Tutorial: Temas e Estilos Visuais (Visual Styles)

Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic

@le
post 17/04/04
Post #1

Ícone do grupo

Grupo: Participantes

Primeiramente entenda a diferença entre os dois:

Temas - São arquivos com extensão .theme; Esses arquivos contém todas as informações necessárias, para fazer uma modificação completa no Windows, eles são capazes de alterar os sons, ícones (meu computador, meus documentos, meus locais de rede e lixeira), os cursores, o papel de parede, e logicamente a aparência visual. Para escolhermos um Tema, basta clicarmos com o botão direito na área de trabalho e clicarmos em Propriedades, e pronto, eis que temos a janela de Temas.

Seleção de temas:

Visual Styles - Estes são arquivos mais simples, contém a extensão .msstyles. Como o próprio nome já diz ele serve apenas para alterar o Visual das Janelas e dos menus. Quando instalamos um tema ou mesmo um Visual Styles que tenha mais de um estilo lá temos a opção: Color Schemes (ou Esquema de Cores, meu Windows está em inglês ) nesta opção temos a possibilidade de definir qual o tipo de esquema nós queremos para o Estilo. Para configurar os Estilos Visuais, basta irmos nas configurações de vídeo e clicarmos na aba Appearance (Aparência). Veja as figuras abaixo e entenda melhor:

Janela de Estilos Visuais:

Color Schemes (ou Esquema de Cores):

Resumindo: Visual Styles são apenas a modificação das janelas, já os Temas alteram além das Janelas, os ícones, sons, cursores e Wallpapers.

Bom agora que expliquei as diferenças (eu espero ) vamos aprender a fazer um Tema bem simples utilizando um Estilo Visual, já pronto.

Bom o que vamos utilizar aqui será o seguinte:

//Estilo Visual - Samsara Visual Style
//Papel de Parede - Bahamas
//Cursores - Premium Cursores
//Ícones - Mac Snow

Primeiramente vamos pegar o Estilo Visual e extrai-lo, (lembrando que o método que estou utilizandos aqui é o mais recomendado)

O local para extração será C:WindowsResourcesThemes (sendo que C: seja a partução onde seu Windows esteja instalado) no caso de estilo visual não ter uma pasta própria, recomendo que você crie uma pasta com o nome exato ao nome do arquivo, logicamente sem a extensão. Por exemplo: o nome do arquivo é samsara.msstyles, você deve então criar uma pasta (se não existir) com o nome samsara.

Se você seguiu o procedimento corretamente, vá até as Propriedades de Vídeo na aba Aparência e clique na lista Janelas e Botões:

Logo após selecionar o Estilo, (lembrando que esse Estilo não tem outras variações, ou seja, se você clicar em Esquema de Cores, na lista abaixo, você não encontrará outro esquema) clique em Aplicar e depois em OK.

Bom vamos a parte do Papel de Parede, o que temos que fazer aqui é irmos até a pasta dos Temas, citado como C:WindowsResourcesThemes, depois vamos entrar na pasta do Estilo Visual samsara, o que vamos fazer aqui é criar agora, uma pasta chamada Wallpapers ou outro nome que desejar. Nesta pasta, vamos colocar um ou mais papéis de parede, nesta pasta colocarei o arquivo Bahamas.jpg que é na verdade o papel de parede que escolhi. Logo após isso, vamos novamente até as Propriedades de Vídeo, clique na aba Área de Trabalho, depois clicamos em Procurar, para procuramos o Papel de Parede, então vamos até a pasta de Temas, C:WindowsResourcesThemes, entremos agora na pasta samsara e depois em Wallpapers, ali encontraremos o Papel de Parede, que no nosso caso é Bahamas.jpg

Clique em Aplicar para fazer a modificação do papel de parede.

Bom, agora vamos para a parte de ícones, para mudarmos os ícones temos que saber que só podemos mudar os ícones do Meu Computador, Meus Documentos, Meus Locais de Rede e Lixeira (cheia e vazia), para mudarmos os outros ícones como de pastas, temos que mudar arquivos do sistema, mas agora isto não vem ao caso, e não é o meu objetivo, além de já existir tópicos, falando sobre o assunto.

Para mudarmos os ícones, primeiramente temos que ir até a pasta de temas C:WindowsResourcesThemes, depois entremos na pasta samsara e ali criaremos uma pasta chamada ícones, ou o nome que preferir, nesta pasta colocaremos os ícones que quisermos, referentes aos ícones a serem mudados (Meu Computador, Meus Documentos, Meus Locais de Rede e Lixeira cheia e vazia).
Agora,vamos até as Propriedades de Vídeo, aba Área de Trabalho, e depois cliquemos no botão, Customizar Desktop...

Nesta tela podemos notar a parte de ícones do Desktop, é que o Windows XP e 2003, permitem que ocultemos os ícones principais, para termos uma área de trabalho mais limpa, para desfrutar melhor nossos papéis de parede.

Bom, então vamos lá: Clicamos no ícone do Meu Computador e logo em seguida em Alterar ícone, então vemos uma biblioteca com muitos ícones, vamos para a pasta de temas C:WindowsResourcesThemes, depois na pasta samsara e depois em ícones, e lá selecionemos o ícone correspondente ao Meu Computador, no nosso caso será: Dock _ Finder _ SNOW_E.ico, cliquemos em OK, e depois em OK novamente, pronto temos, nosso ícone alterado. Depois basta repetir o processo com os outros ícones. Logo após mudar todos cliquemos em OK, depois em Aplicar e depois novamente OK. Ilustrações:

Agora vamos para a parte de cursores, devemos seguir o mesmo procedimento anteriores, primeiro criaremos uma pasta chamada cursores, dentro da pasta samsara, ali colocaremos os cursores, os cursores que escolhi foram os Cursores Premium, doado gentilmente pelo Coyote® (Moderador deste Fórum), que eu acho que combina bem com esse tema.

Após seguir os procedimentos vamos extrair os ícones para a pasta cursores do C:WindowsResourcesThemessamsara
Agora vamos até o Painel de Controle>Mouse>Aba Ponteiros, aqui teremos que modificar cursor por cursor

Vamos lá:

Clicaremos em procurar e vamos até a pasta onde estão os cursores e selecionaremos o cursor equivalente:

E assim um por um, até ficar assim:

Agora devemos salvar nosso Esquema de Ícones, para isso cliquemos em Salvar Como... e digitemos um nome para o esquema, vamos colocar Samsara Premium. E pronto, basta clicar em Aplicar e em seguida OK.

Enfim, nosso tema está quase pronto. Agora basta que viemos a salvar tudo como um tema. Então vamos ver:

Vamos voltar para a janela de Configuração de Vídeo, mas antes de salvarmos o tema, temos que atentar para os seguintes detalhes:
//Verifique se está tudo certo no devido lugar, como citado no tutorial
//Se a estrutura das pastas estão corretas: C:WindowsResourcesThemessamsaraWallpapers, Icones, Cursores.

Se está tudo certo atente agora para os detalhes, antes de salvar o tema, vá até a Proteção de Tela e veja se alguma Proteção está ativada, se estiver lembre-se que ao salvar o tema o Protetor de tela selecionado será também salvo, e toda vez que você for selecionar o tema ele vai ser definido como o padrão para aquele tema. Eu recomendo que você não selecione nenhum protetor de tela, pois se você passar para algum amigo, e ele não tiver o protetor de tela, pode ser que haja algum erro. O recomendável é deixar selecionado Nenhum.

Pronto! Enfim terminamos nosso tema. Ou ainda não?! Você pode ter se perguntado: E os sons?!
Para colocar os sons basta seguir os mesmos procedimentos, é que no entanto eu não tenho sons aqui para colocar
Resumindo: Crie uma pasta chamada Sons, dentro do diretório samsara, copie os sons para esta pasta, depois vá no Painel de Controle>Sons e dispositivos de áudio>Aba Sons e selcione o som que quer alterar, clique em Procurar, indique o caminho do som, no caso na pasta Sons dentro da pasta samsara, altere os sons que você quiser, depois clique em Salvar como... coloque um nome para o esquema, por exemplo Samsara Sons. Depois de Aplicar e OK.

Voltando a parte de compilação do Tema, vamos até configuração de vídeo na aba Temas, vamos clicar em Salvar Como... daqui vamos para a pasta de temas C:WINDOWSResourcesThemes, coloque um nome para o Tema, por exemplo no nosso caso, coloquemos Samsara.theme, com extensão. Dê OK e pronto! Seu tema está feito.

E pronto! Terminamos nosso tema.

Agora que você já sabe o básico, basta inventar, juntar estilos, wallpapers, ícones e sons, e distribuir para os amigos, e para gente do fórum.

E lembre-se de zipar os arquivos, eu recomendo manter a estrutura. Não coloque pastas dentro dos arquivos.
Por exemplo: Tema.zip (e quando for extrair os arquivos tenha uma pasta), mas faça conforme você quiser.

Tutorial criado por: @le (utilizando Windows 2003 Server Enterprise Edition, em inglês)

Perguntas Relacionadas.

1. Não consigo alterar meus temas, toda vez que altero eles ficam igual a quadrados preto e não mostram nada. O que pode ser?
R.: É o arquivo Uxtheme.DLL que não está modificado. Este arquivo é necessário para realizar a colocação de temas. Você contém o arquivo, mas ele não é o arquivo modificado. Para baixá-lo: Clique aqui! / Para mais informações: Clique aqui!

2. Eu peguei este arquivo para subbstituir, só que toda vez que substituo aparece uma mensagem de Proteção de Arquivos do Windows. O que faço? É perigoso?
R.: Não é perigoso, ele é totalmente seguro. Caso apareça essa mensagem clique em cancelar e depois confirme. Este arquivo não altera nada no seu computador. Só lhe dá suporte para usar temas "externos" ou não-oficiais, ou seja temas criados por nós.

Novas perguntas serão adicionadas se necessário.

Go to the top of the page

+Quote Post

Nero XP
post 17/04/04
Post #2

Ícone do grupo

ÓTIIIMOOOOO merece ser PINADO!!!!!!!

+Quote Post
atomic
post 17/04/04
Post #3

Ícone do grupo

@le quem não souber aplicar um tema ou uma proteção de tela,nem preçisa mexer no pc,isso dai só serve para quem viu o PC pela primeira vez:p

+Quote Post
keymaker
post 17/04/04
Post #4

Ícone do grupo

Legal!,

Tutorial bom para iniciantes

+Quote Post
LucasDH
post 17/04/04
Post #5

Ícone do grupo

----------------
atomic escreveu:

@le quem não souber aplicar um tema ou uma proteção de tela,nem preçisa mexer no pc,isso dai só serve para quem viu o PC pela primeira vez:p

----------------

parece uma coisa simples né....mas vai lá no tópico dos desk e olhe a quantidade de pessoas que não sabe aplicar temas.......

muito bom o tuto

+Quote Post
atomic
post 17/04/04
Post #6

Ícone do grupo

----------------
LucasDH escreveu:

----------------
atomic escreveu:

----------------

parece uma coisa simples né....mas vai lá no tópico dos desk e olhe a quantidade de pessoas que não sabe aplicar temas.......

muito bom o tuto

----------------

sim o tutorial é simples para quem sabe,mas foi muito trabalhoso para tirar todas essas screens e postalas

+Quote Post
Coloradows
post 17/04/04
Post #7

Ícone do grupo

Grupo: Colaboradores Ilustres
De: Porto Alegre / RS

@le

Valeu pelo tópico, muito se esquecem que existe sempre a 1x.

Valeu pelo esforço e a boa vontade de ajudar quem não sabe, ou está a procura de como fazer.

Dica, se der, coloca as scream 1 abaixo da outra, vai ficar melhor o tópico.

Valeu

+Quote Post
Nero XP
post 17/04/04
Post #8

Ícone do grupo

Muito bom para pessoas Iniciantes, e realmente tem pessoas que não sabem nem aplicar e salvar um Tema. Parabéns.. Seria bom o Baboo pinar esse tópico

+Quote Post

Reply to this topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Collapse

> 5 imagens de fundo para o seu computador

tn_gallery_282_18916.jpg
tn_gallery_282_102800.jpg
tn_gallery_282_41921.jpg
tn_gallery_282_246.jpg
tn_gallery_282_36143.jpg

Collapse

> Tópicos Similares

Tópico Respostas Quem iniciou o tópico Visualizações Última postagem
No New Posts Erro: O driver de vídeo parou de responder...
0 Matheus Alves 10 Há 44 minutos
Postado por: Matheus Alves
No New Posts tutorial my defrag ?
3 henriquetofani 142 Hoje, 09:22 PM
Postado por: majoMo
No New Posts Explore o teclado no Windows 7
Alguns atalhos de teclado que podem tornar mais ágil seu trabalho
12 Cléber Oliveira 3.483 Hoje, 08:55 PM
Postado por: motoqueiro30
No New Posts Erro ao ingressar notebook no dominio 2008
0 gomes.damasceno 24 Hoje, 02:46 PM
Postado por: gomes.damasceno
No New Posts Executar tarefas administrativas no Windows XP com IE8 no perfil de um usuário padrão
3 enlimarj 64 Hoje, 01:20 PM
Postado por: enlimarj

RSS Data: 12/03/10 - 22:32