Geoprocessamento de Dados
Publicado 23 February 2003 - 09:58 PM
Publicado 23 February 2003 - 10:31 PM
nem todo mundo tem sua sorte e esse curso vale por 1000 certificações Microsoft. Muitos matam e morrem somente para para fazer o curso do INPE. Utilizo o ArcView com base de dados em Access para selecionar clientes com poder aquisitivo superior a US$ 2,5 mil. Cada vez mais, um número maior de empresas está utilizando os recursos de geoinformação como base para suas estratégias. Dados do Instituto Datacenso indicam que somente o mercado brasileiro de geoinformação encerrou 2002 com o faturamento global de R$ 1,5 bilhão e a estimativa é de chegar ao montante de R$ 1,7 bilhão neste ano. A pesquisa do instituto indicou também que a média de faturamento das empresas que atuam no segmento de geoinformação foi de R$ 4,9 milhões e neste ano deve crescer 14%.
Esse mercado engloba as área de agrimensura, GPS (localização por satélite), mapeamento digital, imagens de satélite, LBS(serviços baseados em localização), geomarketing, agricultura de precisão, GIS - sistemas de informações geográficas.
A Epson, por exemplo, realizou no segundo semestre de 2002 um mapeamento de mercados potenciais, onde foram levados em consideração itens como potencial de consumo por bairro, dividido em categorias como informática e material de consumo. A partir do levantamento, a fabricante cruzou as informações com uma base de dados própria para identificar onde as revendas deveriam estar localizadas e onde era preciso dar mais atenção a determinado parceiro.
Diante desse quadro, você ganhou sozinho na loteria e ainda não sabe. Imagine uma profissional de informática com especialização em GIS.
Com esse curso e uma habilidade para analisar informações, você será um profissional imbatível e mais remunerado que os simples escovadores de bytes e bits.
Publicado 23 February 2003 - 11:17 PM
Publicado 31 October 2003 - 05:37 PM
- matheusclp escreveu:
----------------
Valeu pela ajuda.....quer dizer que eu estou no caminho certo.....vou começar a me empenhar mais nisto (...)
----------------
- Quemel incentivou:
Caro Matheus,
se está no caminho certo? Leia abaixo, na íntegra esse mercado:
Negocios Inteligentes - Ferramentas de GIS ajudam a traçar planos estratégicos com o geomarketing.
Publicado 01 November 2003 - 01:26 PM
.....
adorei esta materia, quando você tiver mais materias falando sobre isso me mande uma MP.....Ps: tempos atrás eu postei que iria fazer faculdade de Sistema de Informação para que mais tarde eu possa me especializar em GIS, é este mesmo o caminho a seguir
....
Publicado 01 November 2003 - 08:56 PM
Caro Matheus,
em uma das pesquisas da USP/Unicamp que se chama Impact (monitoramento de mercado dos formados em até dois anos) revela que os melhores salários pagos estão na área comercial. Ou seja, empresas como IBM e Microsoft pegam os melhores talentos técnicos e depois de aproximadamente 5 anos de intenso trabalho de implementação de soluções, eles passam também a comercializar o mix.
Meu último grande trabalho foi em uma empresa de gestão ambiental , em três meses, tive que planejar, implementar e administrar um rede Windows 2000 Advanced Server com AD, Políticas de Segurança e Continuidade de Negócios com ajuda de um estagiário e estudande de Sistemas de Informação. Vou chamá-lo de RT. Ele tem apenas 23 anos e após 7 meses do projeto encerrado, a rede não teve sequer uma falha (até agora). Disse que o trabalho de rede qualquer pode fazer, mas caso opte por fazer carreira na empresa pode se dar muito bem, haja visto que o Msc em GIS saiu para tomar posse em cargo público. Estuda agora ele todas as possibilidades de GIS.
Se puder fazer o curso de Sistemas de Informação + o curso no INPE, sua vantagem competitiva já será maior. Por isso aproveite, esteja nos bancos acadêmicos não apenas para pegar o diploma, mas realmente para construir conhecimento e a manejar saberes.
Busque competências que o tornem mais do que um Analista de Sistemas, mas um Consultor de Negócios, aquele que saber lucrar com as informações que são extraidas dos sistemas.
Publicado 02 November 2003 - 02:49 AM
Publicado 02 November 2003 - 06:17 AM
Publicado 03 November 2003 - 10:30 AM
----------------
matrix3d escreveu:
----------------
Valeu matrix3d, eu realmente espero que tudo isso que você e o Quemel falaram realmente chegue a acontecer....sabe esta areá que eu já atuo...não é muito dificil....é muito bom, faço tudo com prazer, como se fosse um lazer....apesar de ser uma coisa que não admite erros...pois os calculos são os mais complexos possiveis, mas o computador nestas horas ajuda e muito..hehehe...e existem programas que fazem tudo....você só manuseia....
Publicado 14 April 2005 - 09:55 AM

Tópicos Relacionados
| Tópico | Fórum | Criado por | Estatísticas | Última atualização | |
|---|---|---|---|---|---|
Organizar os dados em "cascata".... |
Microsoft Office | elvio.tche |
|
|
|
Como fazer um sistema de login e senha em PHP usando dados do MySQL ? |
Desenvolvimento WEB | gudeabreu |
|