Ir para conteúdo

Comodo Personal Firewall

3 respostas neste tópico

Sid Vicious

• Redatores
  • 6021 posts
Nota: A versão mais recente do software pode ser obtida aqui.

Quanto mais popular a Internet se torna, mais perigosa se transforma a vida on-line dos usuários. Vírus, worms, spywares, adwares, ataques hacker, rootkits, spams, phishings... a lista se torna cada vez maior, o que obriga um usuário comum a adotar cada vez mais defesas. Embora estas novas pragas acabem criando mercados para novos produtos de segurança, os produtos mais tradicionais (como antivírus e firewalls) nunca perderam espaço - e só tendem a ganhar mais espaço atualmente.

Mas muitos usuários nem sabem qual firewall utilizar, pois este mercado sempre foi um tanto discreto, ao contrário do mercado de antivírus. Antigamente, isto tinha lógica, pois vírus eram bem mais ativos do que hackers (era improvável um hacker invadir muitos computadores domésticos). Mas com conexões cada vez mais rápidas e sites com ferramentas mais completas do que muitos programas reais, computadores domésticos se tornam alvos em potencial de hackers, principalmente para transformar as máquinas em zumbis controlados remotamente.

Isto fez com que os firewalls ganhassem mais importância ainda no setor doméstico. E que tal então usar um dos firewalls mais eficientes do mercado, e ainda por cima gratuito? Esta é a definição mais correta que pode ser aplicada ao Comodo Personal Firewall, que será apresentado neste tutorial.

Imagem Postada

Instalação

01. A primeira tela do assistente de instalação do Comodo Personal Firewall é apenas uma introdução. Basta clicar em Next> para continuar o processo.

Imagem Postada

02. Agora, você será apresentado ao contrato de utilização do software. Basta clicar em Yes para continuar a instalação. Desta forma, você estará aceitando o contrato de utilização do Comodo Personal Firewall.

Imagem Postada

03. A instalação já será concluída, e você será apresentado ao assistente inicial de configurações do Comodo Personal Firewall. Você pode escolher tanto a configuração automática (Automatic configuration) quanto a manual, com mais opções (Manual configuration). Escolha a configuração manual e aproveite para marcar as duas outras opções (Turn off Windows Firewall, para desativar o firewall do Windows, com o objetivo de evitar conflitos, e Turn on Windows Data Exectution Protection (DEP), para ativar a proteção do Windows XP contra certos tipos de ataques virtuais). Faça as configurações e clique em Next> para continuar.

Imagem Postada

04. Nesta janela do assistente, você deve decidir as regras de uso da Internet por parte dos aplicativos já instalados no computador. Mas é mais fácil escolher a opção Automatically approve the applications certified by COMODO. Desta forma, os aplicativos pré-cadastrados no firewall já acessarão a Internet de forma segura. Clique em Next> para continuar.

Imagem Postada

05. Agora, ative a opção Protect own settings (...) modifications, para garantir que as opções internas do computador não serão modificadas por agentes externos. As outras duas opções, por compatibilidade não devem ser modificadas. Nesta mesma etapa, você também pode definir o nível de alertas que o Comodo Personal Firewall exibirá, variando do Very Low (o firewall apenas mostrará um alerta por aplicação, não importando o comportamento da mesma) até Very High (o firewall exibe alertas sobre qualquer conexão feita por algum software, não importando IP de origem/destino, porta de origem/destino e tipo de conexão). Clique em Finish para encerrar o assistente.

Imagem Postada

06. A instalação do Comodo Personal Firewall está completa. Marque a opção Restart System para reiniciar o sistema após o termino da instalação, e clique em Finish para encerrar a instalação.

Imagem Postada

Conhecendo o Comodo Personal Firewall

01. Após o reinício do sistema, o Comodo Personal Firewall exigirá seu código de licença para ativação. Este código é enviado ao e-mail repassado durante o download do software, no site da companhia. Basta digitar o código em Activation Code, e clicar em Activate (você deve estar conectado à Internet).

Imagem Postada

02. Após a ativação, basta clicar em OK nesta janela de confirmação.

Imagem Postada

03. A guia Summary (parte superior da janela) é a principal tela do Comodo Personal Firewall, exibindo informações e status das configurações do software.

Imagem Postada

04. Quando algum programa ainda não cadastrado no Comodo tentar acessar a Internet, um alerta como o abaixo aparecerá. Basta clicar em Allow (permitir) ou em Deny (proibir) para fechar a janela. Se você quiser que a decisão seja definitiva (para que o alerta não apareça novamente), marque a opção Remember my answer for this application antes de clicar em alguma das duas decisões disponíveis.

Imagem Postada

05. Já a guia Security apresenta todas as configurações do Firewall, como tarefas (Tasks), regras de aplicações (Application Monitor) e de componentes (Component Monitor).

Imagem Postada

06. A guia Security também apresenta as configurações avançadas (Advanced) do Comodo Personal Firewall, que permitem modificar aspectos bem técnicos da segurança do software.

Imagem Postada

07. Finalmente, em Activity, você terá acesso aos resumos de atividades no computador - conexões (Connections), com todos os detalhes de remetente, destinatário e caminho percorrido; e Logs, com os acontecimentos pertinentes à segurança do computador.

Imagem Postada

Configurando o Comodo Personal Firewall

01. Como dito anteriormente, na guia Security são acessadas todas as configurações do Comodo Personal Firewall. Especificamente, em Tasks, você poderá realizar tarefas simples, como cadastrar aplicações que terão permissão total de uso da Internet (Define a new Trusted Application), aplicações que terão proibição total de uso da Internet (Define a new Banned Application), checar atualizações do software (Check for Updates) e fazer uma varredura para criar a configuração de permissões automáticas entre softwares e componentes do sistema (Scan for known applications). Esta opção é especialmente útil para já criar todas as regras dos arquivos de sistema DLL do Windows (o que também pode ser feito manualmente em Component Monitor).

Imagem Postada

02. Já em Application Monitor, você poderá manualmente criar regras de acesso de programas à Internet, ou editar as já existentes (clicando com o menu de contexto na regra que será editada e escolhendo Edit...).

Imagem Postada

02a. Guia General: Nesta guia, você definirá se a regra será de permissão ou proibição (Action), o tipo de protocolo de comunicação que será vigiado pela regra (Protocol) e o sentido da comunicação da regra (Direction).

Imagem Postada

02b. Guia Destination IP: Aqui, você definirá qual IP será poderá ser o destinatário da comunicação. As opções variam bastante, entre qualquer IP (Any), um único IP (Single IP), uma faixa de IPs (IP Range), entre outras.

Imagem Postada

02c. Guia Destination Port: Se na guia passada você definiu o IP que receberá a comunicação, nesta guia você definirá a porta que a comunicação usará. Você poderá definir qualquer porta (Any), uma única porta (A single port), um conjunto de portas (A port range), ou uma série de portas separadas (A set of ports).

Imagem Postada

02d. Guia Miscellaneous: Nesta guia, você poderá ativar opções mais gerais para a regra, como permitir tentativas de conexões não identificadas (Allow invisible connection attemps) e limitar o número de conexões que usam a regra (Limit number of connections).

Imagem Postada

03. Já em Advanced, você poderá acessar configurações da análise de comportamento das aplicações (Application Behavior Analysis - Configure...) e configurações gerais de funcionamento do software (Miscellaneous - Configure...).

Imagem Postada

04. Nas configurações de análise de comportamento de aplicações, você poderá ativar o bloqueio de comunicações do computador para fora durante o início do sistema, enquanto o firewall não for iniciado (Block all outgoing connections while booting), fazer análise dos protocolos de comunicação usados (Do protocol analysis) e fazer a verificação de integridade de todas as comunicações (Do packet checksum verification).

Imagem Postada

05. Finalmente, nas configurações gerais do firewall, você poderá ativar ou desativar os alertas do Comodo (Enable alerts), definir a freqüência dos mesmos (Alert frequency level), ativar a atualização automática do software (Automatically check for program files updates) e ativar a proteção das configurações do firewall no registro (Protect own registry keys and files from unauthorized modifications).

Imagem Postada

Imagem Postada É Show!

- Configuração não exige conhecimentos avançados de Internet, permitindo que novatos já se protejam facilmente.

Imagem Postada É Lixo!

- A interface do firewall é rebuscada demais, como se fosse uma suíte de segurança (mas com apenas uma função).

Como firewall, o Comodo Personal Firewall realmente é eficiente, e suas opções avançadas não necessariamente exigem que o usuário tenha conhecimentos avançados do que será modificado. As regras de segurança do software também são bem completas, protegendo toda a gama de comunicações que podem ser feitas pela Internet. Como sua aparência rebuscada demais é um defeito mínimo (aparências não protegem máquinas, afinal), o Comodo é uma séria escolha a ser considerada em firewall pessoal.

Imagem PostadaAutor original: Mr. Shadow
Imagem PostadaDireitos Autorais: BABOO

Artigo original

taz mania

• Participantes
  • 1 posts
desculpe a ignorância, eu entendo bem pouco mas até q eu me viro aki c meu PC...
esse firewall roda bem junto c o avast?
ainda vou ficar esperando uma resposta, mas já vou testar agora msm a dica..
há mt tempo q eu tô querendo botar um firewall pq eu ñ confio mt nesse q vem c o windows..

abraços...

Alexsandro_Info

• Participantes
  • 5 posts
Gostaria de saber se vale apena trocar do firewall do wind pelo comodo???
Eu acho q o do wind deixa a deseja, mas nao tenho conhecimento suficiente para saber qual a melhor opção.
Desde ja agradeço!!

Mario_Plinks

• Participantes
  • 73 posts

Visualizar PostAlexsandro_Info, em 9/03/08, disse:

Gostaria de saber se vale apena trocar do firewall do wind pelo comodo???
Eu acho q o do wind deixa a deseja, mas nao tenho conhecimento suficiente para saber qual a melhor opção.
Desde ja agradeço!!

Vale muito apena sim, desde que começei a usá-lo, tenho total controle do que o meu PC está sujeito.

Mas não adianta nada você tê-lo instalado e permitir ações maliciosas ou suspeitas a ter acesso ao PC.

Como dizem: A Segurança do PC é o próprio usuário. (Y)

Faça das minhas palavras, a sua melhor frase.

Tópicos Relacionados Collapse