Lentidão no boot? Use a função ''''Hibernar''''

Bem-vindo, visitante ( Ver novos posts | Entrar | Registrar )

2 Páginas V   1 2 >

Reply to this topicStart new topic

Lentidão no boot? Use a função ''''Hibernar''''

_Lucas_
post 14/05/05
Post #1

Ícone do grupo

Grupo: Selado Windows Client
De: Ponta Grossa, PR

A maioria dos usuários de Windows 2000 reclamam que perdem muito tempo na inicialização do Windows, a qual realmente é muito demorada. Mtos chegam a pensar que isso é anormal e que o micro está com algum tipo de problema. Infelizmente, o Windows 2000 demora mesmo para iniciar.

Resolvi tentar encontrar alguma maneira de tentar fazer com que o boot do Windows fosse mais rápido e descobri a função Hibernar.

Colocar o computador em hibernação, significa salvar todos os dados contidos na memória no HD e desligar o computador, para que, quando ele for ligado novamente, a área de trabalho fique exatamente como estava. Dessa forma não é necessário carregar os programas novamente, o que dá bastante velocidade no boot. Ou seja, a solução encontrada para acelerar o boot é colocar o micro para hibernar ao invés de desligá-lo.

Verificando a disponibilidade da Hibernação e configurando o micro para hibernar

A maioria dos computadores de hoje permitem que se coloque o sistema para hibernar. Mas pode ser que em alguns micros, não seja possível usá-la e em outros a hibernação possa estar desativada. Para verificar se o seu micro dá suporte à hibernação e certificar-se de que ela está ativada, faça o seguinte.

1. Vá ao Painel de controle e dê um duplo-clique sobre o ícone Opções de energia.

2. Para ver se o seu micro dá suporte à hibernação é simples. Basta ver se a guia Hibernar está presente. Se não estiver, significa que o seu micro não dá suporte à hibernação. Se ela estiver presente, clique sobre ela.

3. Deixe marcada a opção Ativar suporte à hibernação e clique em OK.

Colocando o computador para hibernar

Feitas as configurações, agora você pode colocar o seu computador para hibernar. Para ter um boot mais rápido, você sempre poderá deixar o seu micro em hibernação ao invés de desligá-lo completamente. Proceda da seguinte maneira:

1. Clique em Iniciar » Desligar…, como faria para desligar o computador. Mas, na janela que pergunta o que deseja fazer, selecione a opção Suspender o funcionamento do computador.

2. Clique em OK. Seu computador será colocado em hibernação. Observe que o processo é uma pouco mais demorado que o desligamento normal, mas ainda assim você ganha tempo. Quando solicitado você já pode desligar o computador no botão POWER do seu gabinete.

Se você tem várias contas de usuário no Windows

Se você divide o micro com mais usuários, notará que o uso do recurso de hibernar irá mais atrapalhar do que ajudar. Isso porque sempre quando você ou outro usuário retirar o micro da hibernação irá aparecer a caixa de diálogo abaixo.

Isso é ruim, pois irá dar mais trabalho aos usuários. Imagine a situação. Vc usou o micro e quando terminou o que estava fazendo, colocou-o para hibernar. Depois disso, outro usuário liga o computador e dá de cara com a mensagem pedindo a senha. Aí, ou você tem que parar o que está fazendo para ir digitar a senha, ou você passa a senha para o outro usuário, o que, dependendo do usuário, pode representar um risco à segurança dos seus dados (o usuário pode alterar as configurações do micro ou as suas configurações, por exemplo). Além de que, o usuário teria que fazer o logoff e entrar com a conta dele, o que toma muito tempo.

Felizmente, isso tem uma solução. Basta colocar o micro para hibernar da seguinte maneira:

1. Vá até Iniciar » Desligar… normalmente. Lá, ao invés de escolher a opção para colocar o micro em hibernação, escolha Efetuar logoff de <nome do usuário>.

2. Irá aparecer a tela de logon do Windows. Clique sobre o botão Opções>>. Depois clique no botão Desligar….

3. Irá aparecer novamente a tela de desligamento perguntando o que deseja fazer. Selecione Suspender o funcionamento do computador e clique em OK. O computador será colocado em hibernação e quando for ligado novamente, irá voltar na tela de logon.

Comparações

Vc deve ter percebido que colocando o computador para hibernar torna o boot mais rápido, mas o desligamento é mais lento. Aí, talvez você esteja perguntando "Mas isso não seria 'varrer o lixo para baixo do tapete'?". As comparações abaixo irão tirar essa dúvida.

As comparações foram feitas da seguinte maneira. Primeiramente, foi contado o tempo levado pelo boot normal, a partir do momento em que o sistema é escolhido na tela de boot, até o aparecimento de todos os ícones no tray. E o desligamento normal desde que o usuário clica no menu Iniciar com o intuito de desligar o sistema. Os tempos do boot e do desligamento forma somados.

Em seguida, o computador foi colocado em hibernação. Foi contado o tempo de boot a partir do momento em que a mensagem Continuar com o Windows apareceu na tela, até o aparecimento do último ícone no tray. Depois disso, o tempo levado para colocar o computador em hibernação, a partir do momento em que o usuário clica no menu Iniciar com o intuito de colocar o sistema em hibernação. Os resultados foram surpreendentes e ficou evidente o tempo ganho dessa forma. Veja a tabela a seguir:

Observe que, mesmo o tempo para colocar o computador em hibernação sendo maior, o tempo total gasto na inicialização e no desligamento ainda é menor (quase 3 minutos de diferença).

Conclusão

Fica mais do que provado aqui que a Hibernação é uma solução para o boot lento do Windows. Usuários que possuem apenas uma conta no computador irão tirar maior proveito dessa dica, pois a inicialização é ainda mais rápida. Deve ficar claro que, após colocar o computador para hibernar, não se pode fazer qualquer alteração no hardware (trocar a memória RAM ou qualquer outro componente), pois ao retirar o micro da hibernação ele não detecta novos itens de hardware e sim pressupõe que nada foi alterado.

Tutorial criado por _Lucas_ exclusivamente para o Fórum do BABOO.

Go to the top of the page

+Quote Post

Gu1ggol
post 14/05/05
Post #2

Ícone do grupo

Grupo: Participantes

Muito bom tutorial, _Lucas_...

Quem for usuário do Windows XP, pode acessar o tutorial para hibernar neste Sistema:

+Quote Post
_Lucas_
post 14/05/05
Post #3

Ícone do grupo

Valeu, Gu1ggol

O tutorial que você postou também serve para o Windows 2000. é útil para quem quiser saber mais sobre a Hibernação.

+Quote Post
Rafael Vida
post 15/05/05
Post #4

Ícone do grupo

De: Rio de Janeiro

Boa. 

+Quote Post
Lince
post 4/06/05
Post #5

Ícone do grupo

De: Ribeirão Preto - SP

Muito bom, aqui teve ótimos resultados! Eu estava ligando em 3min 50s, agora ligo em 38s  ^^

Muito bom Lucas

+Quote Post
Pankado
post 6/06/05
Post #6

Ícone do grupo

Excelente dica !!! e se eu executar gpedit.msc e ativar a otimização da finalização !!! da pau ???

+Quote Post
Gu1ggol
post 10/06/05
Post #7

Ícone do grupo

Data: 6/6/2005
Autor: Pankado

Excelente dica !!! e se eu executar gpedit.msc e ativar a otimização da finalização !!! da pau ???

&nbsp;

Olha cara, muito provavelmente não... até porque é capaz de não otimizar, porque o Windows não vai iniciar um processo comum de desligamento. E sim de hibernação.

_Lucas_, me corrija se eu tiver errado...

+Quote Post
_Luks
post 10/06/05
Post #8

Ícone do grupo

essa opção também serve pro Win XP?
pq observo que aqui no fórum tem muita gente tendo problema com lentidez no boot...

+Quote Post
Gu1ggol
post 11/06/05
Post #9

Ícone do grupo

Data: 10/6/2005
Autor: _Luks

pq observo que aqui no fórum tem muita gente tendo problema com lentidez no boot...

_Luks, tu pode acessar o meu link para obter maiores informações desse recurso para WinXP.

Vou colocar no meu tópico lá também a comparação de tempos... vou ver se faço isso ainda hoje.

+Quote Post
_Lucas_
post 12/06/05
Post #10

Ícone do grupo

Autor: Gu1ggol

Data: 6/6/2005
Autor: Pankado

&amp;nbsp;

Olha cara, muito provavelmente não... até porque é capaz de não otimizar, porque o Windows não vai iniciar um processo comum de desligamento. E sim de hibernação.

&nbsp;

_Lucas_, me corrija se eu tiver errado...

Eu também penso o mesmo.

+Quote Post
_Lucas_
post 12/06/05
Post #11

Ícone do grupo

Autor: _Luks

Serve sim. Porém alguns passos são diferentes. Mas basta fazer as devidas adaptações.

+Quote Post
Lord Ryuma
post 2/08/05
Post #12

Ícone do grupo

_Lucas_ o boot do seu Windows leva 5 minutos? 0_0

Esse tempo é um exagero e com certeza tem algo errado ai...

+Quote Post
_Lucas_
post 6/08/05
Post #13

Ícone do grupo

Data: 2/8/2005
Autor: Lord Ryuma

_Lucas_ o boot do seu Windows leva 5 minutos? 0_0

Esse tempo é um exagero e com certeza tem algo errado ai...

No PC que eu usava na época em que fiz esse tutorial levava esse tempo todo. Mas era porque a memória Cache L2 do processador estava desativada.

Agora com o meu PC atual, não testei de novo os tempos.

+Quote Post
Josiris
post 29/08/05
Post #14

Ícone do grupo

Olá

Gostaria de saber se toda vez que eu desligar o Windows 2000 tenho que colocar para hibernar paar ganhar tempo, ouse isso feito 1 vez só já basta pro resto da vida...

Abraço

+Quote Post
_Lucas_
post 29/08/05
Post #15

Ícone do grupo

Data: 29/8/2005
Autor: Josiris

Olá

Gostaria de saber se toda vez que eu desligar o Windows 2000 tenho que colocar para hibernar paar ganhar tempo, ouse isso feito 1 vez só já basta pro resto da vida...

&nbsp;

Abraço

Não, você deverá sempre usar o Hibernar, ou seja, deverá trocar o Desligar pelo Hibernar para poder ganhar tempo no boot.

+Quote Post

2 Páginas V   1 2 >
Reply to this topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Collapse

> 5 imagens de fundo para o seu computador

tn_gallery_196_162246.jpg
tn_gallery_196_71967.jpg
tn_gallery_196_39372.jpg
tn_gallery_196_180131.jpg
tn_gallery_196_174034.jpg

Collapse

> Tópicos Similares

Tópico Respostas Quem iniciou o tópico Visualizações Última postagem
No New Posts Avaliaem: Internet 5 Mega