Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

Access calculos

• Faça login para responder
9 respostas neste tópico

#1 eduardovidros

eduardovidros
  • Participante
  • 34 mensagens

Publicado 22 November 2011 - 03:52 PM

Boa tarde, estou criando um sistema pelo access, esse sistema é de uma vidraçaria.

Tenho a necessidade de criar um modulo de calculos.

1º Um formulário de Pedido (tradicional, Nome, endereço, selecionado do cadastro do cliente)-ok
2º na parte onde seleciono os produtos, eu vou selecionar projetos (portas janelas e etc), em cada projetos são utilizados vidros, perfis de aluminio e ferragens...como fazer para selecionar esses itens no meu estoque, formando assim uma janela por exemplo.

utilizarei VBA para essa parte, gostaria de dicas como fazer

Exemplo: em 1 janela de 1.00 x 1.20, eu utilizo:

-1.2 m² de vidro(metro quadrado)
-1 metro de aluminio "u"(metro linear)
-1 metro de aluminio de vedação(metro linear)
-1.20 metro de trilho( metro linear)
-2 roldanas (peça)
-2 trincos(peça)

Agradeço.

#2 nickosoft

nickosoft

Hardware Expert

• Colaborador
  • 3377 mensagens

Publicado 22 November 2011 - 05:28 PM

imaginando q sua vidracaria faça as pecas sob medidas, não tem como você padronizar isso, ou você tem formulas q usa pra obter o total da materia prima, e vai ter q criar funcoes para isso, ou vai ter q entrar manualmente mesmo, mas com certeza alguma formula você usa pra tirar pelo menos como base o uso da materia
VB.Net & C#

#3 eduardovidros

eduardovidros
  • Participante
  • 34 mensagens

Publicado 22 November 2011 - 10:46 PM

Boa noite, poderia te enviar uma planilha que eu tenho, com o procedimento que deve ser executado,
o que me confunde é isso eu tenho em planilha exel, mas gostaria de criar o sitema em access por achar mais facil de fazer os formulários...
se puder me passar seu e-mail,

Grato Eduardo Paiva

#4 nickosoft

nickosoft

Hardware Expert

• Colaborador
  • 3377 mensagens

Publicado 23 November 2011 - 05:22 AM

entao, essas formulas podem ser aplicadas no formulario do seu programa sim...é um tanto complicado essa parte da pratica ser passada pro PC
um jeito simples e pratico seria você ter uma formula pra janela uma pra porta e assim vai...e no formulario você ter algum meio de especificar o produto final, pra ser feito o calculo com a formula correta....
VB.Net & C#

#5 eduardovidros

eduardovidros
  • Participante
  • 34 mensagens

Publicado 23 November 2011 - 09:23 AM

Bom dia, então seria para eu fazer o seguinte, faço a relação dos materias utilizados em um modelo de janela por exemplo, e com isso monto um banco de dados de projetos, contendo janelas portas e etc.
Quando eu selecionar aquele projeto para inclui-lo no orçamento do cliente, eu coloco a medida do vão da janela e automaticamente ela me passa o valor, de acordo com o tipo de material cadastrado para aquele projeto

Seria isso?

Att Eduardo Paiva

#6 nickosoft

nickosoft

Hardware Expert

• Colaborador
  • 3377 mensagens

Publicado 23 November 2011 - 11:18 AM

é seria +ou- isso mesmo....
você tem q saber os materiais q vai na janela...e isso estaria cadastrado pra esse item janela...aplicando suas formulas, você tira +ou- o q sera gasto de material....
por exemplo uma porta....
materia prima da porta: porta, batente, 3 dobradicas, 1 fechadura, 50 parafusos, 10 pregos...
pra saber a medida da folha de porta é HxL 2,50x1,20=3mts quadrado...

ja fiz um programa nesse sentido, mas era tudo fixo, a empresa trabalhava fazendo bancos e acabamentos em couro pra uma montadora, entao banco de tal carro, é Xdisso Ydakilo, tudo estabelecido...
VB.Net & C#

#7 eduardovidros

eduardovidros
  • Participante
  • 34 mensagens

Publicado 23 November 2011 - 12:55 PM

eu sei quais são os materiais, so que o complicado e que no caso do perfil de aluminio, existem perfis que so são utilizados na altura e utros que so são ultilizados na largura, como trilho. Como posso fazer esse tipo de cadastro e fazer com que quando eu slecione um projeto, eu coloque as medidas e autmaticamente ele faça o calculo dos perfis, ferragens e vidros.
isso que nao consigo saber...

tinha pensado em criar um cadastro de em uma tabela assim:

Tipo aluminio altura aluminio largura vidro ferragens
janela 4 folhas perfil "u" cavalão trilho superior 4 roldanas
perfil "u" cavalinho trilho inferior 2 trincos
perfil de vedação 2 puxadores
____________________________________________________________________________________________________

janela 2 folhas perfil.... e etc

Só que como vou colocar isso em uma tabela e como fazer para buscar os valores no estoque...

#8 nickosoft

nickosoft

Hardware Expert

• Colaborador
  • 3377 mensagens

Publicado 23 November 2011 - 05:13 PM

poderia ser algo assim
tabela de produtos...
cod 1 produto janela redonda
cod 2 produto janela 2 folhas

materia prima
cod 1 item folha redonda
cod 1 item vidro redondo
cod 2 item folha de vidro
cod 2 item placa de aco
cod 2 fechadura bla bla bla..

seria 2 tabelas, uma o produto final e um codigo...
uma segunda tabela, onde teria o material de cada produto final
veja no ex q coloquei, o cod da tabela 2 é referente ao codigo do produto final da primeira...

e se os modelos sao tao parecidos, pode ser q na primeira tabela ainda precise de uma campo detalhes pra constar algumas informacoes pra diferenciar os varios modelos...

seria o mesmo caso por exemplo cadastro de micros para venda...
micro 1 ai consta toda a configuracao....as pecas dele....
micro 2 podem ter as mesmas pecas do primeiro, mas se é 2, o micro é 2 alguma coisa tem a + ou a -, ou algo diferente...
micro 3 a mesma coisa.....
VB.Net & C#

#9 eduardovidros

eduardovidros
  • Participante
  • 34 mensagens

Publicado 26 November 2011 - 10:31 AM

Show, mas no meu caso tem a situação os calculos...
altura x largura e lembrando que em relação ao aluminio, existem peças que são só para altura e outras para a largura...
poderia enviar um modelo de como é, só que é em exel, so que não consigo anexar aqui pelo forum, como posso fazer?

Abraço!

#10 nickosoft

nickosoft

Hardware Expert

• Colaborador
  • 3377 mensagens

Publicado 26 November 2011 - 02:53 PM

nao sei como anexar....
entao na tabela das materias primas você tem q incluir todos os materiais, nao importa onde serao usados, se sao usados no produto final tera q constar nessa tabela...ai ja na hora do calculo, q você determina e joga cada materia prima na formula q tem...ou seja....cada produto final tera uma formula especifica pra ele
VB.Net & C#

Tópicos Relacionados Collapse

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!