Todos sabemos que a Creative está entre as principais empresas quando o assunto é drivers problemáticos e produtos sem suporte. Após o lançamento do Windows Vista a situação ficou ainda pior, já que diversas de suas placas mais antigas não ganharam drivers oficiais, com isso alguns usuários de produtos da empresa se aventuraram e foram atrás para desenvolver versões alternativas desses drivers, entre eles está o famoso Daniel_K, que liberou diversas versões de drivers para Windows Vista, em especial para a série X-Fi. Até ai tudo bem, mas na sexta-feira foi criado um tópico nos fóruns da própria Creative direcionado ao usuário Daniel_K, solicitando que o mesmo parasse de desenvolver tais drivers, alegando que entre os motivos Daniel_K estaria quebrando regras de Copyright e patentes, mesmo que a Creative nem pense em lançar versões de drivers/softwares a altura do que seus usuários esperam de um produto caro e específico como as placas da série X-Fi. Com isso vimos se iniciar uma série de novos registros de usuários revoltados e decepcionados com a empresa, vários deles se registrando no site da Creative apenas para apoiar Daniel_K e enviar mensagens que estariam abandonando os produtos da Creative, marca que sempre foi referência quando o assunto é Áudio no PC.
Diversos sites de games/hardwares/tecnologia ao redor da internet já começam a fazer fortes criticas a empresa, e o que a princípio era um assunto de pouca importância, virou um dos maiores "tumultos" criados por uma empresa contra um usuário que desenvolve drivers alternativos, logicamente, gerando uma imagem extremamente negativa para a Creative, e que a curto/médio prazo poderá influenciar e muito na venda de produtos voltados ao público gamer e a clientes mais avançados, já que drivers como os "criados" por Daniel_K são de extrema importância para utilizar diversas funções dos produtos Creative, principalmente quando o assunto é Windows Vista.
Para quem quiser se informar e acompanhar o tópico a respeito desse assunto nos fóruns da Creative:
http://forums.creative.com/creativelabs/bo...hread.id=116332
4 respostas neste tópico
Postado 01 April 2008 - 11:48 AM
Gamer VI - SAMURAI - Silver l ASUS P5KE l EVGA Geforce 8800 GTS 320MB DDR3 l 2x1G DDR2 800 G.Skill BHZ l Core 2 Duo 6300 l Zalman CNPS9500 LED l HD Western Digital Sata II NCQ 160G l XBOX 360 Controller l ASUS DRW-1814BLT l Microsoft Habu l Logitech Media Keyboard Elite l LG L196WTQ-BF l Fonte 500W OCZ StealthXStream l Sound Blaster Live 24 bits l Logitech Orbit
Postado 01 April 2008 - 12:54 PM
Hum bom saber, eu estava querendo justamente montar um computador com uma placa X-Fi da Creative. Já tive problemas com drivers para a SB Live! que mal foram atualizados para Windows XP. Isto inclusive deveria ser um lei, assim como empresas são obrigadas a prestar assistência técnica, empresas de software deveriam sempre oferecer drivers atualizados para os principais sistemas operacionais.
Postado 04 April 2008 - 03:07 PM
Eu tomei conhecimento desta notícia essa semana e criei coragem pra testar esse drive do daniel, olha eu tenho uma Sound Blaster Live! 24bit 7.1, com o drive oficial da creative indicado pro meu modelo simplesmente não havia total suporte a qualidade do som e as funções que antes havia no XP eram ocultas no windows vista, eu sempre desconfiei que haveria uma forma de habilitar mais como não manjo de programação deixei pra lá, só que pra minha alegria depois que instalei o drive do daniel minha placa ficou perfeita no vista, nos jogos com 5.1 cada caixinha tem seu som independente como deveria ser, todas as funções escondidas estão habilitadas e os bugs tirados, todas as empresas tem estratégias de venda e por marcação de território digamos assim, fazem esse tipo de coisa, só que aqui no Brasil é um prejuízo enorme pra gente que paga altas taxas por um hardware, lá fora talvez as pessoas nem liguem pra essa polêmica pois parece ser bem mais acessível pra eles comprarem uma placa nova se o fabricante assim fazer ele entender.
De qualquer forma acho que isso vai bater de frente nas vendas por aqui pelo menos, pra que pagar caro numa placa nova se a antiga tem o mesmo suporte com o drive oficial modificado ?.....
De qualquer forma acho que isso vai bater de frente nas vendas por aqui pelo menos, pra que pagar caro numa placa nova se a antiga tem o mesmo suporte com o drive oficial modificado ?.....
Gigabyte G31M-S2L - C2D E7200 - XFX GTS250 - 4GB Kingston DDR2 800mhz, e outras coisinhas..rs.
Postado 07 April 2008 - 11:54 PM
O que a gente nota nitidamente é que esse pessoal da creative labs estão mais preocupados com a suposta violação dos direitos autorais do software deles e pelo o que eu li, essa pessoa que compilou drivers especificos para o Vista fez um ótimo trabalho.
É uma pouca-vergonha você comprar e pagar tão caro por uma placa de som e na hora que você baixa e instala o driver feito por eles para o Vista o som é de "taquara rachada" já que, depois desse episódio os drivers oferecidos por eles não passam de resenhas mal escritas.
Esse foi um dos motivos que me fizeram desistir do Vista já que para mim qualidade sonóra num PC é fundamental.
Se essa gente tiver um minimo de sensibilidade e de respeito aos seus consumidores das duas uma:
"Ou contrata esse cidadão ou tomam vergonha na cara compilando drivers decentes para a nova plataforma da Microsoft"
Isto serviu para mostrar-nos de como é plenamente possível a compilação de drivers corretamente escritos e que funcionam adequadamente na nova plataforma da Microsoft.
Isso aí ainda dará "muito pano pra manga", porém, dou os parabéns ao Daniel_K que deu uma direta de direita na cara desse pessoal preguiçoso e incompetente!
Editado: Eu localizei o link e estou baixando o driver desenvolvido pelo Daniel para a minha Audigy e faço muita questão de testar!
O mesmo driver disponibilizado pela Creative para o Vista é um lixo!
Vou testar com calma e depois eu postarei o resultado.
É uma pouca-vergonha você comprar e pagar tão caro por uma placa de som e na hora que você baixa e instala o driver feito por eles para o Vista o som é de "taquara rachada" já que, depois desse episódio os drivers oferecidos por eles não passam de resenhas mal escritas.
Esse foi um dos motivos que me fizeram desistir do Vista já que para mim qualidade sonóra num PC é fundamental.
Se essa gente tiver um minimo de sensibilidade e de respeito aos seus consumidores das duas uma:
"Ou contrata esse cidadão ou tomam vergonha na cara compilando drivers decentes para a nova plataforma da Microsoft"
Isto serviu para mostrar-nos de como é plenamente possível a compilação de drivers corretamente escritos e que funcionam adequadamente na nova plataforma da Microsoft.
Isso aí ainda dará "muito pano pra manga", porém, dou os parabéns ao Daniel_K que deu uma direta de direita na cara desse pessoal preguiçoso e incompetente!
Editado: Eu localizei o link e estou baixando o driver desenvolvido pelo Daniel para a minha Audigy e faço muita questão de testar!
Editado por AVE PHOENIX, 09 April 2008 - 09:47 PM.
Dúvidas enviadas por MP não serão respondidas. Poste-as no Fórum!
Postado 10 April 2008 - 08:43 PM
AVE PHOENIX, em 7/04/08, disse:
(...)
Realmente o driver disponibilizado pelo Daniel_K fez toda a diferença no Vista no tocante a minha placa Audigy 2 ZS Platinum e não é à toa que o pessoal da creative labs ficaram bravos!
Acabei de instalar, configurar e realmente o trabalho desse nosso compatrióta deu "um banho" nesses gringos que estão muito acomodados por não terem concorrentes que pudessem se aproveitar "dessa estratégia do tiro-no-pé" desbancando-lhes de vez.
Estou duplamente contente, primeiro porque agora posso curtir minhas musicas com a mesma qualidade que consigo na velha plataforma (XP) e em segundo lugar que foi de um Brasileiro altamente inteligente e competente autor dessa façanha beneficiando-nos diretamente!
A sonoridade dessa placa no Vista Ultimate com esse driver re-escrito e fornecido pelo Daniel_K ficou excelente e todos os recursos instalaram e funcionam sem problemas ( Coisa que não aconteceu em nenhum momento com o driver disponibilizado pela creative em seu site ).
Meu sistema ficou irreconhecivel e o maiór problema enfrentado por mim nesses meses todos foram, além da péssima qualidade de reprodução na nova plataforma com o driver disponibilizado pela fabricante sendo que todos os ajustes possíveis foram tentados sem sucesso, os córtes intermitentes e sem causa aparente e que enchiam o saco sendo que agora foram devidamente sanados com esse driver do Daniel_K.
Nessa última editada que dei no tópico completou-se exatas seis horas de testes onde reiniciei várias vezes alternando entre as plataformas e a bagaça está tocando melhor que no Windows XP!
Que vergonha hein Dna. Creative!
OS BRAZUCAS SÃO COMPETENTES POR EXCELÊNCIA!!!
Editado por AVE PHOENIX, 11 April 2008 - 03:09 AM.
Dúvidas enviadas por MP não serão respondidas. Poste-as no Fórum!

Papel de Parede
Entrar
Cadastre-se
Ajuda
RSS
Ir para o topo