Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

Erro ao iniciar o Windows 98

Win9x

• Faça login para responder
16 respostas neste tópico

#1 Vitorxs

Vitorxs
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 03 April 2010 - 09:40 PM

No meu outro computador quando vou iniciar aparaece a seguinte mensagem:

Um arquivo DLL requerido C:\WINDOWS/SYSTEM/SHLWAPI.DLL não foi enconrado

Depois aparece uma mensagem assim:

Erro ao carregar o explorer.exe.
O Windows precisa ser reinstalado

depois aparece novamente a primeira mensagem

Não tenho cd de inicialização nem de instalação do Windows 98

#2 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7187 mensagens

Publicado 04 April 2010 - 07:59 AM

Bem-vindo ao Fórum, Vitorxs!

Sem o CD do Windows fica difícil, mas vejamos o que é possível fazer para sanar o problema nessas condições.

Primeiramente baixe do endereço a seguir o arquivo DLL que o Windows alega estar faltando:

http://rapidshare.co...hlwapi.dll.html

Em seguida copie o arquivo para a pasta C:\WINDOWS\SYSTEM do PC que está com o problema.

Reinicie o computador e veja se consegue entrar no Windows normalmente. Caso apareça mais alguma mensagem de erro poste-a aqui.

Boa sorte! (Y)

#3 Vitorxs

Vitorxs
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 04 April 2010 - 11:04 AM

Obrigado
Mas não estou conseguindo acessar o Menu Iniciar nem nada depois de aparecer as mensagem não dá para fazer mais nada só aparece o papel de parede.

#4 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7187 mensagens

Publicado 04 April 2010 - 12:24 PM

Olá Vitor.

Se você possuir um disquete vazio à disposição, poderá criar um disco de inicialização para poder acessar os dados do PC. Basta seguir as instruções do tópico a seguir:

- Pegue o seu disco de boot aqui

Após criar o disco, baixe o arquivo DLL no endereço indicado na minha resposta anterior e acrescente-o ao disquete. Insira o disquete no PC que está apresentando o problema e inicialize o computador através dele. Será perguntado se você deseja inicializar com suporte à CD-ROM ou não. Como não utilizaremos CD nesse procedimento, qualquer uma das opções é válida. Concluída a inicialização, digite o comando a seguir e tecle enter:

COPY a:\shlwapi.dll c:\windows\system /Y

Aguarde até que a operação seja concluída, remova o disquete e reinicie o computador.

Veja se após seguir essas etapas você consegue entrar no Windows.

Boa sorte! (Y)

#5 Vitorxs

Vitorxs
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 04 April 2010 - 04:26 PM

Eu estou na casa de minha avó aqui está meu PC mais antigo e um disquete vazio eu tenho mais no PC que eu estou a Unidade de disquete não está funcionando então eu acho que só vou poder tentar final de semana que vem. (Y)

Mesmo assim obrigado

#6 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7187 mensagens

Publicado 04 April 2010 - 06:40 PM

Olá Vitor.

Veja se você consegue realizar o procedimento com um CD de inicialização. Há um tutorial explicando passo-a-passo como fazer:

http://www.babooforu...howtopic=385949

No seu caso será necessário fazer algumas adapatações:

No passo 3 do tutorial, marque a opção Arquivo de imagem, utilize o arquivo a seguir e habilite a emulação de drive de disquete:

http://rapidshare.co..._win98.img.html

No passo 9, onde você teria de gravar os arquivos de instalação do Windows, grave apenas a DLL que você precisa substituir - shlwapi.dll.

Quando você inicializar a partir do CD, o boot funcionará como se estivesse em um disquete. Nesse caso habilite o suporte a CD-ROM e atente para a letra da unidade de CD que será informada. Assim que a inicialização for concluída, você verá o prompt apontando para a unidade A:\, pois trata-se de uma emulação do disquete. Execute o mesmo comando citado na minha resposta anterior, mas substitua a letra da unidade A: pela letra da unidade de CD.

Boa sorte! (Y)

#7 Vitorxs

Vitorxs
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 04 April 2010 - 10:34 PM

Obrigado mas só poderei tentar no fim de semana que vem quando voltarei para a casa de minha avó enquanto isso vou preparando o disco.

Parabéns pelos seus conhecimentos!

#8 Vitorxs

Vitorxs
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 08 April 2010 - 01:43 PM

O arquivo SHLWAPI.DLL não cabe no disquete se colocar em um cd da certo?

#9 _Lucas_

_Lucas_

Equipe BABOO

• Colaborador
  • 7187 mensagens

Publicado 09 April 2010 - 12:58 AM

O arquivo SHLWAPI.DLL não cabe no disquete se colocar em um cd da certo?

Realmente você tem razão. Esse detalhe me passou despercebido. (Y)

Mas dá para colocar num CD sim. Basta fazer conforme explicado na minha resposta anterior.

Boa sorte! (Y)

#10 Vitorxs

Vitorxs
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 09 April 2010 - 03:41 PM

O Nero que uso aqui é o 7 Essentials e não estou conseguindo fazer o disco por ele.

Da para usar o disquete e o dll no cd?

Tópicos Relacionados Collapse

Tópicos com palavra-chave: Win9x

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!