Jump to content

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!

Foto

Umas dicas de Língua Portuguesa!

• Tópico fechado Tópico fechado
35 respostas neste tópico

#1 Endeavour

Endeavour
  • Participante
  • 9720 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 01:38 PM

Fórum do Baboo também é cultura!

Galera, o nível de escrita aqui está meio ruim. Percebo que muitas dúvidas não são respondidas porque o tópico foi criado com uma linguagem truncada, incompreensível ou errada. Isso atrapalha a interpretação das dúvidas e consequentemente a resposta, se houver uma, pode não ser adequada. Algumas dicas para facilitar a vida e ao mesmo tempo instruir o pessoal a, digamos, ajudar-nos a ajudar!

- Acentuação é difícil. Se você não sabe onde pôr acentos, deixe sem nenhum... é melhor que poluir o texto com um excesso de diacríticos inócuos. Quem fala português sabe nativamente o som das palavras, não é preciso acentuar toda e qualquer sílaba.

- Não se usa crase antes de verbo e substantivo masculino. Ela é somente a contração de dois as: um artigo feminino e outro preposição.

- As frases sempre começam com letra maiúscula. Nomes próprios também, inclusive marcas (Nvidia, Intel etc.).

- K, W e Y não são usados em português, apenas em nomes que vêm de outras línguas. Aki, wow e fey são errados e ridículos.

- Vírgulas são importantes, mas tem que saber usar. Senão, o texto, fica, impraticável, chato, e, fatalmente, ninguém, tem, paciência, para, ler, nem, ajudar.

- Palavras difíceis como exceção, obsessão, pudesse, exímio, digno, adivinhar, trajeto, viagem e outras possuem grafia facilmente errável. Não é vergonha digitar no Google para saber a correta forma de escrevê-las. Leva um segundo e deixa seu texto mais legível, além de você aprender com isso.

- Tautologias (pleonasmos) são elimináveis. Exemplos: elo de ligação, encarar de frente, subir para cima, refazer de novo, mais um novo amigo e por aí vai.

- Hipérboles (exageros) são dispensáveis. Imensamente grande, pessimamente ruim, horrivelmente feio, lentíssimamente devagar. Nada disso.

- Alguns és têm som de is, mas na língua escrita são és mesmo. Peduricalhos, o que é, entende e corre são bons exemplos. Outra coisa: is no fim de palavras não são acentuados: ali, caqui, escondi, desci, subi, vi. Os verbos sair e cair são exceções: eu saí, eu caí, para diferenciar das formas ele sai, ele cai.

- Os pronome oblíquos existem. O lhe é usado para objetos indiretos, por exemplo: perguntei a ele é perguntei-lhe.

- Os objetos diretos exigem pronomes oblíquos também, mas de forma diferente: levei-o, deixei-o.

- Falando em oblíquos, quando a afirmativa é negativa, o pronome vai para antes do verbo: não lhe perguntei nada, não o trouxe hoje.

- Haver no sentido de existir não é flexionado no plural. Há dois casos. Houve vários relatos.

Sem querer delongar nem ser chato, paro por aqui. À medida que eu me lembrar, posto mais e se alguém quiser acrescentar algo na sequência, sinta-se à vontade, isto só nos ajudará.

Abraço a todos. (Y)
PC: C2Q Q9450 / G31T-M7 / 4GB 1066 MHz / HD5570 1GB / 1TB / X223w / Windows 7 x64 SP1
HTPC: Phenom II 945 / M4A88TD / 4GB 1333MHz / HD 6570 / 1TB / 46EX405 / Windows 7 x64 SP1
Laptop: i3 / 4 GB 1333 / Intel HD 2000 / 500GB / Windows 7 x64 SP1

#2 NEOLUFT

NEOLUFT
  • Participante
  • 495 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 02:51 PM

Excelente.

(Y)

#3 gbusatta

gbusatta
  • Participante
  • 193 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 02:53 PM

Boa!! Otimas dicas!
hehehehe.... (Y)

"Niguem nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para a compartilharmos e aprendermos coisas novas!"
Paciência é uma virtude da qual poucos a possuem!

#4 Sanchez

Sanchez
  • Participante
  • 7534 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 03:42 PM

(Y) De muito bom gosto, ENDEAVOUR...Cultura + Tecnologia = FORUM (Y)

#5 AVE PHOENIX

AVE PHOENIX

Hardware Expert

• Colaborador
  • 4675 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 05:53 PM

(Y) De muito bom gosto, ENDEAVOUR...Cultura + Tecnologia = FORUM (Y)

Excelente iniciativa e parabéns amigo End! ;)
Ficará em destaque na área porque merece!
Dúvidas enviadas por MP não serão respondidas. Poste-as no Fórum!

#6 Endeavour

Endeavour
  • Participante
  • 9720 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 10:10 PM

A portuguesa, como toda língua, é viva. A gramática culta não consegue acompanhar a evolução coloquial do idioma. Se formos analizar, existem centenas, talvez milhares de exemplos em que a gramática culta soa "mal" e a forma incorreta soa "melhor". Alguns poucos exemplos:

- Isso fica entre você e mim. As pessoas dizem 'você e eu', soa melhor, apesar de errado.

- Dei-lhe permissão para ir. O que se ouve é 'te dei', com dois objetos diretos.

- Voltar ao Windows 98 é uma involução. A maioria não sabe que involuir é o oposto de evoluir.

- Espantei-me daquilo. A maioria diria: Espantei com aquilo. Adeus aos reflexivos.

- A gente voltava da viagem. Hoje as pessoas dizem 'a gente' para facilitar a flexão verbal, em detrimento do nós.

- Não suportou a perda do campeonato. O que se ouve por aí é a 'perca'.

- Levou-o ao colégio. Isso no colóquio é 'levou ele'. Adeus aos pronomes oblíquos.

- Havia comprado carne. Já ouvi muitas vezes 'havia compro carne'. Particípio tem regras e são ignoradas quase sempre.

- Onde você viu isso? Aonde só é usado quando ligado a verbos de movimento, por exemplo: Aonde você vai?

Agora eu pergunto: quem está certo? O colóquio, que simplifica, reduz, modifica e corta palavras, ou a gramática que se mantém inflexível e rígida, cada vez mais distante da realidade?

É um assunto polêmico!
PC: C2Q Q9450 / G31T-M7 / 4GB 1066 MHz / HD5570 1GB / 1TB / X223w / Windows 7 x64 SP1
HTPC: Phenom II 945 / M4A88TD / 4GB 1333MHz / HD 6570 / 1TB / 46EX405 / Windows 7 x64 SP1

#7 f-o-x

f-o-x
  • Participante
  • 3463 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 11:09 PM

Nossa! Ótimo tópico, apoiado. ;)

Pois, eu, tento responder nos tópicos o máximo de um português correto e lindo. (Y)

Abraços! (Y)

Editado por f-o-x, 28 July 2009 - 11:10 PM.

#8 Leonam2006

Leonam2006
  • Participante
  • 851 mensagens

Publicado 28 July 2009 - 11:41 PM

Boa noite a todos.

Congratulações Endeavour.
Belo tópico.

Apenas acrescentando, mais cultura, o verbo haver e fazer, no sentido de indicar "Tempo", permanece no Singular.
Por ex. Faz dez anos que não A vejo e "Havia decorrido alguns dias quando fui informado"

Abraço.
Não deixe de nos informar se a dica ou as dicas funcionaram

#9 RiPaX

RiPaX
  • Participante
  • 34 mensagens

Publicado 29 July 2009 - 07:45 AM

- Hipérboles (exageros) são dispensáveis. Imensamente grande, pessimamente ruim, horrivelmente feio, lentíssimamente devagar. Nada disso.

Tem certeza que existe esta palavra ? Eu não tenho, e se existir mesmo não seria assim a grafia..

A minha opinião é que você deve ser compreendido quando fala e escreve, o nosso caso. Num fórum de internet o ambiente não precisa ser tão formal, a ponto de seguir à risca todas as regras do português, mesmo porque são poucas pessoas que conhecem realmente devido a sua dificuldade, claro que eu acredito que o bom português é fundamental não precisamos matar a nossa língua também.

Parabéns pela iniciativa Endeavour !

#10 Endeavour

Endeavour
  • Participante
  • 9720 mensagens

Publicado 29 July 2009 - 10:29 AM

Tem certeza que existe esta palavra ? Eu não tenho, e se existir mesmo não seria assim a grafia..

A minha opinião é que você deve ser compreendido quando fala e escreve, o nosso caso. Num fórum de internet o ambiente não precisa ser tão formal, a ponto de seguir à risca todas as regras do português, mesmo porque são poucas pessoas que conhecem realmente devido a sua dificuldade, claro que eu acredito que o bom português é fundamental não precisamos matar a nossa língua também.

Parabéns pela iniciativa Endeavour !

É um italianismo, influência da imigração e consequente mesclagem da língua deles com o português aqui no Brasil. Da mesma forma, usa-se o verbo "desabilitar", que não existe em português. É um galicismo moderno. O correto seria inabilitar. Vícios de linguagem que caíram no uso corrente e devem acabar sendo incorporados ao português em um futuro indeterminado.

Obrigado pela colaboração! (Y)

Tópicos Relacionados Collapse

Ganhe $$$ escrevendo tutoriais para nós!