Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto
TUTORIAL

Como realizar uma reclamação na ANATEL

TUTORIAL reclamar Anatel

• Faça login para responder
6 respostas neste tópico

#1 TOLOSCO

TOLOSCO
  • Participante
  • 64 mensagens

Publicado 05 January 2010 - 11:11 PM

Posted Image

Este tutorial tem como objetivo desmistificar e informar as pessoas como se realiza um cadastro e ou uma reclamação no site da ANATEL.
É bem simples.

1 - Acessando o site

Para acessar o site clique no endereço: https://sistemas.ana...ndimento.asp%3F

O site apresenta uma falha de certificado, como visto na imagem abaixo (Internet Explorer)

entrarnosite.jpg

*Obs, no Chrome ou Firefox esse aviso pode assustar, por ser apresentado em uma tela vermelha,
mas para este site e somente este site, é válido clicar para acessar.

Mas o site é confiável, pode acessar o site tranquilamente.

2 - Cadastrando

Realizar o cadastro é simples, e será explicado conforme imagens abaixo:

cadastrar.jpg

+ Caso tenha um cadastro no site basta informar os campos CPF e SENHA.
+ Caso não tenha, clicar em AINDA NÃO SOU CADASTRADO.

E prosseguir conforme imagem abaixo,

imagem3p.jpg

+ Informar o CPF e clicar em confirmar, uma outra tela de cadastro abrirá
solicitando outras informações, preencha tudo com dados verdadeiros.
Afinal se trata de um site do governo. Que lhe ajudará a resolver seus problemas.

3 - Acessando para realizar uma reclamação

Clique em concordo, mas leia antes, só para ter ciência do que se trata:

imagem4i.jpg

+ Feito isso clique em CADASTRAR SOLICITAÇÃO

imagem5e.jpg

+ Escolha o tipo de atendimento que deseja:

(Irei demonstrar o caminho para quem deseja reclamar sobre ENTREGA DE VELOCIDADE)
TIPO DE ATENDIMENTO = RECLAMAÇÃO

imagem6r.jpg

+ Escolha o serviço:
TIPO DE SERVIÇO = SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E MULTIMIDIA

+ Escolha a Modalidade do Serviço:
MODALIDADE = BANDA LARGA ADSL Existem outras opções como WIFI, WiMAX, Internet a Rádio, VoIP.

+ Escolha o Motivo:
MOTIVO = REPARO

+ Escolha o SubMotivo:
SUBMOTIVO = CONEXÃO

+ Escolha a categoria:
CATEGORIA = VELOCIDADE

ESTE SERÁ O CAMINHO COMPLETO
imagem8e.jpg

Será então apresentada a tela onde a reclamação deve ser preenchida:

imagem9d.jpg

após preencher você poderá anexar um texto em seu tramite, (que é recomendado)
seja direto na descrição do problema e anexe um documento detalhado, por exemplo um PDF ou arquivo do Word.

Mas antes de realizar uma reclamação na ANATEL tente um contato na sua prestadora,
dê a chance dela tentar resolver seu problema, MAS SEMPRE ANOTE OS NÚMEROS DOS PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO,
ESTES SÃO MUITOS IMPORTANTES PARA A RESOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA E A ANATEL IRÁ PEDIR.

Espero que estas dicas sirvam para muitos que assim como eu, tiveram problemas com a operadora.
E só consegui resolver o meu dessa forma. (Veja o tópico)

Após todo o cadastro existirá um histórico que você terá acesso,
nesse histórico é possível ver como anda seu processo.

Uma cópia é enviada a operadora, e ela tem 5 dias úteis para resolver seu problema, caso não se resolva
entre em contado com a
ANATEL PELO NUMERO 133

Caso queira processar a operadora você pode solicitar a ANATEL uma cópia do seu atendimento para anexar
ao processo, leva um tempo mas é do seu direito, (Veja matéria)

Abraços!!!

#2 AVE PHOENIX

AVE PHOENIX

Hardware Expert

• Colaborador
  • 4675 mensagens

Publicado 05 January 2010 - 11:16 PM

Muito bom esse tópico e vou piná-lo na área! (Y)
Dúvidas enviadas por MP não serão respondidas. Poste-as no Fórum!

#3 abbnneerr

abbnneerr
  • Participante
  • 18 mensagens

Publicado 05 January 2011 - 02:21 PM

Cara meus parabens post, porém só achei estanho esse tal de .ana no meio do link...

então não iriei arriscar valeu

https://sistemas.ana...ndimento.asp%3F

#4 maiconRs

maiconRs
  • Participante
  • 3 mensagens

Publicado 22 April 2011 - 12:17 PM

eaw gente esse é o site da anatel http://www.anatel.go...rtalInternet.do espero ter ajudado ok.

#5 ppedro

ppedro
  • Participante
  • 20 mensagens

Publicado 08 July 2011 - 03:18 PM

muito bom o topico, aposto que muitas operadoras de telefone morrem de medo que a gente faça isso, ja vou me cadastrar aqui pq pouquissima gente que tem problemas faz isso, esses dias atendi uma cliente coitada que mandaram ela trocar toda a aparelhagem e cabeamento, custou +/- uns 500 pila e nao resolveu o problema dela que era com a fucking operadora, sao uns cara de pau provavelmente devem ter dado um link pra ela que ja estava sobrecarregado, só depois de ameaçar a operadora eles começam a pensar, é incrivel, voce liga la começa toda a lenga lenga de ligar modem, fazer o teatro, mas dai voce fala a palavra magica "cancelar linha" e aí, OPA vou transferi voce prum tecnico kkkkkk

#6 wagnerhoelz

wagnerhoelz
  • Participante
  • 2 mensagens

Publicado 16 October 2011 - 06:43 PM

TEM UM TELEFONE QUE A TELEFONICA NÃO PASSA A NINGUEM PQ CADA RECLAMAÇÃO ELA TEM UMA MULTA DE 3 MIL PARA CADA RECLAMAÇÃO A CENTRAL SE CHAMA OBUDMAN 08007751212 ( LÁ você FALA DA BAIXA VELOCIDADE E SE TIVER também PROBLEMA COM O TEL.)

ESPERO ESTA AJUDANDO.

ABRAÇO E TENHA UMA OTIMA SEMANA.

#7 rodneyos

rodneyos
  • Participante
  • 108 mensagens

Publicado 28 March 2012 - 10:58 AM

O que poucos sabem é que a ANATEL apesar de ser a agência reguladora, não regula é nada...
Eu tive reclamação registrada lá, contra a empresa de telefonia OI Brasiltelecom, que demoraram QUATRO meses para resolver o problema. E digo mais... Não resolveram por causa da ANATEL não... Resolveu porque num certo dia mantive contato com a própria empresa e um bom samaritano fez o que ninguém tinha feito antes: Excluiu o serviço que estava lançado erroneamente em minha conta.
Eu fazia reiterações diárias. Ao todo foram 23 reiterações da reclamação, e sem solução.

Quando se abre a reclamação, a empresa mantém contato no dia seguinte ou no mais tardar no segundo dia. "Tentam" resolver o problema e tchau...
Me disseram que caso não resolvessem no prazo de quatro ou sete dias, a empresa teria multa diária. Balela!!! Se fosse assim, a Oi Brasiltelecom não demoraria tanto tempo para NÃO resolver o meu problema.
Proc. INTEL i7 930 2.80GHz
MB ASUS P6X58D
Mem 6144MB DDR3 1333MHz CORSAIR
HD SATAII 1TB WESTERN DIGITAL 7.200 64MB
LG DVD BH10LS30
LG DVD GH22NS50
VGA HD5670 512MB
Monitor AOC F22S

Tópicos com palavra-chave: TUTORIAL, reclamar, Anatel

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!