escolher um aplicativo ele será automaticamente definido como o padrão para abrir aquele tipo de arquivo. Não há mais a opção que permite abrir o arquivo com determinado programa sem torná-lo padrão. Uma pena, pois agora todos os arquivos DOC do meu sistema abrirão com o WordPad até que eu instale um programa apropriado para lidar com essa extensão.
----------
Atualizado em 10/03/2012 5:07 PM:
A placa de vídeo
Instalei a placa de vídeo para ver se ele funcionaria no Windows 8. Infelizmente não funcionou. Ocorreu o mesmo problema que ocorrera com o Windows 7. O sistema teve problemas para detectar o slot PCI Express x16 da placa-mãe e, por consequência, o que houvesse instalado nesse slot. Atualizar o BIOS parece solucionar o problema, mas como a versão mais recente não saiu do Beta, prefiro não arriscar.
Continuarei com o vídeo integrado da placa-mãe mesmo. Pena que não há saída digital para o monitor. A única saída disponível é a DSUB, aquele conector azul. A imagem fica muito ruim quando o monitor está conectado à ela. O contraste fica muito baixo, o brilho muito alto e as cores mais claras ficam impossíveis de se ver. Não há ajuste ou calibragem que resolva. O jeito é conviver com isso até comprar um computador novo.
Por _Lucas_, exclusivamente para o Fórum do BABOO.