Galera, o nível de escrita aqui está meio ruim. Percebo que muitas dúvidas não são respondidas porque o tópico foi criado com uma linguagem truncada, incompreensível ou errada. Isso atrapalha a interpretação das dúvidas e consequentemente a resposta, se houver uma, pode não ser adequada. Algumas dicas para facilitar a vida e ao mesmo tempo instruir o pessoal a, digamos, ajudar-nos a ajudar!
- Acentuação é difícil. Se você não sabe onde pôr acentos, deixe sem nenhum... é melhor que poluir o texto com um excesso de diacríticos inócuos. Quem fala português sabe nativamente o som das palavras, não é preciso acentuar toda e qualquer sílaba.
- Não se usa crase antes de verbo e substantivo masculino. Ela é somente a contração de dois as: um artigo feminino e outro preposição.
- As frases sempre começam com letra maiúscula. Nomes próprios também, inclusive marcas (Nvidia, Intel etc.).
- K, W e Y não são usados em português, apenas em nomes que vêm de outras línguas. Aki, wow e fey são errados e ridículos.
- Vírgulas são importantes, mas tem que saber usar. Senão, o texto, fica, impraticável, chato, e, fatalmente, ninguém, tem, paciência, para, ler, nem, ajudar.
- Palavras difíceis como exceção, obsessão, pudesse, exímio, digno, adivinhar, trajeto, viagem e outras possuem grafia facilmente errável. Não é vergonha digitar no Google para saber a correta forma de escrevê-las. Leva um segundo e deixa seu texto mais legível, além de você aprender com isso.
- Tautologias (pleonasmos) são elimináveis. Exemplos: elo de ligação, encarar de frente, subir para cima, refazer de novo, mais um novo amigo e por aí vai.
- Hipérboles (exageros) são dispensáveis. Imensamente grande, pessimamente ruim, horrivelmente feio, lentíssimamente devagar. Nada disso.
- Alguns és têm som de is, mas na língua escrita são és mesmo. Peduricalhos, o que é, entende e corre são bons exemplos. Outra coisa: is no fim de palavras não são acentuados: ali, caqui, escondi, desci, subi, vi. Os verbos sair e cair são exceções: eu saí, eu caí, para diferenciar das formas ele sai, ele cai.
- Os pronome oblíquos existem. O lhe é usado para objetos indiretos, por exemplo: perguntei a ele é perguntei-lhe.
- Os objetos diretos exigem pronomes oblíquos também, mas de forma diferente: levei-o, deixei-o.
- Falando em oblíquos, quando a afirmativa é negativa, o pronome vai para antes do verbo: não lhe perguntei nada, não o trouxe hoje.
- Haver no sentido de existir não é flexionado no plural. Há dois casos. Houve vários relatos.
Sem querer delongar nem ser chato, paro por aqui. À medida que eu me lembrar, posto mais e se alguém quiser acrescentar algo na sequência, sinta-se à vontade, isto só nos ajudará.
Abraço a todos.

Tópico fechado