Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )
1 2 >
|
|
![]() ![]() |
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 842 |
PROTEGENDO SEU SITE
Hoje na Internet não estamos livres dos aproveitadores que usam design ou conteúdos inteiros de um site sem a autorização de seus donos ou desenvolvedores. Muitas vezes já vi meus sites inteiramente copiados por algum espertinho, um deles chegou a baixar um site inteiro que eu tinha criado e apenas mudou o endereço de e-mail, o endereço e o nome da empresa e o logo. Não tinha mudado nem os textos.
Sendo assim é necessário proteger os sites ao máximo sem prejuízo para o usuário padrão (aquele que apenas quer usufruir do site e seu conteúdo). Para isso eu decidi criar esse tutorial básico.
BLOQUEANDO COMPLETAMENTE A PÀGINA CONTRA CÓPIAS.
Esta é uma das maneiras mais seguras e simples que eu conheço de
proteger sua página contra cópias, funciona da seguinte maneira:
Toda vez que a página é carregada ela bloqueia a página, sendo assim
ela pode ser visualizada normalmente, como qualquer outra página, você
pode inclusive colocar qualquer atributo e função que teria em uma
página normal(links, layers, JavaScripts, etc), com a vantagem dela não
poder ser copiada e não disparar aquelas mensagens chatas em
JavaScript.
O que este código faz:
Desabilita o botão direito do mouse.
Desabilita a seleção dos textos. Desabilita o teclado. Impossibilita arrastar as imagens para o endereço do navegador para depois copiá-la.
Esta última é a principal vantagem deste código, pois muitas outras
páginas possuem ferramentas anti-cópias em JavaScript, mas que não
impedem que a imagem seja copiada quando arrastada para o endereço do
navegador, este código possui esta função.
Para isso você deve inserir este código dentro da tag <BODY> no final
da tag.
oncontextmenu="return false" ondragstart="return false"
onselectstart="return false">
A TAG inteira ficaria assim:
<body oncontextmenu="return false" ondragstart="return false"
onselectstart="return false">
Você pode ainda colocar outros atrtibutos comuns na tag sem prejuízo
para função.
--------------------------------------------------------------------
DESABILITAR O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E O TECLADO
Este script desabilita o botão direito do mouse e o teclado. Com ele a
pessoa não consegue usar o botão direito do mouse para copiar algum
texto ou salvar uma figura, nem usar o Ctrl+C do teclado para copiar.
<!------inicio do codigo------->
<script language="JavaScript">
<!-- function SymError()
{ return true; } window.onerror = SymError;
//-->
</script> <script language="JavaScript">
function click() { if (event.button==2) { alert(''Botão Direito do Mouse Desabilitado''); } } function keypresed() { alert(''Teclado Desabilitado''); } document.onkeydown=keypresed;
document.onmousedown=click; </script>
<!-------- fim do codigo-------> --------------------------------------------------------------
PROTEGER PÁGINAS COM SENHA Proteger Páginas ASP com Login e Senha e administração de usuários:
Recomendo usar este que já vem pronto e é muito fácil de configurar, você coloca os arquivos no diretório e coloca o código de validação nas páginas protegidas. Tudo muito simples.
Você pode baixá-lo noi endereço:
http://download.superasp.mco2.net/codigos/pass.zip
-------------------------------------------------------------- SENHA PARA PROTEGER SUA PÁGINA HTML (Não muito seguro) Este código protege páginas HTML com senha. Não é muito seguro, mas vale para páginas pessoais.
Neste código a senha da página será sempre o nome da sua página sem a extensão .htm, ou seja, se a página que vai ser protegida tem o nome de "home.htm", a senha será "home".
<!-------- início do codigo------->
<Form name="frm">
<center> <Script Language="JavaScript"> <!-- // function loadpage(){ var psj=0; newwin = window.open(document.frm.pswd.value + ".htm") } //--> </script> Digite sua senha: <input type="password" name="pswd" size="20"> </center> <center> <p> <input type="button" value="Entre!" onClick="loadpage()" name="button"> </p> </center> </form> <!-------- fim do codigo------->
--------------------------------------------------------------
EVITANDO QUE OS SISTEMAS DE BUSCA VISITEM SUA PÁGINA
Mesmo que você não tenha cadastrado seu site em nenhuma ferramenta de
busca, ainda assim suas páginas podem ser indexadas e aparecam em
alguns mecanismos robôs (como o Google). Se você não quiser isto deve
colocar na página informações que evitem as visitas destes robôs.
MAS QUAL A UTILIDADE DESTE CÓDIGO?
Digamos que você fez uma página com algumas informações importantes que
só você ou o administrador do site possam ver, para isso você não criou
link para essa página no site e sempre que quer acessá-la digita o
endereço. Mas ainda assim ela pode ser encontrada pelos robôs de busca
e você não quer que isso ocorra. Para isso você deve colocar este
código em todas as páginas que não quer que sejam visitadas pelos
robôs.
Usando a meta tag ROBOTS
Se você não quer que uma determinada página não seja visitada e
indexada por um mecanismo de busca, coloque a seguinte meta tag na área
<head> da página:
<META NAME="ROBOTS" CONTENT="NOINDEX">
Porém nem todos os robôs de busca suportam esta meta tag.
--------------------------------------------------------------
CUIDANDO DO SEU CONTEÚDO
Mesmo com todos estes cuidados sempre existirá algum espertinho preguiçosp que vai querer copiar o design ou o conteúdo de sua página (ou os dois) e usá-la sem autorização.
Você pode se proteger destes aproveitadores virtuais das seguintes maneiras:
CONTEÚDO
Registre o conteúdo do seu site na biblioteca nacinal. Se alguém usá-lo indevidamente você pode processá-lo judicialmente. Caso você não registre o conteúdo ele poderá alegar que foi você quem copiou.
Você pode registrar o conetúdo do seu site na BIBLIOTECA NACIONAL, maiores informações no site:
ENVIAR O SITE POR CORREIO
Outra opção mais barata é enviar uma cópia em CD do conteúdo do seu site e a cópia do conteúdo impressa por correio para você mesmo e não abrir o envelope.
Mas para que isso???
Quando você envia algo pelo correio ele terá o carimbo do correio com a data da postagem, ou seja, se foi você que criou aquele conteúdo ele não pode ter sido publicado antes da data carimbada pelo correio no envelope, sendo assim, qualquer cópia do seu conteúdo que aparecer em qualquer site depois desta data é uma cópia do seu material, e isto pode ser provado, pois se o conteúdo é mesmo seu, não existirá nenhuma cópia com data inferior a da postagem.
Este é um método usado por alguns escritores amadores que não podem gastar com direitos autorais toda vez que escrevem alguma publicação.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE DIREITO AUTORAL NA INTERNET:
|
|
|
|
|
|
||
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 5.465 |
Nossa muito maneiro este tutorial cara.
merece ser pinado !
Gruda no teto
![]() |
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 70 |
Esse é o LINUS!!!
Disse que ia fazer e fez mesmo!!! E fez mais ainda do que o esperado!!! Parabéns!!!! Merece mesmo ser pinado!!! para voce!!!!Flw,
|
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 510 |
cara, so to com uma duvida, o MyIE2 tem um plugin que força o botao direito do mouse, e até hoje não vi nada que impedisse esse plugin. to na duvida se esse plugin funciona ou nao.
E quanto ao cache da máquina? Se a pessoa for lá não vai ter a página possível de ser aberta por qualquer editor? Eu usava esse truque para copiar fotos antes do plugin do MyIE2. So to comentando isso porque na empresa onde trabalho, meu chefe tinha o maior orgulho que os caras que tinham feito tinham bloqueado que pegassem as fotos e tudo mais, quando eu cheguei e copiei tudo o que queria usando o que falei acima e ele ficou todo sem jeito. Mas que foi engraçado foi. |
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Obrigado pelos elogios, espero que o tutorial lhes seja bastante útil
rcristi.
Não existe solução definitiva contra as cópias de sites. Não existe nenhum código que impeça que a pessoa abra as páginas do cache com um editor, mas existem cuidados que podem ser tomados para que isso não aconteca.
Outra dica é colocar um código no <META> de todas as páginas, depois, de tempos em tempos você digita este código no Google e vê quais páginas ele apresenta, se ele apresentar uma página fora do diretório do seu site, provavelmente a pessoa copiou e usou a mesma página. Mas estes códigos dificultam e muito a cópia dos sites, mesmo por que a maioria das pessoas que copia sites tem preguiça de fazer o seu próprio, só querem copiar e colar, eu reduzi para praticamente zero a cópia dos meus sites depois que tomei estes procedimentos. Uma outra dica é de preferência sempre fazer seu site em ASP ou PHP que busca o conteúdo do banco de dados, pois desta forma a pessoa pode até tentar copiar seu site, mas de modo algum conseguirá copiar a estrutura, uma vez que o código roda apenas no servidor. Mais uma dica é usar Muitos IFRAMES e o comando <!--#Include File= "conteúdo a ser incluido"--> ao invés de colocá-los na página, desta forma, caso a pessoa salve a página ela vai ficar cheia de buracos, pois as páginas do IFRAME e do Include File não serão salvas.
|
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 77 |
Legal... mas você se esqueceu do principal...
Arquivo / Salvar Como É a maneira mais eficaz de se copiar um site, para estudo do mesmo, sendo que até as fotos e arquivos e pastas são copiados. Você tem a proteção para isto? |
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 108 |
Muito legal, mas sem querendo tirar o crédito do tutorial, metade das funções utilizadas aqui podem ser facilmente burladas simplesmente desligando a execução de javascript do browser, participo de uma lista onde uma semana atrás este mesmo assunto rolou, e a conclusão toda vez que aparece é a mesma.
É impossível garantir proteção ao código, imagens e layout de qualquer coisa que se encontre na net. Sem contar que quem copia sempre tem a salvação do "Print Screen", coisa que até agora não vi ninguém conseguir fazer um bloqueio para isto. []´s |
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Dr-Bruce e Doido
Realmente, como eu já disse não há solução definitiva para o problema de cópias de site, o problema é que quanto mais você dificulta a pessoa mal intencionada de copiar seu site, melhor é.
Por isso que eu coloquei no final do Tutorial as informações sobre como se proteger judicialmente.
Em maio do ano passado eu fiz a parte de e-learning de um site de cursos de medicina (não faculdade, cursos específicos) e mesmo com todos os cuidados tomados uma outra um aluno de uma faculdade de medicina se aproveitou de parte do conteúdo dos cursos e a disponibilizou em seu site.
Quando a empresa soube, entrou em contato comigo para que eu lhes desse um relatório do que poderia ter acontecido. Como os textos já estavam todos registrados, eles iniciaram um processo judicial contra o aluno. Não sei que fim levou o processo, mas certamente ele teve que pagar uma pesada multa.
O que eu informei no tutorial foram as principais funções para proteger seu site contra pirataria, mas não existe ninguém que possa lhe dar uma solução definitiva.
Seguindo o tutorial acima, criando páginas em ASP com banco de dados e se protegendo judicialmente fica muito difícil ser lesado.
Mais uma dica.
coloque entre as quebras de linha de seu texto uma mensagem com a cor do fundo (assim ela ficará invisível) Mensagens como " Este texto pertence ao site "tal" qualquer cópia não autorizada está sujeita a às penas impostas pela lei de direitros autorais".
Assim se a pessoa abrir seu site em um editor e copiar o texto (sem ser pelo código) e colocar no site dele, irá com a mensagem.
Não há nenhum meio de impedir que copiem seu site, mas seguindo os passos acima é pouco provável que isso aconteca, e se acontecer, fica muito mais fácil descobrir e reivindicar seus direitos de proprietário.
Se você não tomar as medidas acima seu site ficará desprotegido, muito mais sucetível à cópias e será muito mais difíicil reivindicar seus direitos de autor caso uma cópia não autorizada ocorra.
Por que vocês acham que ninguém copia o site do UOL ou do Submarino, ou do ESTADAO? Por que eles são simpáticos? Não, os sites destas empresas estão devidamente protegidos pelas leis de direitos autorais.
O site da CNN no ano passado processou mais de 1000 pessoas pelo uso indevido dos seus textos.
|
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 3.637 De: Sao Paulo |
Legal... mas qualquer um hoje em dia ja pode pegar os arquivos na Pasta Temporaria da Internet... e abri-los com o Bloco de Notas e fazer a festa... ou mesmo pegar as imagens...
Exemplo bem simples: www.aqua-soft.org... as imagens das caixas de dialogo eles tao usando um script css que carrega as mesmas... sei lá de que forma.. mas para testar eu peguei o html.. abri no Bloco de Notas e peguei o end (ou mentade do mesmo) do arquivo css... com isso testei pegando o end do site mais o end do css e baixei o mesmo... depois de abrir o CSS vi onde estavam as imagens ... dois palito!
Mas é logico.. isso (CSS) a pessoa só consegue depois de um bom conhecimento de criação de páginas e tals...
T+
|
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 510 |
cara, desculpa se dei a impressao de estar te desafiando, não foi minha intençao. como você não colocou nenhum link para que eu testasse, resolvi te perguntar, mas são informaçoes boas, porque nem todo mundo sabe desses truques. Essa empresa que te falei é sueca, e eu estava na sede deles, onde os caras se acham os genios... um mero brazileiro, de cabelo preto (pra eles é sinal de burrice) quebrar o sistema maravilhoso deles... ah mais foi engraçado!!! T+
|
|
|
|
11/03/04
|
|
|
Olá rcristi
Não levei a mal o que você escreveu não. Realmente não há como impedir de modo algum que o site seja copiado.
Mas você tem razão, algumas pessoas vendem sites por aí dizendo que eles são impossíveis de serem copiados, e isso não existe, dá para copiar qualquer site, a não ser que ele esteja em Flash, também não dá para copiar o sistema (programação) em ASP ou PHP, mas de resto, se a pessoa tiver um conhecimento mínimo dá para dar um jeito, mas o melhor mesmo é prevenir ao máximo.
Valeu
Abraços
|
|
|
|
12/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 151 |
Valeu a intenção Linus, Parabéns!!!
|
|
|
|
12/03/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 70 |
|
|
|
|
14/10/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 1.726 |
Para quem entende do assunto, não há o que impessa de copiar nenhuma página.
|
|
|
|
14/10/04
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 3.637 De: Sao Paulo |
QUOTE Data: 14/10/2004 4:46:34 PM Autor: AkiraGTR Para quem entende do assunto, não há o que impessa de copiar nenhuma página. Éh... só serve para espantar iniciantes "corruptos" do html... hehehhehe T+ |
|
|
|
![]() |
Tópicos Similares
| Tópico | Respostas | Quem iniciou o tópico | Visualizações | Última postagem | |
|---|---|---|---|---|---|
![]() |
tutorial my defrag ? | 4 | henriquetofani | 157 | Hoje, 01:19 AM Postado por: Mueller |
![]() |
Site para celulares | 0 | Luis_Aglicio | 42 | Ontem, 02:34 PM Postado por: Luis_Aglicio |
![]() |
Site da Web Encontrado Aguardando Resposta | 5 | pedro.rick.ll | 158 | 9/03/10 - 18:21 Postado por: Newbie |
![]() |
Seu char preferido de Tekken 5 Vi num lugar e achei altos massa intao gente qual o preferido de vcs?? |
4 | TheDevilJin | 291 | 6/03/10 - 03:47 Postado por: Silva e Silva |
![]() |
tutorial perfect disk 11 ? | 0 | henriquetofani | 121 | 5/03/10 - 22:39 Postado por: henriquetofani |
|
Data: 13/03/10 - 13:10 |