Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )
1 2 >
|
|
![]() ![]() |
14/05/05
|
|
|
Grupo: Selado Windows Client Posts: 6.064 De: Ponta Grossa, PR |
A maioria dos usuários de Windows 2000 reclamam que perdem muito tempo na inicialização do Windows, a qual realmente é muito demorada. Mtos chegam a pensar que isso é anormal e que o micro está com algum tipo de problema. Infelizmente, o Windows 2000 demora mesmo para iniciar.
Resolvi tentar encontrar alguma maneira de tentar fazer com que o boot do Windows fosse mais rápido e descobri a função Hibernar. Colocar o computador em hibernação, significa salvar todos os dados contidos na memória no HD e desligar o computador, para que, quando ele for ligado novamente, a área de trabalho fique exatamente como estava. Dessa forma não é necessário carregar os programas novamente, o que dá bastante velocidade no boot. Ou seja, a solução encontrada para acelerar o boot é colocar o micro para hibernar ao invés de desligá-lo. Verificando a disponibilidade da Hibernação e configurando o micro para hibernar A maioria dos computadores de hoje permitem que se coloque o sistema para hibernar. Mas pode ser que em alguns micros, não seja possível usá-la e em outros a hibernação possa estar desativada. Para verificar se o seu micro dá suporte à hibernação e certificar-se de que ela está ativada, faça o seguinte. 1. Vá ao Painel de controle e dê um duplo-clique sobre o ícone Opções de energia. 2. Para ver se o seu micro dá suporte à hibernação é simples. Basta ver se a guia Hibernar está presente. Se não estiver, significa que o seu micro não dá suporte à hibernação. Se ela estiver presente, clique sobre ela. 3. Deixe marcada a opção Ativar suporte à hibernação e clique em OK. Colocando o computador para hibernar Feitas as configurações, agora você pode colocar o seu computador para hibernar. Para ter um boot mais rápido, você sempre poderá deixar o seu micro em hibernação ao invés de desligá-lo completamente. Proceda da seguinte maneira: 1. Clique em Iniciar » Desligar…, como faria para desligar o computador. Mas, na janela que pergunta o que deseja fazer, selecione a opção Suspender o funcionamento do computador.
2. Clique em OK. Seu computador será colocado em hibernação. Observe que o processo é uma pouco mais demorado que o desligamento normal, mas ainda assim você ganha tempo. Quando solicitado você já pode desligar o computador no botão POWER do seu gabinete. Se você tem várias contas de usuário no Windows Se você divide o micro com mais usuários, notará que o uso do recurso de hibernar irá mais atrapalhar do que ajudar. Isso porque sempre quando você ou outro usuário retirar o micro da hibernação irá aparecer a caixa de diálogo abaixo. Isso é ruim, pois irá dar mais trabalho aos usuários. Imagine a situação. Vc usou o micro e quando terminou o que estava fazendo, colocou-o para hibernar. Depois disso, outro usuário liga o computador e dá de cara com a mensagem pedindo a senha. Aí, ou você tem que parar o que está fazendo para ir digitar a senha, ou você passa a senha para o outro usuário, o que, dependendo do usuário, pode representar um risco à segurança dos seus dados (o usuário pode alterar as configurações do micro ou as suas configurações, por exemplo). Além de que, o usuário teria que fazer o logoff e entrar com a conta dele, o que toma muito tempo. Felizmente, isso tem uma solução. Basta colocar o micro para hibernar da seguinte maneira: 1. Vá até Iniciar » Desligar… normalmente. Lá, ao invés de escolher a opção para colocar o micro em hibernação, escolha Efetuar logoff de <nome do usuário>. 2. Irá aparecer a tela de logon do Windows. Clique sobre o botão Opções>>. Depois clique no botão Desligar…. 3. Irá aparecer novamente a tela de desligamento perguntando o que deseja fazer. Selecione Suspender o funcionamento do computador e clique em OK. O computador será colocado em hibernação e quando for ligado novamente, irá voltar na tela de logon. Comparações Vc deve ter percebido que colocando o computador para hibernar torna o boot mais rápido, mas o desligamento é mais lento. Aí, talvez você esteja perguntando "Mas isso não seria 'varrer o lixo para baixo do tapete'?". As comparações abaixo irão tirar essa dúvida. As comparações foram feitas da seguinte maneira. Primeiramente, foi contado o tempo levado pelo boot normal, a partir do momento em que o sistema é escolhido na tela de boot, até o aparecimento de todos os ícones no tray. E o desligamento normal desde que o usuário clica no menu Iniciar com o intuito de desligar o sistema. Os tempos do boot e do desligamento forma somados. Em seguida, o computador foi colocado em hibernação. Foi contado o tempo de boot a partir do momento em que a mensagem Continuar com o Windows apareceu na tela, até o aparecimento do último ícone no tray. Depois disso, o tempo levado para colocar o computador em hibernação, a partir do momento em que o usuário clica no menu Iniciar com o intuito de colocar o sistema em hibernação. Os resultados foram surpreendentes e ficou evidente o tempo ganho dessa forma. Veja a tabela a seguir:
Observe que, mesmo o tempo para colocar o computador em hibernação sendo maior, o tempo total gasto na inicialização e no desligamento ainda é menor (quase 3 minutos de diferença). Conclusão Fica mais do que provado aqui que a Hibernação é uma solução para o boot lento do Windows. Usuários que possuem apenas uma conta no computador irão tirar maior proveito dessa dica, pois a inicialização é ainda mais rápida. Deve ficar claro que, após colocar o computador para hibernar, não se pode fazer qualquer alteração no hardware (trocar a memória RAM ou qualquer outro componente), pois ao retirar o micro da hibernação ele não detecta novos itens de hardware e sim pressupõe que nada foi alterado. Tutorial criado por _Lucas_ exclusivamente para o Fórum do BABOO. |
|
|
|
|
|
||
14/05/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 693 |
Muito bom tutorial, _Lucas_... Quem for usuário do Windows XP, pode acessar o tutorial para hibernar neste Sistema:
|
|
|
|
14/05/05
|
|
|
Valeu, Gu1ggol! O tutorial que você postou também serve para o Windows 2000. é útil para quem quiser saber mais sobre a Hibernação. |
|
|
|
15/05/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 14.089 De: Rio de Janeiro |
Boa.
|
|
|
|
4/06/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 617 De: Ribeirão Preto - SP |
Muito bom, aqui teve ótimos resultados! Eu estava ligando em 3min 50s, agora ligo em 38s ^^ Muito bom Lucas
|
|
|
|
6/06/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 6 |
Excelente dica !!! e se eu executar gpedit.msc e ativar a otimização da finalização !!! da pau ???
|
|
|
|
10/06/05
|
|
|
QUOTE Data: 6/6/2005 Autor: Pankado Excelente dica !!! e se eu executar gpedit.msc e ativar a otimização da finalização !!! da pau ??? Olha cara, muito provavelmente não... até porque é capaz de não otimizar, porque o Windows não vai iniciar um processo comum de desligamento. E sim de hibernação. _Lucas_, me corrija se eu tiver errado...
|
|
|
|
10/06/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 505 |
essa opção também serve pro Win XP?
pq observo que aqui no fórum tem muita gente tendo problema com lentidez no boot... |
|
|
|
11/06/05
|
|
|
QUOTE Data: 10/6/2005 Autor: _Luks essa opção também serve pro Win XP? pq observo que aqui no fórum tem muita gente tendo problema com lentidez no boot... ![]() _Luks, tu pode acessar o meu link para obter maiores informações desse recurso para WinXP. Vou colocar no meu tópico lá também a comparação de tempos... vou ver se faço isso ainda hoje.
|
|
|
|
12/06/05
|
|
|
QUOTE Data: 10/6/2005 Autor: Gu1ggol QUOTE Data: 6/6/2005 Autor: Pankado Excelente dica !!! e se eu executar gpedit.msc e ativar a otimização da finalização !!! da pau ??? &nbsp; Olha cara, muito provavelmente não... até porque é capaz de não otimizar, porque o Windows não vai iniciar um processo comum de desligamento. E sim de hibernação. ![]()
_Lucas_, me corrija se eu tiver errado... ![]() Eu também penso o mesmo. |
|
|
|
12/06/05
|
|
|
QUOTE Data: 10/6/2005 Autor: _Luks essa opção também serve pro Win XP? pq observo que aqui no fórum tem muita gente tendo problema com lentidez no boot... ![]() Serve sim. Porém alguns passos são diferentes. Mas basta fazer as devidas adaptações. |
|
|
|
2/08/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 274 |
_Lucas_ o boot do seu Windows leva 5 minutos? 0_0
Esse tempo é um exagero e com certeza tem algo errado ai... |
|
|
|
6/08/05
|
|
|
QUOTE Data: 2/8/2005 Autor: Lord Ryuma _Lucas_ o boot do seu Windows leva 5 minutos? 0_0 Esse tempo é um exagero e com certeza tem algo errado ai... No PC que eu usava na época em que fiz esse tutorial levava esse tempo todo. Mas era porque a memória Cache L2 do processador estava desativada. Agora com o meu PC atual, não testei de novo os tempos. |
|
|
|
29/08/05
|
|
|
Grupo: Participantes Posts: 47 |
Olá Gostaria de saber se toda vez que eu desligar o Windows 2000 tenho que colocar para hibernar paar ganhar tempo, ouse isso feito 1 vez só já basta pro resto da vida...
Abraço
|
|
|
|
29/08/05
|
|
|
QUOTE Data: 29/8/2005 Autor: Josiris Olá Gostaria de saber se toda vez que eu desligar o Windows 2000 tenho que colocar para hibernar paar ganhar tempo, ouse isso feito 1 vez só já basta pro resto da vida...
Abraço Não, você deverá sempre usar o Hibernar, ou seja, deverá trocar o Desligar pelo Hibernar para poder ganhar tempo no boot. |
|
|
|
![]() |
Tópicos Similares
| Tópico | Respostas | Quem iniciou o tópico | Visualizações | Última postagem | |
|---|---|---|---|---|---|
![]() |
Avaliaem: Internet 5 Mega 3G 1MEGA ou B. LARGA 5MEGAS |
1 | Arth | 24 | Há 18 minutos Postado por: No_Doze |
![]() |
Análise LOG | 6 | tworld | 195 | Há 43 minutos Postado por: tworld |
![]() |
Análise De Log | 0 | Anakin | 26 | Hoje, 05:02 PM Postado por: Anakin |
![]() |
Análise de log, por favor Resolução de tela alterada ao iniciar o sistema |
8 | lucas_1989 | 107 | Hoje, 04:57 PM Postado por: lucas_1989 |
![]() |